É possível conciliar vida profissional e pessoal?

A neurose do trabalho e o estresse que contaminam trabalhadores e gestores. São alguns dos principais fatores que impactam negativamente as relações familiares e afetivas. É preciso se atentar ao fato de que para além da vida profissional, a vida pessoal, dos afetos, precisa ser administrada de forma inteligente também.

Saber dimensionar o tempo e o empenho a ser dedicado a cada uma dessas áreas da vida é o que separa os gestores felizes dos estressados e frustrados.

Dedicar-se demais à empresa e não ter disponibilidade para a vida pessoal não parece ser postura muito sensata. Afinal, a família é a base para o sucesso profissional, pois as relações afetivas fornecem o alicerce emocional para que as nossas capacidades sejam potencializadas.

Pensando nisso, elencamos, neste artigo, dicas valiosas de como conciliar sua vida profissional e pessoal sem grandes problemas. Vamos lá!

 

Saiba delegar tarefas

 

Não seja centralizador demais, saber delegar responsabilidades é algo de suma importância para o gestor de sucesso. Entretanto, é preciso fazer isso e estar em paz com esse repasse de responsabilidades, confiando de verdade nos colaboradores.

Dessa forma, a neurose do trabalho não atingirá você na sua vida pessoal, na forma daquelas preocupações inconvenientes que insistem em sabotar seu tempo livre com a família.

 

Saiba gerir eficientemente seu tempo

 

Saber gerenciar o seu tempo é fundamental para você manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Logo, ao fazer o seu planejamento para o trabalho, defina metas e tarefas realistas, que possam ser cumpridas e que não vão te prender no escritório até tarde.

Planeje sua semana no domingo à noite, estabelecendo os horários para o trabalho, para sua folga e para sua família. Siga o plano à risca e se permita desconectar das atividades da empresa!

Programe e aproveite bem as férias

 

Para você, seus filhos e sua esposa, esse tempo é de grande importância. Por isso, programe as férias com entusiasmo, pois se trata de um período de pausa para renovar as energias para os próximos desafios.

Seja fiel a esse planejamento, curta bastante sua família, o local que vocês visitarão e fique tranquilo sabendo que as tarefas delegadas estão sendo feitas com atenção pelos colaboradores.

 

Separe a vida profissional e pessoal

 

Não seja para sua esposa e filhos aquele chato que só sabe falar de trabalho. Pense bem: o maior desafio em gerir vida pessoal e profissional é psicológico e não meramente cronológico.

Portanto, além de liberar um tempo na agenda para sua vida pessoal, é preciso que você consiga desfrutar esse tempo estando mentalmente presente. Não sufoque em preocupações da empresa.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia móvel, cloud, internet das coisas e diversas outras ferramentas modernas são a chave para automatização de processos na empresa, o que vai te liberar para atividades que realmente demandem sua atenção.

Como consequência disso, você terá mais tempo livre para sua família. Esse tempo terá mais qualidade, visto que poderá desfrutá-lo sem a sobrecarga de tantas obrigações do trabalho.

Então, entendeu como conciliar sua vida profissional e pessoal com essas dicas? Siga-nos nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro das novidades!