Conquistar a confiança dos funcionários em uma empresa é uma estratégia duplamente inteligente: você retém os seus colaboradores mais talentosos e abre portas para receber outros ainda mais qualificados.
Conheça agora 7 atitudes simples que podem ser implementadas diariamente e fortaleça ainda mais a sua relação com os colaboradores!
1. Dê bons exemplos
É muito importante que os líderes de uma empresa sejam vistos pelos colaboradores como pessoas merecedoras de seus esforços. Em outras palavras, ser um bom exemplo é uma maneira de engajar os colaboradores a serem melhores profissionais. Por isso, nunca se esqueça de:
- ser pontual;
- respeitar os colaboradores;
- manter uma boa postura profissional;
- manter-se motivado na empresa;
- seguir as normas e políticas da empresa;
- dedicar-se profissionalmente;
- manter-se atualizado constantemente.
2. Delegue tarefas com confiança
Evite impor tarefas aos colaboradores de maneira infundada. A cada demanda, argumente como ela será relevante para a empresa como um todo. E como isso pode gerar maior confiança? É muito simples! Se compreendemos a importância da nossa função na instituição, ficamos mais confiantes de que podemos fazer a diferença, concorda?
3. Tenha empatia
Não se esqueça de que a sua empresa é formada por pessoas que possuem receios, sentimentos, expectativas, necessidades e problemas, assim como você! Por isso, mantenha-se próximo de seus funcionários e participe da rotina profissional da empresa, de forma a formar laços ― ainda que profissionais ― que possam ser benéficos para o convívio saudável de todos.
4. Comunique-se com clareza
Relações profissionais tornam-se mais fortalecidas quando a comunicação é feita de forma objetiva e transparente, concorda? Portanto, seja equilibrado ao comunicar-se com os colaboradores e tente passar uma postura mais receptiva sem precisar perder, todavia, sua autonomia como líder.
5. Incentive a participação dos funcionários
Uma das grandes estratégias para agregar maior confiança aos colaboradores durante a gestão é permitir a participação dos mesmos. Para fazer isso, não se esqueça de:
- incentivá-los a dar feedbacks durante as reuniões;
- anotar dúvidas, sugestões e solicitações e respondê-las o mais breve possível;
- considerar pontos de vista diferentes;
- disponibilizar aos colaboradores feedbacks sobre seu desempenho.
6. Motive seus funcionários
Quando trabalhamos motivados e felizes, estamos mais preparados para buscar melhores resultados e nos esforçar para sermos melhor para a empresa (já que nos sentimos bem em nossa função), não é mesmo?
Algumas medidas podem ser implementadas e incentivam o colaborador, deixando-o mais motivado. Por isso, procure:
- implementar metas atingíveis;
- permitir maior interação entre os funcionários (com a realização de reuniões, confraternizações, canais internos de comunicação, etc);
- valorizar o funcionário (parabenizando em datas comemorativas como aniversários, dia dos pais, dia da mulher, etc);
- pensar em planos de carreira que sejam benéficos também para o colaborador;
- premiar bons resultados (com bônus, promoções, folga, reconhecimento público).
7. Evite erros que te impeçam de conquistar a confiança
Inúmeras atitudes tomadas por líderes acabam desmotivando os colaboradores e, consequentemente, agravando os resultados de toda a empresa. Por isso, evite:
- tratar os colaboradores como peças substituíveis;
- críticas desrespeitosas e destrutivas;
- promessas que não possam ser cumpridas;
- falar mais do que escutar;
- subestimar a inteligência e capacidade do colaborador.
São inúmeras as atitudes que podem e devem ser tomadas para conquistar a confiança dos colaboradores e melhorar a produtividade interna. Pratique essas dicas continuamente e perceberá que, aos poucos, elas farão parte da sua rotina e trarão maior bem-estar a você e a todos na empresa!
Agora que você já sabe várias boas ideias para conquistar a confiança de seus colaboradores, que tal deixar seu comentário? Participe!