O que determina o sucesso do controle de ponto online?

Os negócios estão progressivamente mais digitais. É cada vez mais comum as empresas adotarem nos seus processos sistemas e softwares que levem a uma gestão financeira e gerencial mais eficiente e longe de suscetíveis negligências.

Nesse cenário de atividades recorrentes, controlar a jornada de trabalho dos funcionários é essencial.

Tal controle é um importante pilar para a gestão eficiente e, principalmente, para garantir a segurança tanto do empregador — que fica amparado quanto à legislação trabalhista — quanto do empregado — que garante o recebimento dos seus direitos, por exemplo, as horas extras.

Mas o que determina o sucesso do controle de ponto online? Vejamos algumas ações que você não deve deixar de adotar. Vamos lá?!

 

Estabeleça metas

 

Ao implementar o controle de ponto online, é possível estabelecer metas para o cumprimento da jornada de trabalho.

Isso significa que o gestor passa a gerir com maior eficiência a entrada e a saída dos seus colaboradores, bem como a realização de horas extras ou banco de horas.

O controle de ponto online possibilita:

 

  • transparência quanto à marcação, uma vez que não utiliza horários predeterminados ou aqueles estabelecidos no contrato de trabalho;
  • maior agilidade na contabilização das horas trabalhadas ao longo do mês;
  • redução significativa de erros e falhas relacionados à marcação e contabilização das horas trabalhadas;
  • maior controle, tanto para o empregador quanto para o empregado, em relação aos registros de entrada e saída na empresa.

Teste pontomais 2019

Esteja atento à legislação

 

Controles manuais ou por meio de livros de registros não comportam as atuais necessidades de pequenos, médios ou grandes negócios.

Com a edição da Portaria n.º 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas tiveram que procurar soluções que atendessem à legislação em vigor.

O controle de ponto online é uma excelente alternativa para adequar as regras exigidas à jornada de trabalho na empresa. Assim, é possível manter o registro em conformidade com as regulamentações e, ainda, contar com atualizações e ajustes automáticos.

Vale destacar que as organizações que descumprirem as regras estabelecidas pela portaria estão sujeitas a multas e autuações, o que, dessa forma, acaba comprometendo as finanças.

 

Divida as responsabilidades

 

É claro que a responsabilidade de manter a contabilização das horas efetivamente trabalhadas é do setor de recursos humanos. No entanto, nada impede que o controle das atividades seja feito de forma conjunta entre gestores, administradores e trabalhadores.

Vale destacar que a premissa básica para uma gestão eficiente é conhecer as regras legais de jornada e aquelas relacionadas às marcações de ponto.

Além disso, os empregados precisam conhecer e entender que é importante manter o cumprimento das normas da empresa para a marcação de ponto e, que se descumprida, pode lhes render punições disciplinares.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

 

Celular, tablet, smartphone, computador com câmera, inúmeros aplicativos móveis podem ser utilizados para realizar as marcações diárias, otimizando o tempo e revertendo para maior produtividade.

Se, anteriormente, o colaborador registrava o ponto e não tinha qualquer controle das horas efetivamente trabalhadas e aquelas que realizava a mais, com o controle de ponto online é possível receber notificações de entradas, saídas e desvios da jornada direto no seu smartphone.

Vale destacar que é possível gerar relatórios e realizar integrações automáticas com o relógio de ponto eletrônico, portanto, facilitando os ajustes e correções do ponto.

Quer saber mais? Faça o download gratuito do nosso e-book Legislação de controle de ponto.

 

Teste pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂