Índice
Índice
Como usar a gamificação nas empresas e quais os benefícios?

Nos últimos anos, grandes empresas e organizações ao redor do mundo incorporaram a gamificação em vários processos para atingir metas internas e externas, tornando essa prática uma tendência global.

Mas, qual é o motivo de cada vez mais empresas adotarem essa estratégia? Simples, ela funciona. Estudos afirmam que 83% dos funcionários ficam muito mais motivados quando seu trabalho é gamificado.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é a gamificação nas empresas, os objetivos da aplicação dessa técnica e como aplicá-la em sua organização.

O que é gamificação nas empresas?

Gamificação é uma técnica que consiste em aplicar alguns dos elementos mais típicos dos jogos nas empresas para aumentar o engajamento dos colaboradores e dos clientes.

No entanto, quando se fala em um processo gamificado, é preciso entender que existem dois tipos: gamificação externa e interna.

A gamificação externa é direcionada ao cliente, nesse caso a aplicação da mecânica do jogo é feita em estratégias de marketing para atrair e reter clientes.

Por outro lado, a gamificação interna visa os recursos humanos da organização, onde a aplicação de conceitos dos jogos é feita em estratégias que permitem a melhora das competências dos colaboradores.

Assim, integrar essa estratégia é um processo natural e muito bem recebido nas empresas em todo o mundo. Além disso, possui várias vantagens, como vamos ver na sequência.

Quais as vantagens da gamificação para as empresas?

Se você já passou um tempo jogando vídeo game e perdeu a noção do tempo, provavelmente já sentiu o enorme poder da gamificação.

Os jogos aumentam a nossa motivação e são capazes de trazer à tona o que há de melhor em nós mesmos. Além disso, é possível ter os seguintes benefícios com a gamificação nas empresas.

1. Compromisso e motivação

As organizações em todo o mundo enfrentam dificuldades em engajar os colaboradores e os deixar motivados.
Nesse caso, a gamificação, graças ao seu sistema de pontos, níveis e classificações, ajuda a motivar os colaboradores, melhorando a sua produtividade e engajamento.

2. Mais criatividade

A criatividade é uma soft skill altamente valorizada pelas empresas para garantir seu desenvolvimento.
Ao gamificar alguns processos, é possível estimular as mentes e habilidades criativas dos funcionários.

3. Desenvolve habilidades

Graças à gamificação, as empresas podem melhorar ou desenvolver competências específicas em suas equipes.
Por exemplo, programas gamificados relacionados ao treinamento serão úteis para fazer os colaboradores melhorarem em aspectos essenciais como liderança, gerenciamento de estresse e habilidades de oratória.

4. Melhora a comunicação

A dinâmica da gamificação melhora a comunicação interna entre funcionários e gestores da empresa, tornando-se muito mais fluida.

5. Aumenta a produtividade

A gamificação aumenta o número de tarefas realizadas e o tempo gasto com elas. Graças à diversão que isso gera, os funcionários ficam viciados em tarefas que nem mesmo queriam fazer antes. O resultado é que os funcionários trabalham mais e melhor.

Como usar a gamificação nas empresas?

Treinamento

Os programas de treinamento podem ser gamificados para:

  • Fazer o onboarding de novos funcionários
  • Explicar novos produtos ou serviços aos funcionários
  • Melhorar a compreensão da equipe sobre as políticas da empresa
  • Acelerar o período de integração
  • Ajudar os funcionários a aprender mais coisas na sua área

Construção de equipes

Essa estratégia também pode ser usada para ajudar na formação de times:

  • Apresentar novos membros do time
  • Melhorar o trabalho em equipe
  • Ampliar as habilidades de comunicação

Melhorar os resultados

É possível aproveitar a competitividade natural de sua equipe para:

  • Criar competições para venda ou aumento de leads
  • Promover o compartilhamento de informações entre as equipes
  • Incentivar a entrega de um ótimo serviço ou produto aos clientes

Passo a passo para implementar a gamificação em sua empresa

Gostou dos benefícios citados acima? Então chegou a hora de colocar a mão na massa e desenvolver uma estratégia para gamificar a sua empresa. Os principais passos são:

1. Defina os fundamentos do jogo

Como regra principal de todo jogo, a primeira coisa a fazer é definir a sua finalidade, já que o foco, as estratégias e o conteúdo serão usados ​​para isso.

Vai ajudar muito se você tiver um sistema de metas que gere bonificação ou um software de gamificação que incentive uma ação diária em troca de pontos.

Por exemplo, em uma agência de marketing os colaboradores precisam preencher uma tabela todos os dias.

Nesse caso, os colaboradores que preencherem a tabela ganham pontos. Ao atingir uma determinada quantia, o colaborador ganha algum benefício, como um vale-presente ou um almoço.

2. Use níveis, conquistas, objetivos e emblemas

Esses são elementos-chave para manter o funcionário motivado e competitivo durante todo o jogo.

Assim, se um colaborador ver que pode subir de nível, atingir uma meta, ganhar um emblema ou concluir uma missão, esse será um elemento altamente motivador e o incentivará a continuar participando.

3. Implemente os gatilhos da urgência e da escassez

Ao usar os gatilhos da urgência e da escassez, o colaborador fica sempre ativo e envolvido. Por exemplo:

  • Defina um limite de tempo para concluir uma ação, ”Você tem X horas, dias ou segundos para responder à pesquisa de clima
  • Comunique que ”Restam poucos prêmios”
  • Recompense por concluir uma ação no prazo

Esses tipos de dinâmicas criam uma urgência que manterá os colaboradores motivados e ativos.

Conclusão

Todos esses benefícios resultarão em um time de alta performance, mais motivado, engajado, acostumado com os feedbacks e mais produtivo.

É por isso que as empresas estão utilizando a gamificação para transformar seus negócios, pois as técnicas tradicionais de aprendizagem são repetitivas e cada vez menos eficazes.

Se você pretende implementar a estratégia de gamificação na empresa, não hesite em entrar em contato com a Feedz, especialista nesse assunto.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta