Este artigo foi produzido pela equipe da Celero, exclusivamente para o blog da Pontomais.
O Planejamento Financeiro para uma empresa é muito mais que uma forma de evitar prejuízos ou crises financeiras.
As empresas que possuem um planejamento financeiro podem estruturar um plano de contratação de novos talentos com maior eficiência.
Isso quer dizer que o Planejamento Financeiro está ligado diretamente às decisões do setor de recursos humanos.
Assim, ao desenvolver o planejamento é necessário incluir recursos que sejam destinados a aquisição de bons profissionais e a expansão de setores.
O que é Planejamento Financeiro
Agora você vai entender o que é planejamento financeiro na prática e como ele faz parte do plano de negócios que é desenhado para uma empresa.
O planejamento financeiro nada mais é que um guia para que o objetivo principal da empresa seja colocado em prática de maneira rentável e lucrativa.
Dessa maneira, ele deve apresentar o levantamento dos saldos de todas as contas, despesas e previsões de entradas, isso inclui contratações como despesas.
Sem falar, que ele deve conter a ilustração da realidade financeira da empresa.
Isso quer dizer que o planejamento financeiro é o “médico” da sua empresa, ele vai ser o responsável por manter a saúde do caixa.
Desse modo, as metas de curto, médio e longo prazo podem ser alcançadas sem muitas surpresas ou obstáculos inesperados.
As Contratações Devem Ser Uma Meta
Quando a empresa elabora o planejamento financeiro, ela deve se preocupar em incluir nas metas a contratação de novos talentos.
Ao colocar isso como meta, as chances de realizar essas contratações são bem maiores e podem ser feitas de maneira mais assertiva e eficaz.
Para realmente conseguir planejar a aquisição dos talentos, o diálogo com os setores da empresa é fundamental.
Assim, a empresa consegue antecipar as necessidades por mão de obra qualificada e ter tempo para realizar um processo seletivo organizado.
Uma empresa que pretende crescer e se desenvolver é uma empresa que busca atrair os melhores talentos do mercado, por isso as contratações devem ser uma meta.
Como Fazer o Planejamento
Para conquistar os melhores profissionais da atualidade é necessário dinheiro, mas não é só isso que conta.
Por isso o planejamento para essas contratações é um diferencial. Uma estratégia eficaz de aquisição de talentos é construída de acordo com as necessidades da empresa.
Isso quer dizer que não é apenas recrutar, você precisa entender qual perfil de profissional melhor se encaixa com a sua empresa.
Dessa maneira, quando se existe um planejamento prévio, você já traçou o perfil das pessoas que deseja atrair para fazer parte da sua equipe.
Essa prática permite que você diminua a rotatividade das equipes da sua empresa, já que as chances de errar na contratação diminuem bastante com esse planejamento.
Quer saber mais sobre como funciona esse planejamento? Baixe gratuitamente o Planejamento Orçamentário de RH e conheça dicas e desafios que você encontrará nesse processo.
A Automação Financeira Ajuda no Planejamento
A automação financeira é o uso de tecnologia para padronizar processos operacionais e rotinas financeiras.
Isso inclui desde contas a pagar e a receber até a gestão de cobrança e análise de relatórios financeiros no ambiente online.
Nada Melhor do Que Começar Pelo Início, Não é Mesmo?
Dessa forma, fazer a gestão financeira de uma empresa não é nada fácil, qualquer momento de descuido pode gerar uma dor de cabeça inimaginável.
Sem falar que até você descobrir onde o erro aconteceu pode levar muito tempo.
E a solução até pode ser simples, mas o tempo que você vai levar para colocar tudo em ordem pode gerar muito estresse e frustração.
Se você está se perguntando onde a automação financeira entra nessa história, calma, sente que eu te explico.
O principal objetivo da automação é alinhar e padronizar processos financeiros.
E isso vai desde atividades operacionais e rotineiras com as quais você tem a pagar e a receber até a gestão de cobranças e análise de relatórios financeiros.
Todo esse processo costuma ser online, ou seja, o acesso às informações é mais rápido, objetivo e, principalmente, transparente.
Sem falar que a integração entre todos os setores da empresa pode se tornar ainda mais fácil.
Assim como toda automação, a automação financeira é misturar processos com tecnologia, o que permite que toda a sua gestão seja feita de maneira mais rápida.
Conclusão
Agora que você já entendeu como o planejamento financeiro auxilia na aquisição de novos talentos para sua empresa, é só começar a praticar isso na sua rotina.
Sem esquecer que a conquista de bons profissionais é um esforço que vale a pena e traz grandes resultados para o seu negócio.
Quer entender mais como a automação financeira ajuda nesse planejamento? É só conferir o Blog da Celero para aprender.