Aprofunde as relações de seus funcionários com o Team Building

Treinamentos corporativos são investimentos necessários em uma empresa que deseja crescer. Uma vez que o capital humano é considerado a principal ferramenta para o sucesso de um negócio. No entanto, quando não chamam a atenção dos colaboradores, podem surtir efeito contrário. Por isso, as empresas vêm apostando em aprofundar as relações de seus funcionários com team building.

O team building é uma estratégia que busca promover o aprendizado ao mesmo tempo em que diverte e proporciona a interação entre as equipes. Garantindo resultados positivos por meio do desenvolvimento de novas habilidades. Acompanhe a leitura e entenda um pouco melhor esse conceito e seu real impacto para os negócios.

O que é o Team Building

Em tradução livre, team building significa “construção em equipe”. No contexto corporativo, a prática faz referência à experiência dos colaboradores em atividades realizadas entre equipes. Fomentando as habilidades do time, a comunicação e o vínculo estabelecido por meio dessa integração.

Sabe-se que o sucesso das organizações depende da construção de uma equipe mais integrada. E o team building é plenamente capaz de melhorar a produtividade e a motivação dos colaboradores por meio da construção de uma equipe com maior sintonia.

Nesse contexto, o processo costuma ser aplicado justamente para melhorar o trabalho e potencializar o desempenho do grupo. Para que juntos possam seguir em direção ao objetivo traçado pelos gestores. Tudo isso de maneira ordenada e cooperativa.

As experiências realistas proporcionadas pela troca de informações entre os colaboradores faz do team building uma estratégia de alto impacto para a resolução de problemas, processos de tomada de decisão e diminuição dos conflitos internos.

Quando surgiu

Os primeiros registros da concepção desta ideia são da década de 1920 e 1930. Quando um grupo de pesquisadores de Chicago, nos Estados Unidos, começou a analisar os efeitos das condições de trabalho sobre a produtividade.

A conclusão a que se chegou foi de que empresas interessadas em fomentar uma cultura de união e integração entre equipes apresentavam melhor desempenho. Com isso, começou a ser dada a devida importância à construção de uma equipe motivada e unida.

Importância para o negócio

Trabalhar com uma equipe unida e integrada traz diversos benefícios para uma organização. Veja alguns deles:

  • traz melhorias às habilidades de liderança;
  • faz um diagnóstico mais preciso sobre os problemas;
  • contribui para uma definição nítida dos objetivos da empresa;
  • melhora processos e procedimentos em geral;
  • fomenta um clima organizacional mais agradável;
  • aumenta a produtividade;
  • contribui para identificar pontos fortes e fracos das equipes;
  • melhora a capacidade e velocidade da resolução de problemas.

As atividades relacionadas ao team building devem ser projetadas para garantir a motivação das equipes e o desenvolvimento dos talentos. Extraindo o que há de melhor em cada um e, assim, contribuindo para a construção de um time de alta performance.

Quais as etapas do team building

Para uma estratégia bem-sucedida, é necessário respeitar algumas etapas. Primeiro, identifica-se as necessidades dos colaboradores por meio de: pesquisas de clima, análise do perfil comportamento, mapeamento de necessidades e outras ferramentas relacionadas ao People Analytics.

Confira, a seguir, o passo a passo básico para garantir o envolvimento de todos os colaboradores e o sucesso do projeto (após decidir o que deve ser trabalhado):

  1. O início se dá por meio da reunião dos participantes. Que recebem as primeiras informações a respeito da programação do treinamento.
  2. Depois, é feito uma entrevista preliminar com os membros de cada equipe. Para informar com mais detalhes os conteúdos e como será realizado do treinamento. O objetivo é verificar se os colaboradores realmente estão interessados em participar do programa.
  3. Então, é exposto o que se espera de cada atividade que será aplicada.

Cada atividade aplicada deve ser analisada com o objetivo de descobrir o que os participantes sentiram ao realizar cada uma das etapas. Além disso, é necessário avaliar a atuação individual e coletiva.

Essa análise deve se estender um tempo após a aplicação de um treinamento team building. Para avaliar se os resultados foram alcançados conforme o planejado ou os efeitos positivos se deram apenas em curto prazo. Como um dos objetivos da estratégia é melhorar o clima de trabalho, o ideal é que os reflexos sejam sentidos em longo prazo.

Estratégias para evoluir o team building

Por buscar a capacitação contínua ao mesmo tempo em que promove a integração e melhora o clima organizacional, o team building deve ser construído em cima das particularidades de cada negócio. Veja as estratégias que podem ser aplicadas e faça uma adaptação conforme a realidade da sua empresa.

Realizar treinamentos fora da empresa

Como uma das premissas do team building é transformar os treinamentos em uma prática interessante por meio da diversão, realizá-lo fora da empresa é uma ótima forma de garantir uma programação mais descontraída. O céu é o limite para a criatividade. Atividades coletivas como arvorismo, caça ao tesouro, canoagem ou até mesmo uma gincana podem aguçar as habilidades em liderança e florescer o espírito de equipe.

Implementar técnicas de gamificação

A gamificação vem ganhando força no ambiente corporativo e tem tudo a ver com o team building. Afinal, seu conceito é aplicar elementos do universo gamer nos processos empresariais e transformar os treinamentos em uma grande gincana com premiações de acordo com o desempenho de cada equipe pode ser bastante motivador.

Apostar na comunicação interpessoal

Um dos pilares do team building é a comunicação interpessoal, ou seja, a que ocorre entre os membros de uma equipe. Para que a aplicação de um treinamento baseado no conceito seja um sucesso, é preciso que a comunicação faça parte da cultura da empresa. Uma ótima forma de fomentar o dialogo é adotar a prática do feedback.

O team building pode ser aproveitando em todo e qualquer treinamento que envolva os colaboradores. Como o objetivo é capacitar os times ao mesmo tempo em que promove a integração, é interessante que a empresa mantenha políticas que facilite e promova o bom relacionamento entre as pessoas.

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Até mais.

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Silvana Fernandes
Gerente de RH na Pontomais