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Transformação Digital: porque inovar o seu modelo de negócio

Você já deve ter ouvido falar do termo “Transformação Digital” não é mesmo? Esse assunto tem se tornado cada vez mais comum entre os executivos de médias e grandes empresas, e claro, também das pequenas, pois é um objetivo de todo e qualquer negócio aumentar a sua eficiência e resultados, e a transformação digital é um caminho para alcançar isso.

Nesse artigo vamos falar sobre o que é transformação digital, e as principais formas de aplicar ao seu negócio, inclusive, inovando totalmente a forma como você atua, que é uma oportunidade que está sendo aproveitada por muitas empresas que buscam um crescimento mais acelerado e exponencial.

O que é Transformação Digital

Imagine uma empresa que não use nenhuma tecnologia na sua operação. Todos os processos são feitos manualmente, não existem softwares para controle e gestão, nem para automações de trabalhos repetitivos. E ainda, o marketing é feito através de impressos físicos, além dos documentos da empresa que são armazenados em prateleiras.

Essa com certeza é uma empresa tradicional que não aderiu em nada à transformação digital. Ou seja, é um contra exemplo de o quê significa se transformar digitalmente.Agora pense que essa empresa substituiu os documentos físicos pelos digitais, pois todos os contratos e demais informações da empresa foram armazenados na nuvem do Google Drive. Também imagine que ao invés de fazer o marketing impresso, essa empresa começou a criar campanhas de mídia na internet, usando o Google Adwords, Facebook Ads, entre outros canais.

Na área de vendas, ao invés de anotar em um bloco de pedidos, os representantes comerciais começaram a usar um CRM (Customer Relationship Manager), ou seja, um sistema para organizar e gerenciar as interações com os potenciais clientes.E até mesmo no controle de ponto dos colaboradores, ao invés de usar o tradicional cartão/folha ponto, estão aderindo à um sistema online para controlar o ponto dos funcionários na nuvem, ganhando muito mais tempo no fechamento da folha ponto.

Assim, por mais que o serviço que essa empresa presta ainda seja físico, como uma corretora de seguros por exemplo, os processos dela usam agora tecnologia para agilizar operações e manter seus dados mais acessíveis para qualquer colaborador ou gestor tomarem decisões de forma ágil.

Dessa maneira, podemos entender que a transformação digital não é apenas para empresas que nascem digitais, como empresas de software. Mas sim, para empresas tradicionais, que querem ganhar eficiência e aumentar seus resultados usando a tecnologia.

Nesse ponto de vista, qualquer empresa de qualquer tamanho pode aderir à transformação digital agora mesmo. Seja implantando uma solução de ponto online ou um sistema de controle financeiro na nuvem.

Inovação no Modelo de Negócios

Mas também é verdade que muitas empresas já vêm aderindo à transformação digital há algum tempo. Pois esse não é um tema tão recente. Desde que a internet existe, e o Google começou a permitir que as empresas divulgassem seus negócios nas buscas. É possível dizer que a transformação digital já tinha começado.

Por isso, a transformação digital pode ir muito além de apenas ganhar eficiência com processos da empresa, e se tornar uma estratégia de expansão acelerada e escalável, ou seja, uma verdadeira inovação disruptiva.

Para você entender melhor, basta pensarmos em exemplos como Uber, Airbnb, Mercado Livre, GetNinjas, entre tantos outros negócios. Que são essencialmente digitais. São empresas que apenas fazem a intermediação de negócios entre clientes e vendedores ou prestadores de serviços que tem algo a ofertar. Esse tipo de negócio se chama Marketplace, e se tornou uma forma mais escalável de expansão do que o já conhecido E-commerce.

Com isso você pode estar se perguntando: mas como um modelo de negócios digital como o Marketplace pode se aplicar à minha empresa?

Vamos imaginar uma pequena empresa de prestação de serviços de terceirização de limpeza e consertos para escritórios. Essa empresa existe há alguns anos. Tem um negócio estabilizado, usa da transformação digital para ganhar agilidade em seus processos e aumentar seus resultados no marketing. Mas agora quer crescer para outras regiões.

Ao invés de criar uma filial, ou ainda investir em um modelo de franquia da sua marca, o modelo mais simples de escalar o seu modelo de negócios para outras regiões de forma exponencial é usando a tecnologia e internet, concorda? Então nesse caso um Marketplace de Serviços se encaixa perfeitamente, pois é possível conectar escritórios que buscam serviços de limpeza e consertos com profissionais especializados em outras regiões, sem a necessidade de uma operação física da empresa naquela cidade.

Através de uma plataforma de marketplace, é possível intermediar as contratações, garantindo segurança para quem contrata, e também garantindo demanda de clientes para profissionais autônomos e pequenos empreendedores qualificados para prestar o serviço. E claro, que a sua empresa se beneficia monetizando essa conexão entre as partes, podendo crescer seu faturamento muito mais rápido.

Essa é uma inovação no modelo de negócios. Permite um crescimento exponencial comparado ao modelo tradicional de operação dessa empresa. Para crescer precisaria contratar mais pessoas e ter custos fixos altos. Mas ao invés disso, criando o seu próprio marketplace de nicho, não precisa de profissionais contratados, e sim de parceiros. Se interessou? Descubra melhor como essa estratégia funciona nesse link aqui.

Como aplicar a Transformação Digital

Bem, nesse ponto acredito que você já entendeu algumas formas de aplicar a transformação digital na sua empresa. A partir dos exemplos que falamos acima.

Mas quero deixar uma sugestão de processo de como identificar as necessidades de transformação e como aplicar na prática a melhor estratégia de transformação digital conforme o seu contexto de negócios. Segue abaixo:

  1. Diagnóstico dos Processos: para entender o quê deve ser transformado, você precisa analisar como estão sendo executados os processos de todas as áreas do seu negócio. Desse modo, recomendo que comece desde o Marketing que é a primeira ponta de contato com o cliente. Até o Pós-Venda. Quais são as etapas de cada processo, em cada área? Quem é responsável? Quais ferramentas são usadas? Quanto tempo leva para fazer determinada tarefa? Qual o resultado atual e qual o resultado esperado? Qual o resultado de um benchmark que usa tecnologia no processo? Crie um fluxograma ou documento com esse diagnóstico antes de seguir para o próximo passo.
  2. Identifique as Prioridades: com o diagnóstico em mãos, você pode identificar quais os pontos dos processos são mais críticos, ou seja, quais estão levando mais tempo para serem concluídos e poderiam ser otimizados com tecnologia. Seja porque são trabalhos repetitivos e podem ser automatizados. Ou porque tem algo que hoje você não consegue fazer por falta de pessoal. Porém, um software faria. Ou ainda, verifique se tem alguma oportunidade de negócio não aproveitada, que poderia ser tornar um novo modelo de negócios.
  3. Pesquise Benchmarks: agora que você já sabe quais as suas prioridades de otimização ou escala, pesquise outras empresas que já implantaram tecnologia nesse ponto em específico e qual o resultado que tiveram. Qual ferramenta usaram? Como foi o processo de implantação dessa ferramenta? Quais recursos foram necessários investir?
  4. Implante um Experimento: faça um teste, simples assim. Defina uma data para iniciar o teste. Um prazo de duração, como o teste seria feito, qual o critério de sucesso e quem serão os responsáveis. E depois de realizado, o experimento. Registre os aprendizados, resultados alcançados, e quais são os próximos passos com base no que coletaram de resultados. Ao invés de fazer um projeto de implantação de um CRM em toda a área de vendas, faça um teste. Pode ser por 30 ou 60 dias e com apenas 2 vendedores. Meça a performance comparando o antes e depois.
  5. Reajuste ou Avance: Com base nos resultados do teste você deve definir se vai avançar, ou seja, implantar determinada tecnologia ou novo modelo de negócios na sua empresa de forma definitiva, porque os critérios de sucesso foram atingidos. Ou então decidir que deverá reajustar. Que significa refazer o teste com alteração de alguma variável. Deve causar melhoria, visto que o critério de sucesso não foi alcançado. E esse ciclo se repete até você encontrar o modelo ideal que traz a eficiência ou crescimento desejado.

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Conclusão

Isso é transformação digital: a capacidade de implantar novas tecnologias que aumentem a eficiência ou crescimento da sua empresa. Mesmo que ela não seja essencialmente um serviço digital.

Assim, toda a empresa pode adotar a transformação digital, como vimos nesse artigo. É claro que com as prioridades do dia-a-dia, esses projetos de inovação precisam ser bem planejados, comece seguindo os passos que compartilhamos por aqui e busque sempre estar atualizado.

Leia também: Como utilizar o Digitalizar seu Controle de Ponto

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