Você sabe quais devem ser as habilidades que todo líder deve ter perante uma crise econômica? Nós sabemos que momentos como estes são tensos e afetam o mercado como um todo — desde as vendas das organizações à qualidade de vida de seus funcionários, que se sentem cada vez mais pressionados. Mais do que isso, as empresas se veem afetadas pela crise de confiança que seus dirigentes podem enfrentar.

Está claro que o cenário econômico do mercado, por si só, já dificulta o desempenho das organizações. Mesmo assim, não podemos esquecer que ainda há empresas que conseguem sustentar o crescimento com base na capacidade de seus líderes em se adaptar à realidade e encontrar os caminhos certos, mesmo diante de incertezas. A liderança em tempos de crise, portanto, requer habilidades para que funcione corretamente.

Conheça 8 habilidades que todo líder deve ter para encarar a crise:

 

1. Perfil de execução

 

A primeira habilidade sobre a qual falaremos é o perfil de execução. Durante uma crise econômica, é comum que as empresas enxuguem o quadro de colaboradores — o que faz com que haja mais trabalho para uma quantidade menor de pessoas.

Diante dessa situação, os líderes precisam ter uma visão estratégica de mercado, além de não somente dar ordens e apontar direções ao time. Sempre que necessário, ele precisará executar algumas funções.

 

2. Formação versátil

 

Já que estamos diante de uma estrutura mais enxuta e da necessidade de, literalmente, colocar as mãos na massa, chegamos ao ponto em que o líder precisa de uma formação versátil.

Isso significa que ele precisa lidar com temas diferentes dentro de uma mesma área de atuação, pois a falta de uma equipe completa demanda que outros profissionais sejam capazes de atuar em diferentes frentes.

3. Capacidade de adaptação

 

Nesse mesmo cenário de instabilidade, os líderes sentem a necessidade de se relacionarem de forma diferente com os colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Eles devem deixar de ser “intocáveis”, pessoas distantes e inacessíveis. A situação de mercado, agora, é outra. Isso exige que a postura do líder seja completamente diferente.

 

4. Visão de negócios

 

O conhecimento financeiro, em um momento de crise como o qual vivemos atualmente, é imprescindível como habilidade para um líder. É graças a ela que ele consegue avaliar a estrutura dos custos e pensar em todas as decisões que necessita tomar. A segurança por trás dessas decisões dá o suporte necessário para que cada ação traga o retorno esperado.

 

5. Inovação e otimismo

 

Se a situação é diferente de outras já vividas anteriormente, por que as decisões não acompanhariam tal mudança? Soluções inovadoras são capazes de diferenciar uma empresa no mercado em que atua.

Mais que isso, os colaboradores precisam ter uma visão otimista em relação ao momento atual. Vestir a camisa da empresa e adotar uma postura positiva ajuda a animar a equipe, que passa a batalhar pela superação.

 

6. Bom marketing pessoal

 

Cabe ao líder continuar construindo o seu marketing pessoal para conseguir influenciar e persuadir os membros de sua equipe. De nada adianta ele pregar uma teoria e, na prática, fazer outra coisa.

Com as atitudes certas, o líder torna-se capaz de unir a equipe com o objetivo de, juntos, criarem soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, motivadoras para que a crise seja superada com sucesso.

 

7. Liderança

 

O líder precisa rever suas atitudes. Será que ele está sendo mais chefe do que líder? Sua postura deve ser com foco nos resultados, assim como no bem-estar de sua equipe. Ele precisa ser aquele profissional que os demais enxergam como exemplo a ser seguido, pois é somente assim que ele consegue dividir com todos as atitudes corretas.

 

8. Controle emocional

 

A inteligência emocional é extremamente útil em tempos de crise. Adianta se descabelar ou perder o controle? Os profissionais que compõem um time refletem o comportamento de seu líder, ou seja, se o que é pregado no dia a dia é tensão, estresse e descontrole emocional, os demais repetirão essas atitudes à exaustão.

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