O setor de RH tem uma série de ações estratégicas e essenciais para o funcionamento da empresa. O recrutamento e a seleção, por exemplo, garantem que as pessoas certas façam parte do trabalho. Mas uma das suas principais funções é o onboarding de funcionários.
Sempre que um novo profissional é contratado, ele precisa ser integrado ao local de trabalho. Caso não se sinta parte do time, certamente, não renderá o que poderia e ainda poderá deixar a empresa de maneira precoce, resultando no crescimento do turnover.
Para que isso não aconteça, nos tópicos seguintes, vamos explicar o que é onboarding de funcionários e qual a sua importância para a empresa. Então, continue a leitura atentamente!
O que é onboarding de funcionários?
O termo onboarding vem do inglês e significa “a bordo”. Na gestão de RH, faz referência ao processo de integração de novos colaboradores — colocando-os a bordo do navio, isto é, do empreendimento.
É importante que todo gestor saiba fazer o onboarding de funcionários. Veja que, quando um novo talento é contratado, ele sabe muito pouco sobre a empresa e talvez nada acerca da cultura no local de trabalho.Esse desconhecimento pode impedir que seu trabalho seja bem-feito, prejudicando ele próprio, a equipe e todo o estabelecimento.
Também é possível fazer o onboarding de funcionários que foram realocados de cargo ou transferidos, por exemplo, para uma filial em outro estado. Esses profissionais precisam se ajustar, pois conviverão com novos colegas de trabalho e talvez até com uma nova cultura.
Não há um passo a passo específico para a integração. Alguns profissionais de RH podem começar apresentando a história da empresa, enquanto outros preferem fazer um tour pelas instalações do negócio. Portanto, é preciso estudar o que mais funciona em seu trabalho.
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Qual a importância do onboarding de funcionários?
Existem muitos fatores que justificam o onboarding. Adiante, você entenderá como esse processo gera vantagens à empresa, aos times de trabalho e ao recém-contratado.
Permite a aproximação dos funcionários
O primeiro benefício — e objetivo central do onboarding — é a aproximação dos novos funcionários. Quando alguém entra na empresa, é comum que se sinta deslocado. São novas pessoas e rotinas de trabalho. Adaptar-se naturalmente pode demorar bastante tempo. Nesse sentido, o onboarding funciona como um mecanismo que permite uma adaptação mais rápida e precisa.
Após a integração, o novo funcionário deve se sentir parte do negócio e vestir a camisa da empresa; e seus colegas de trabalho devem vê-lo como parte do time.
Aumenta a produtividade diária
Parafraseando Idalberto Chiavenato, toda empresa é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas. Se uma dessas pessoas se sente deslocada do sistema, isto é, da organização, é muito provável que o trabalho não funcione adequadamente e que se perca produtividade.
Por outro lado, se as pessoas entendem seu papel no sistema e realizam-no com qualidade, que é o que acontece quando a integração é bem-feita, o nível de produtividade tende a ser maior. Em vista disso, o onboarding está diretamente ligado ao melhor desempenho diário.
Otimiza o retorno sobre o investimento
Porém, uma coisa é certa: ao contratar alguém, espera-se que esse profissional gere retorno sobre o investimento que foi feito em sua aquisição. É por isso que muitas empresas medem o faturamento ou o lucro por funcionário. Quanto maior o retorno obtido, melhor.
Entretanto, quando o funcionário não se sente parte do time ou não consegue produzir em sua plenitude, seu retorno (tanto em termos financeiros quanto em termos produtivos) é inferior. Ao integrá-lo, fazendo-o se sentir desprendido para o trabalho, suas entregas serão maiores.
Fortalece as equipes de trabalho
Existe uma grande diferença entre grupo e equipe. O grupo diz respeito a um conjunto de pessoas em um mesmo lugar, mas que dificilmente contam com o mesmo propósito e atuam com alinhamento. A equipe, por sua vez, preenche os dois quesitos.
A única maneira de transformar os grupos de trabalho em verdadeiras equipes, capazes de entregar resultados satisfatórios, é por meio do processo de onboarding. Os empregados, em especial os recém-contratados, devem se sentir cada vez mais próximos, como um time.
Reduz o número de erros e acidentes
Novos colaboradores, em especial aqueles que têm pouca experiência de trabalho, tendem a errar mais. Quando não há um processo de onboarding bem estabelecido, com alguém capaz de ajudá-los nos primeiros passos, os erros são cometidos com maior frequência.
Por outro lado, o processo de onboarding garante o aprendizado mais rápido e acertado do novo profissional, permitindo que ele não cometa os erros que, antes, seriam cometidos. Isso gera vantagens à empresa e ao talento, que se sente seguro para realizar as tarefas diárias.
Qual a relevância do RH no processo de onboarding?
O onboarding deve ser entendido com um processo de responsabilidade compartilhada. Muitos profissionais são responsáveis pela correta integração, em especial os superiores imediatos e os membros da mesma equipe. No entanto, o setor de RH é o maior responsável. Cabe ao RH desenhar todo o onboarding e, depois, iniciar a execução e avaliar os resultados alcançados.
Isso envolve dois blocos de trabalho — um mais estratégico e outro mais burocrático. O primeiro, estratégico, envolve a apresentação da filosofia de trabalho, da estratégia da empresa, da alta administração, dos objetivos e assim por diante. Também diz respeito à definição de metas e a responsabilidades para o novo empregado, no intuito de aproveitá-lo ao máximo.
Já o bloco mais burocrático, por sua vez, envolve tarefas essenciais para sustentar a relação empregado-empregador e que precisam ser executadas na integração — o cadastramento do novo empregado, a fixação da jornada de trabalho, a explicação sobre banco de horas, férias etc. Quando todas essas tarefas são bem planejadas e executadas, o onboarding acontece com qualidade. Visto de cima, a responsabilidade é compartilhada. Visto de perto, é do RH.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para planejar a integração dos seus funcionários. Tudo, em especial as tarefas mais burocráticas, que alicerçam o onboarding, deve acontecer com alta qualidade. Isso também depende de tecnologias que simplifiquem todo o processo, como relógios de ponto eletrônico e bons sistemas gerenciais, então, aproveite para usá-las.
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