5 dicas essenciais para você administrar melhor o seu tempo

A gente sabe! O dia a dia de trabalho realmente é uma correria… Seja você um gestor, um colaborador ou um estagiário. Se você é dono do próprio negócio, então, nem se fala! Dar conta de fazer todas as suas tarefas diárias e ainda se dividir entre compromissos, reuniões, almoços de negócios, eventos, acompanhamento das equipes, monitoramento de horários – ufa! – parece ser uma tarefa humanamente impossível. Por isso, é muito mais do que importante que você saiba exatamente como administrar o seu tempo para que você consiga fazer tudo o que tem pra fazer em tempo hábil e para que você não acabe trabalhando demais.

Para você não se tornar um refém do seu próprio trabalho, separamos algumas dicas simples que podem te ajudar – e muito! – a administrar melhor o seu tempo e a sua rotina. Dá uma olhada!

 

1) Faça uma lista de coisas a fazer

 

Essa dica parece óbvia, mas ajuda muito! Para você saber como administrar o seu tempo, você precisar ter um acesso claro a tudo o que você precisa fazer. Logo pela manhã, faça uma lista das coisas que você tem pra fazer, separando-as por ordem de prioridade, se necessário. Quando mais específica essa lista for, melhor. Se você tiver que ligar para alguém para perguntar algo, coloque em sua lista o que você precisa perguntar. Por exemplo:

 

  • Ligar para o fornecedor X (para perguntar se o carregamento do produto x já chegou)

2) Registre seu progresso

 

É muito importante que você vá riscando da sua lista todas as tarefas que você já concluiu. Além de ter uma melhor organização, você se sentirá aliviado por ter concluído cada uma das tarefas e vai querer terminar as outras ainda mais rápido.

 

Teste gratis pontomais 2019

3) Defina um horário para encerrar as atividades

 

Ser refém do trabalho não é uma coisa boa. Uma das consequências de uma rotina desorganizada é que, quando a coisa aperta, você percebe que não conseguiu concluir todas as tarefas que precisava no dia, e vai precisar trabalhar no contra-turno para finalizar. E isso não é nada bom! Você precisa, sem sombra de dúvidas, estabelecer horários para terminar suas tarefas, ou pelo menos as tarefas mais importantes. Por exemplo, estabeleça a meta de que precisa fechar uma apresentação de slides X até às 15h da tarde, caso contrário, você não terá tempo hábil para realizar as outras tarefas do dia. Dessa forma, quando o horário for chegando cada vez mais perto das 15h, você se sentirá um pouco mais “pressionado” e vai utilizar toda a sua capacidade de concentração para a conclusão da tarefa.

 

4) Dê uma recompensa a si mesmo

 

Nem só de trabalho vive o homem! Então, quando você concluir a metade das tarefas do dia ou, pelo menos, a mais importante delas, faça uma pausa. Limpe sua mente, dê uma volta, compre um doce, vá tomar um café ou algo parecido. O que importa é que você possa tirar os seus olhos da tela do computador por alguns minutos e que se sinta recompensado e renovado para voltar com força total.

 

Confira os erros mais comuns na gestão de tempo e como evitá-los

 

5) Não deixe tarefas incompletas

 

Termine tudo o que você começar. Começar tarefas, deixá-las incompletas e falar “ah, está muito difícil! Vou fazer outra tarefa e depois eu termino essa” é provavelmente um dos maiores problemas relacionados a gestão da rotina. Por mais que você esteja com dificuldades, termine o que você começou, nem que você precise levar um tempo maior para concluir. Se você começou a fazer essa tarefa, é bem provável que ela esteja no começo da sua lista de prioridades… Procrastinar só vai tumultuar o seu dia.

Fazendo esses 5 passos simples, você já vai sentir uma grande diferença! Mas, lembre-se sempre de ter uma boa noite de sono e de reservar um tempo do seu dia para ficar com a sua família, relaxar ou fazer algo que gosta. Pois, nem só de trabalho vive o homem!

Qualquer dúvida, deixe um comentário nesse post.

Até mais.

 

Baixe pontomais 2019