PMEs e sistemas de cobrança
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Como PMEs podem se beneficiar de Plataforma de cobrança e serviços recorrentes
  • As cobranças recorrentes podem — e devem — ser automatizadas em negócios de qualquer tamanho.
  • Uma boa plataforma de gestão para negócios de assinatura oferece os recursos necessários para essa automação.
  • Com um processo de cobrança automatizado, muito tempo é economizado e o risco de errar é minimizado.

Se a sua empresa presta serviços por meio de contratos de assinatura, a cobrança recorrente dos clientes é uma das atividades mais importantes do negócio.

Quando esse processo não é organizado, perde-se a garantia de um bom fluxo de caixa, que é justamente a principal vantagem desse modelo de negócio.

Apesar de a palavra cobrança remeter a uma ação ativa da empresa, de contatar o cliente para cobrá-lo, existe uma maneira de tornar tudo mais prático, ágil e automatizado.

Como? Com uma plataforma de gestão desenvolvida especialmente para empresas que trabalham com cobranças recorrentes.

Em outros tempos, softwares empresariais eram caros e, por isso, acessíveis apenas às grandes empresas. Hoje, com as soluções de software as a service (SaaS), o jogo virou. Micro, pequenas e médias empresas também podem adquiri-los.

Como ocorrem as cobranças recorrentes?

Uma empresa que trabalha com vendas avulsas — uma loja de roupas, por exemplo — não tem previsibilidade sobre a próxima venda que irá realizar para aquele cliente. Talvez, semana que vem, em seis meses ou nunca mais.

Isto é, cada operação é um acontecimento novo.

Já os negócios recorrentes prestam um serviço continuamente. Para que o cliente tenha acesso a ele, é preciso pagar um plano de assinatura. Na maioria das vezes, paga mensalmente.

Ou seja, diferente do que acontece em uma loja de roupas, o próximo pagamento é certo.

Esse fato traz uma diferença enorme ao processo: como os prazos já estão definidos, é possível programar as ações de cobrança.

Antes de explicar melhor como isso funciona, entenda sobre os principais meios de pagamento oferecidos aos clientes de negócios recorrentes.

Meios de pagamentos recorrentes

Especialmente em empresas que trabalham no modelo B2B, isto é, vendendo para outras empresas, é comum que haja uma boa margem de negociação quanto aos meios e condições de pagamento.

Se a prestação de serviços é recorrente e a base de clientes está aumentando, é importante ter um processo bem estruturado e cobranças programadas.

Para quem está começando, a dica é digitalizar tudo desde o princípio. Direcione o funil de vendas para um site em que é possível assinar o serviço e efetuar o primeiro pagamento por conta própria.

No meio digital, por muito tempo o meio de pagamento preferido no Brasil foi o boleto bancário. Essa ainda é uma possibilidade confiável e deve ser disponibilizada.

Mas o cartão de crédito passou à frente pela comodidade, simplificando a rotina das empresas vendedoras.

Com o boleto, a cobrança recorrente exige uma participação ativa do consumidor. A empresa faz a emissão, e o cliente fica responsável por efetuar o pagamento.

Já no cartão de crédito, a assinatura é faturada automaticamente. Isso elimina a chance de esquecimento do cliente e reduz a inadimplência). Mas, claro, a empresa ainda terá que realizar a cobrança para que isso aconteça.

Embora sejam os dois meios de pagamento principais, e o melhor podem ser automatizados, o boleto e o cartão não são os únicos.

Existe ainda o débito automático em conta corrente, que também dispensa que o cliente tenha que confiar na memória. O problema é que as instituições bancárias têm restringido a liberação de convênios para essa modalidade.

Por fim, podemos citar um meio de pagamento recente, o Pix. Prático e rápido, é semelhante ao boleto no processo (a empresa envia a chave e o cliente fica responsável por executar o pagamento), mas a disponibilidade do dinheiro é imediata, em qualquer dia e horário.

Plataforma de gestão para negócios recorrentes

Quanto mais meios de pagamento a empresa aceitar, melhor para os consumidores. Desde que seja possível automatizar as cobranças recorrentes em todos.

Afinal, você quer que o negócio cresça, que tenha novos clientes. Já pensou ter de fazer individualmente cada ação de cobrança, mês a mês?

Além de demandar um tempo enorme, o risco de erros (valores errados sendo debitados, débitos duplicados, clientes que não foram cobrados, etc.) seria muito grande.

Mesmo contando com uma equipe de cobrança muito competente, dedicada e atenta, ninguém está imune.

Qual a solução? Conte com uma plataforma de gestão de negócios recorrentes, como a Superlógica, que oferece recursos exclusivos para empresas SaaS.

Gateway de pagamento próprio

Gateway de pagamento é uma interface que faz a integração e comunicação entre as operadoras e adquirentes e as empresas. Ou seja, são provedores que agrupam diversos meios de pagamento.

É uma solução necessária para viabilizar aos clientes o pagamento da assinatura com cartão de crédito ou débito.

No caso da Superlógica, os assinantes usam o próprio gateway da plataforma, que está integrado ao PJBank, Cielo, Stone, Global Payments e Pagar.me.

Acompanhamento de taxa de aprovação de cartão

A plataforma Superlógica também disponibiliza um painel intuitivo. Isso permite visualizar o status das transações por cartão de crédito, como a taxa de aprovação e performance, e pode compará-las com periodicidades anteriores.

Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta essencial para qualquer negócio por assinatura. Ela permite configurar regras para o envio automático de notificações de cobrança aos clientes.

Com ela, você programa o envio de e-mail e/ou SMS para os clientes que optam pelo pagamento via boleto. Veja um exemplo:

  • 5 dias antes do vencimento
    LEMBRETE: seu boleto vence em 5 dias.
  • No dia do vencimento
    NÃO ESQUEÇA: o boleto vence hoje!
  • 6 dias depois do vencimento
    ATRASOU: O boleto está atrasado. Copie e cole o código de barras abaixo e pague agora mesmo.
  • 12 dias depois de vencido
    ALERTA DE SUSPENSÃO DE SERVIÇO: seu boleto venceu há 10 dias, aguardamos a confirmação do pagamento em 5 dias, sob condição de cancelamento do serviço.

As regras em relação às datas de envio e as mensagens podem ser personalizadas a critério da empresa. Não é preciso fazer essas definições a cada novo contrato, basta apenas replicar a regra padrão.

Junto com a mensagem, é enviado o código de barras e boleto em PDF (no caso dos e-mails).

Cobranças automáticas e retentativas no cartão

Para automatizar as cobranças feitas no cartão de crédito é ainda mais simples. Não é necessária a régua de cobrança, já que o gateway debita automaticamente os valores na fatura do cliente.

Mas a régua entra em ação se o pagamento não for identificado. Nesse caso, o cliente receberá mensagens informando sobre o problema na transação, convidando-o a quitar a cobrança ou atualizar seus dados do cartão de crédito na área do cliente.

Veja dois exemplos.

  • Detectamos uma falha na cobrança do seu cartão de crédito. Clique aqui para usar outro meio de pagamento.
  • Ainda não conseguimos fazer a cobrança em seu cartão de crédito. Entre em contato para usar outro meio de pagamentos e evitar o cancelamento do serviço.

Note que a segunda mensagem já informa que foram feitas novas tentativas de faturamento, sem sucesso.

Conciliação bancária 100% automática

Por fim, os assinantes da Superlógica têm à disposição uma conta digital totalmente integrada aos controles financeiros da plataforma e os recursos que apresentamos acima.

Isso permite uma conciliação bancária 100% automática, sem precisar se preocupar com os arquivos de remessa e retorno.

Dessa forma, assim que o dinheiro do pagamento de um boleto entra na conta da empresa, por exemplo, a plataforma registra a movimentação no seu controle de entradas e saídas em tempo real.

Com todas essas vantagens, não há motivos para administrar seu negócio sem uma boa plataforma de gestão de negócios recorrentes.

O melhor é que a Superlógica funciona no modelo SaaS. Isso significa que oferece uma solução de acordo com o seu tamanho, sendo ideal para pequenas e médias empresas também.

Quer conhecer? Experimente a Superlógica.

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