A gestão de tempo é um dos maiores desafios enfrentados por empreendedores, empresários e gestores. Diante desse cenário cada vez mais competitivo entre as organizações, sentimos a necessidade de dar conta de fazer tudo em um espaço de tempo que parece diminuir gradativamente.

O fato é que a boa gestão de tempo é um dos fatores críticos para o sucesso das empresas e organizações. Quando elas conseguem fazer mais com menos tempo e recursos, atingem níveis excelentes de produtividade. Para isso, é fundamental ter disciplina, organização e flexibilidade para mudar alguns hábitos.

Continue a leitura e conheça 4 erros que você deve evitar na gestão de tempo.

 

1. Não ter uma lista de prioridades

 

Quantas vezes você já se pegou ou identificou um colaborador que começava uma tarefa e não terminava? Essa prática é uma das maiores inimigas da gestão de tempo. A falta de uma lista de prioridades faz com que as tarefas fiquem acumuladas, transformando-se em urgências que podem atrapalhar a rotina de trabalho.

Quando todos os processos são urgentes ou têm prioridade o foco deixa de existir entre os funcionários. Organize melhor a rotina da empresa antes de iniciar uma semana ou mês. Pause e anote todas as atividades que são desenvolvidas. Ordene-as por níveis de prioridade, determinando quais são as mais e menos importantes.

 

2. Deixar o ambiente de trabalho desorganizado

 

A desorganização no ambiente de trabalho é outro fator que contribui com a má gestão do tempo. Físico ou virtual, o espaço de trabalho deve ser organizado. O tempo que as pessoas levam para encontrar coisas poderia ser usado na conclusão de tarefas mais importantes.

Imagina se o funcionário precisa encontrar um contrato importante para a empresa e a caixa de e-mail ou o arquivo estão bagunçados. Se a solicitação é importante, ela logo pode se transformar em urgência. E quando falamos em organização, não nos referimos apenas ao ambiente. Ela deve se fazer presente nas atitudes de todos.

 

3. Não delegar tarefas para os demais profissionais

 

Você é uma figura muito importante dentro do contexto organizacional. Como dono da empresa, você inspira e motiva pessoas pelo seu exemplo. Isso não significa que as suas atitudes devem ser centralizadoras e que todas as decisões obrigatoriamente precisem passar por sua mesa.

Aprenda a delegar tarefas para fazer uma boa gestão de tempo! Quando contratou os funcionários da sua empresa,  precisava do conhecimento deles. Aproveite para colocar isso em prática! Encarregue-os das tarefas mais operacionais e deixe consigo aquelas consideradas estratégicas para o futuro da empresa.

 

4. Desconhecer o tempo necessário para cada tarefa

 

A empresa que desconhece os próprios processos acaba se prejudicando no futuro, os problemas acumulam e os funcionários ficam cada vez mais desmotivados. Assim, é fundamental saber cada etapa dos processos e conhecer o tempo necessário para a execução das tarefas.

Isso possibilita saber a real capacidade de produção da sua empresa, dimensionando os resultados futuros. Torna-se possível identificar gargalos e melhorar os processos que estão apresentando falhas, otimizando o trabalho que é feito e ampliando as chances de crescimento e consolidação no mercado.

Quando você compreende os erros que deve evitar, consegue atingir um nível maior de qualidade na gestão de tempo. Isso permite uma mudança em sua rotina, tornando-a mais eficiente.  O dia a dia de trabalho passa a ter mais qualidade e os resultados desejados pela empresa passam a ser tangíveis.

Outro ponto importante que precisamos ressaltar sobre a gestão de tempo é que ela evita o excesso de horas extras. Vamos falar mais sobre o assunto? Continue a leitura neste outro artigo.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂