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Employee Experience: a experiência do colaborador no centro do negócio

A preocupação das organizações em relação à satisfação do consumidor sempre foi muito comum, o que acabava deixando a experiência dos colaboradores em segundo plano. Mas, nos últimos anos, o conceito do Employee Experience vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.

Estamos em um novo momento da cultura organizacional, com colaboradores que já não se sentem satisfeitos somente com remuneração. Na realidade, precisam se sentir valorizados, em processo de ascensão e compreendidos no ambiente corporativo.

Se você já percebeu as constantes mudanças no ambiente de trabalho, está na hora de ir além e conhecer essa tendência que só cresce: o Employee Experience. Continue a leitura!

O que é Employee Experience?

O Employee Experience coloca o colaborador como foco na tomada de decisão do setor de Recursos Humanos. Seu objetivo é elaborar e promover ações para fortalecer o vínculo, o bem-estar e a boa experiência dos profissionais.

Esse modelo de gestão busca entender como os colaboradores pensam e se sentem durante cada ponto de contato com a empresa durante a sua jornada de trabalho. Isso inclui a forma como registram o ponto, as interações com a liderança e outras centenas de coisas.

O conceito de Employee Experience promove a valorização do capital humano e os coloca como o centro dos negócios. Está focado na conexão entre as pessoas e no seu impacto nos objetivos estratégicos do negócio, estabelecendo um vínculo cada vez mais transparente entre empresa e colaborador.

O bom relacionamento ajuda os profissionais a se sentirem compreendidos e valorizados, além de facilitar o entendimento de onde o negócio está e para onde quer ir.

Por isso, ter o Employee Experience como estratégia de gestão é um diferencial competitivo. Confira alguns exemplos de como aplicar na prática:

  • Criar ações de engajamento de pessoas
  • Adotar políticas de trabalho mais flexíveis
  • Fornecer equipamentos de qualidade
  • Criar uma comunidade plural, justa e diversa
  • Investir em um pacote de benefícios atrativo
  • Desenvolver profissionalmente os talentos
  • Criar e apoiar grupos de diversidade e inclusão

As 3 forças do Employee Experience

Todos os esforços dos RH e dos líderes para melhorar a experiência do colaborador, em conjunto à cultura, criam um ambiente de trabalho com inúmeras experiências positivas.

O tempo todo esses momentos vão recordar o profissional do porquê ele escolheu trabalhar naquele lugar e servem como combustível para executar suas tarefas. E, para otimizar a experiência do colaborador, é preciso entender quais são os aspectos que mais influenciam a sua rotina.

Ambiente Físico

A empresa precisa oferecer um espaço de atuação agradável para os profissionais, com uma infraestrutura acessível, segura e confortável.

Ambiente Tecnológico

A organização deve se comprometer com os avanços tecnológicos e oferecer ferramentas modernas que otimizem as rotinas de trabalho.

Ambiente Cultural

A companhia tem o papel de cuidar das pessoas, promovendo um ambiente cultural positivo na maneira de pensar, sentir e atuar dentro dos times.

Qual a importância da experiência do colaborador?

Para muitos colaboradores, as empresas onde trabalham representam sua segunda casa. Afinal, muitas vezes eles passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com a família

Por isso, é preciso pensar sobre a experiência dos colaboradores no trabalho, com o objetivo de promover o bem-estar físico, psicológico, financeiro e competitivo. É nesse momento que o Employee Experience aparece.

Esse modelo de gestão é importante para fidelizar os colaboradores e aprimorar a sua jornada de trabalho dentro da organização. Além disso:

  • fortalece a cultura organizacional
  • melhora o clima da empresa
  • aumenta a acessibilidade dos colaboradores
  • reduz a rotatividade
  • amplia o engajamento
  • diminui os erros
  • melhora a comunicação interna

Quais são os benefícios do Employee Experience?

A experiência dos colaboradores é uma das maiores responsáveis pela captação de novos talentos e por reduzir a rotatividade dos profissionais na empresa.

Por meio desse modelo de gestão, muitas organizações passaram a repensar sua relação com os colaboradores. Confira as principais vantagens de investir no Employee Experience:

1. Melhora as relações interpessoais

A experiência do colaborador é um processo estratégico que busca melhorar a percepção do profissional em relação a empresa que trabalha.

Mas, para isso acontecer, a organização precisa ter a sua missão e valores alinhados com os colaboradores, além de fornecer exemplos práticos do que a empresa acredita no dia a dia.

Assim, os colaboradores tendem a replicar essas boas práticas, fortalecer a comunicação e melhorar os relacionamentos interpessoais.

2. Maior engajamento e produtividade

O Employee Experience auxilia os profissionais a se sentirem mais estimulados e engajados para a execução de suas tarefas.

Quando os colaboradores percebem que estão sendo valorizados e que possuem chances de crescimento na empresa, aumentam seu engajamento e produtividade.

3. Aumento na atração e retenção de talentos

A experiência do colaborador está presente desde as etapas de recrutamento e seleção. Atentar-se para esse momento é uma das formas de promover o aumento da atração e retenção de talentos.

Os candidatos que não conseguiram ser aprovados nos processos seletivos se sentirão inclinados a tentar novamente e vão informar a outros profissionais sobre a excelente experiência que a empresa proporciona.

Já os profissionais contratados, irão dar o seu melhor para manter-se na empresa, pois se sentem bem e engajados a realizar uma excelente atuação.

4. Promove a marca empregadora

O conceito de Employer Branding se fortalece cada vez mais e caminha em conjunto à experiência do colaborador. Esse conceito diz respeito à marca empregadora e faz parte do movimento de transição para o RH estratégico.

A marca empregadora engloba as ações que uma organização adota para fortalecer a sua imagem como um bom lugar para se trabalhar, tornando-se mais competitiva e atraindo os melhores talentos do mercado.

5. Melhora a qualidade de vida do colaborador

Quando o profissional atua em um ambiente no qual o espaço físico, cultural e as condições psicológicas são favoráveis, sua qualidade de vida é drasticamente melhorada.

Com um ambiente de trabalho positivo, os níveis de estresse são reduzidos. As cobranças passam a ser exclusivamente em relação ao desempenho, o que as tornam menos complexas.

Além disso, com boas condições de desenvolvimento, líderes compreensivos e um ambiente físico acessível e diverso, fica mais simples cumprir as metas propostas.

6. Reduz os custos com recursos humanos

O RH já foi visto com a área de despesas, mas o fortalecimento da gestão de pessoas tornou o setor essencial para o negócio, assumindo um posicionamento estratégico.

Ao diminuir a taxa de turnover, por exemplo, a empresa está investindo menos em processos seletivos, reduzindo os gastos com rescisões contratuais e com treinamentos de onboarding. A área de RH passa a atuar diretamente no gerenciamento inteligente das despesas, resultando na redução de custos do setor.

Como implantar uma estratégia com foco na experiência do colaborador?

Para conseguir aprimorar a experiência dos colaboradores, é preciso conhecer as principais necessidades de cada um. Afinal de contas, cada pessoa se sente motivada por diferentes valores, mas alguns pontos podem ser de interesse comum.

Vamos conferir alguns pontos importantes para uma estratégia com foco na experiência do colaborador?

1. Escute e conheça os seus colaboradores

Na tomada de decisões recorremos a dados, intuição, relatórios, opiniões especializadas e uma série de outras fontes. Todos esses elementos são fundamentais, mas você já parou para pensar na importância de escutar os seus colaboradores?

Escutar os funcionários é uma ação crucial para valorizar e reconhecer os profissionais, pois transforma as pessoas em coautoras das decisões. Além disso, trata-se de uma forma de incentivar a inovação, reforçando positivamente as contribuições para melhorar produtos e serviços.

Logo, devemos tratar as pessoas como elas gostariam e, para isso, é primordial conhecê-las. Por isso, escute e conheça os seus colaboradores, peça feedbacks, saiba quais são suas aspirações pessoais e profissionais e tenha abertura à suas ideias.

2. Alinhe os interesses dos colaboradores com os da empresa

Um passo importante para as empresas que têm o colaborador como foco é estar por dentro de quais são os anseios dos seus profissionais. Ao focar em seu desenvolvimento profissional, é possível alinhar os objetivos deles com os da companhia.

Assim, mesmo que os interesses do colaborador não se realizem em totalidade, ele verá que a organização se esforça por compreendê-lo e dar espaço a suas ideias. Mas, vale ressaltar, que é preciso que a empresa realmente tenha estratégias consolidadas para alcançar esses objetivos, tanto os de carreira do profissional, quanto os da companhia.

3. Construa um ambiente de trabalho favorável

O ambiente de trabalho muitas vezes passa a ser a segunda casa do colaborador. Por isso, é de extrema importância que esse ambiente seja favorável e bem estruturado.

Isso significa que é preciso oferecer uma estrutura física arejada, acessível, segura e diversa. Dessa forma, os profissionais se sentirão mais à vontade em seus postos de atuação.

Como um sistema de Controle de Ponto e Gestão de Jornada de Trabalho pode ajudar nesse processo?

Com tecnologia é possível combater a burocracia dos processos e tornar o seu RH cada vez mais estratégico. Aliando essa tecnologia à humanização no departamento, o sistema Pontomais proporciona as seguintes melhorias:

  • Controle de jornada com ponto eletrônico de acordo com a legislação
  • Redução de processos manuais e ganho de tempo e assertividade
  • Fechamento do espelho ponto em poucos cliques
  • Integração com a folha de pagamento para facilitar a rotina do contador
  • Gestão de férias e folgas diretamente pelo sistema
  • Relacionamento transparente entre colaboradores, gestores e RH
  • Relatórios gerenciais com dados para atividades de gestão, reports e geração de insights
  • E muito mais!

Melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental, pois um profissional satisfeito interfere positivamente nos resultados da organização. Por isso, use o Employee Experience para analisar como os colaboradores se sentem e busque melhorias que realmente sejam capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

Para começar a transformar o RH da sua empresa, teste a Pontomais gratuitamente por 14 dias!

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