Para manter a saúde financeira de uma empresa em dia, é necessário um bom planejamento para que os recursos sejam empregados da maneira correta. Um dos métodos que auxiliam para que a gestão financeira tenha a transparência necessária é o provisionamento.
O provisionamento nada mais é do que uma reserva de dinheiro que a empresa precisa ter para pagar algumas dívidas futuras já previstas.
O Que É Provisionamento?
Provisionamento pode ser definido como uma variação patrimonial que irá ocorrer no futuro e que irá gerar uma despesa para a empresa. A empresa precisa estar preparada para que quando essa dívida chegue, ela tenha recursos suficientes para quitá-la.
Essas provisões contábeis servem para definir o quanto a empresa deve reservar de dinheiro ou de ativos, mesmo que o valor exato da dívida ainda seja desconhecido. É necessário fazer uma previsão de quanto deve ser este custo, para que a saúde financeira da empresa não seja comprometida.
Por que Fazer o Provisionamento?
O gestor financeiro de uma empresa precisa ter transparência sobre os recursos financeiros, incluindo o fluxo de caixa. Saber quais serão os próximos gastos que a organização terá é imprescindível.
Saber o quanto uma empresa irá gastar no futuro, ajuda no planejamento de todos os outros setores. Quanto a empresa poderá investir em marketing? Quanto a empresa poderá gastar com a aquisição de novos equipamentos? Quanto a empresa poderá investir para contratar novos funcionários? Tudo isso depende do planejamento do provisionamento.
O provisionamento protege as reservas financeiras, garante a estabilidade, previne riscos desnecessários e auxilia na tomada de decisões sem comprometer o futuro da empresa.
Tendo isso como base, fica mais fácil entender que o provisionamento ajuda a empresa entender quando e quanto dinheiro sairá do caixa do negócio.
Quais São as Dívidas Que Minha Empresa Terá?
Pela lei, existem algumas obrigações que toda empresa deve cumprir, como o pagamento dos impostos, do 13º dos funcionários, rescisão do contrato, folha de pagamento, férias, entre outras. O provisionamento deve ser feito contemplando todos estes custos.
No entanto, existem também as dívidas pertinentes a cada negócio, como, por exemplo, em quanto tempo sua empresa precisará trocar os equipamentos, como máquinas, computadores, etc.?
Então é necessário que você entenda bem a atual situação da empresa e onde ela quer chegar, para que os custos dessa jornada sejam previstos.
Como Fazer A Provisão Financeira?
Se a perspectiva é que sua empresa precise trocar as máquinas daqui a 2 anos, você não precisa reservar todo o dinheiro já, ou se preparar para que lá na data específica você direcione todo o caixa do mês para a compra dos novos equipamentos. Você pode guardar um pouco de dinheiro a cada mês durante os próximos 24 meses previstos.
Agora, se a dívida que precisa ser quitada for mensal, o cálculo previsto deve levar em consideração o histórico da empresa. Se sua empresa tem uma dívida que varia a cada mês, como o consumo de energia elétrica, a provisão mensal deve considerar a média, sempre com um acréscimo, para evitar surpresas desagradáveis.
Por exemplo, se o custo médio varia entre 320 e 340 reais, provisione até 350 reais para o pagamento, afinal, vale aquela máxima de que é melhor sobrar do que faltar.
Como A Tecnologia Pode Auxiliar no Provisionamento?
Existem algumas obrigações fiscais que precisam ser consideradas quando é feita uma provisão, já que envolve notas fiscais e outras documentações.
O software de controle de ponto da Pontomais pode te auxiliar automatizando os processos e diminuindo os custos operacionais para sua empresa.
A Pontomais ajuda no controle dos prazos, na previsão dos custos futuros, tudo isso através dos relatórios de provisionamento que o sistema oferece.
Você pode usar o software de controle de ponto da Pontomais gratuitamente por 14 dias e conhecer todos os benefícios que o sistema pode oferecer.