A gestão de RH nas pequenas empresas é um grande obstáculo na trajetória de um empreendedor. Isso porque, com o mercado crescendo consideravelmente, além de ser bem-sucedido, sua maior preocupação deve ser montar um time que o ajude nesse objetivo. Contudo, nem sempre acontece dessa maneira. Neste texto, vamos apresentar os desafios vivenciados pela gestão de RH. E, também, de 6 dicas de como otimizá-la e obter resultados tão significativos quanto de uma grande empresa. Continue conosco e boa leitura!
Quais são os principais desafios da gestão de RH nas pequenas empresas?
Ao abrir uma empresa de pequeno porte, o proprietário precisa ser mais do que empreendedor — deve ser humano, pois, independentemente do ramo de atuação, serão as pessoas contratadas seu principal suporte. Mas, na maioria das vezes, essa habilidade é deixada de lado. As dificuldades começam na atração de talentos qualificados. Ao iniciar um negócio, nem sempre o empresário pode pagar pela mão de obra que gostaria. O que prejudica a qualidade do produto ou serviço final. Outro problema é o ambiente empresarial desorganizado. Com tantas tarefas a serem feitas, o empreendedor não consegue organizar os espaços e as atividades. O que gera elevação no estresse, sobrecarga de trabalho e, muitas vezes, retrabalho. Esses são alguns dos exemplos que mostram o quanto se preocupar com as gestão de pessoas é importante, mesmo quando se é dono de uma pequena empresa.
6 dicas de como utilizar a gestão de RH a favor do seu negócio
A maior vantagem de uma grande empresa é que ela possui capital para investir em um setor de Recursos Humanos, que será responsável por todas as demandas dos empregados, deixando o dono livre para cuidar de outros assuntos referentes ao negócio. Contudo, se você é um pequeno empresário e deseja criar uma estrutura tão eficiente quanto à de uma grande organização poderá seguir essas dicas e começar a receber novos currículos. Vamos conhecer?
1. Defina corretamente as funções
Criar um organograma e definir quais são os cargos necessários para compor a empresa e a função de cada é importante para que o processo seletivo seja mais eficiente e focado nas necessidades do negócio. Além de orientar cada profissional em seu desempenho individual, dando ferramentas e parâmetros do que é esperado dele no desempenho daquela função.
2. Estimule a cultura da comunicação aberta
Uma comunicação transparente, não importa o tamanho da empresa, é fundamental para a melhoria do clima corporativo e retenção de talentos, pois elimina focos de informações distorcidas e minimiza problemas de relacionamento. Seja sempre sincero e esteja aberto ao diálogo com seus colaboradores.
3. Treine a equipe
Mantenha um calendário de treinamentos e reciclagem e o siga, pois essa iniciativa motiva os talentos a desejarem sempre mais conhecimento e aumentará o engajamento da equipe e sua produtividade. Sempre que puder invista, também, no desenvolvimento dos profissionais com maior destaque no negócio.
4. Ofereça feedbacks
Essa é uma oportunidade que não deve ser negligenciada, afinal os profissionais precisam saber qual é a sua visão e expectativas com relação ao seu trabalho. Criar uma cultura de retorno fortalece o vínculo do profissional com a empresa e impulsiona sua melhoria contínua.
5. Otimize as estratégias
- Tenha metas definidas e compartilhe com seus funcionários para que eles saibam da participação de cada um no cumprimento delas. Melhorar as estratégias significa aperfeiçoar a cada dia o desempenho das tarefas. Concluir os objetivos com maior eficiência consolida a marca empregadora e a cultura empresarial.
6. Invista em tecnologia
Pesquisar sobre as melhores soluções tecnológicas para simplificar a vida da pequena empresa é fundamental para o sucesso nas tarefas do dia a dia, já que elas facilitam atividades burocráticas, reduzem o tempo de execução e aumentam a credibilidade do setor. A gestão de RH nas pequenas empresas parece ser uma atividade complicada, mas com a estrutura correta, manutenção e desenvolvimento, a consequência é uma empresa com excelência na produtividade e funcionários engajados e felizes.
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