O cenário atual da maioria das pequenas e médias empresas mostra que o setor financeiro é dividido entre sócios e outros profissionais. Essas pessoas passam o dia correndo atrás de boletos, impostos, cobranças, pagamentos, custos, despesas e pilhas de planilhas na área de trabalho do computador. E, por conta disso, todos os dias vemos empresas que declaram falência, afinal não conseguem acompanhar a rotina financeira da empresa de forma correta. Mas, olha só, não precisa se assustar, com inteligência artificial e machine learning, a automação financeira controla várias operações do departamento financeiro.
Algumas delas são: emissão de NFs e boletos, agendamento de contas a pagar, conferência das contas a receber e a geração de relatórios confiáveis e em tempo real.
Portanto, contar com um parceiro especializado para cuidar das rotinas financeiras do seu negócio pode representar uma enorme liberação de tempo e energia para as atividades mais estratégicas.
Antes de entrarmos a fundo no tema “o que é automação financeira”, você sabia que cerca de 85% das pequenas e médias empresas do Brasil não fazem nenhum tipo de gestão financeira?
Geralmente, elas não vão além de contas a pagar e contas a receber.
Honestamente, se você é empresário, você deve estar ciente dessa informação já que o Brasil é formado por uma população de analfabetos financeiros.
Por exemplo, na grade escolar não existe uma matéria de economia doméstica ou educação financeira pessoal.
Você já parou para pensar que ter aprendido esses temas desde criança poderia ter tornando a sua vida adulta mais fácil? Principalmente na área relacionada às finanças como um todo.
Para entender tudo isso, vamos começar te explicando o que é automação financeira.
O que é automação financeira?
A automação financeira é o uso de tecnologia para padronizar processos operacionais e rotinas financeiras, desde contas a pagar e a receber até a gestão de cobrança e análise de relatórios financeiros no ambiente online.
Bom, nada melhor do que começar pelo início não é mesmo?
Fazer a gestão financeira de uma empresa não é nada fácil, qualquer momento de descuido pode gerar uma dor de cabeça inimaginável, até você descobrir onde o erro aconteceu pode levar muito tempo.
E a solução até pode ser simples, mas o tempo que você vai levar para colocar tudo em ordem pode gerar muito estresse e frustração.
Pensando nisso, separamos algumas vantagens de automatizar sua gestão financeira.
1. Redução no tempo gasto com a gestão financeira
Em primeiro lugar, as máquinas conseguem realizar muitos processos repetidamente, sem distrações. Por isso, reduzem o tempo das atividades e garantem maior precisão.
Com o controle e segurança oferecidos pela automação financeira, os sócios e colaboradores que antes estavam focados nessas tarefas podem focar em ações mais estratégicas para o sucesso do negócio.
2. Organização e segurança de processos e informações
A ausência das distrações também permite que os dados e informações trabalhados pela automação financeira sejam mais assertivos.
Além disso, com a automação, as informações da sua empresa ficarão muito mais seguras, evitando os vazamentos.
3. Controle nos processos financeiros
Como todas as informações ficam reunidas em um único sistema, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa e ter certeza de que todas as obrigações e tarefas estão sendo cumpridas.
Bem como o controle de orçamentos também fica mais fácil de visualizar, ficando claro se os custos e despesas estão dentro dos limites definidos.
4. Emissão automática de boletos e NFs
Hoje já é possível encontrar no mercado algumas ferramentas para emitir notas fiscais e boletos automaticamente de tal forma que facilitam muito a rotina do departamento financeiro da empresa.
A maioria delas são pagas, mas também oferecem funções estratégicas que podem te ajudar a planejar as finanças do seu negócio, focando no crescimento da empresa.
No geral, a princípio emitir notas fiscais e boletos automaticamente é muito simples.
Basta incluir as informações necessárias no sistema e os planos e valores variam conforme o produto vendido, serviço prestado, tamanho e a necessidade de cada empresa.
A principal diferença entre eles é a recorrência, ou seja, a programação da cobrança.
Utilizando uma plataforma como a Celero, por exemplo, você tem as seguintes vantagens:
- Emitir notas fiscais e boletos automaticamente, sendo apenas um ou vários de uma vez só.
- Definir se a cobrança será por meio de valor único, parcelado ou recorrente – essa última função é um dos grandes diferenciais da Celero. Você pode programar uma cobrança e as demais são realizadas automaticamente.
- Indicar informações do serviço, como juros ou multas.
- Relacionar de forma muito prática, com o fluxo de caixa da nossa plataforma.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios que a automação financeira pode trazer para a sua empresa, só precisa encontrar um parceiro que te auxilie neste processo.