Uma gestão eficaz envolve, entre outras coisas, a agilidade em captar e analisar informações importantes, além de tomar decisões rápidas e precisas. Graças aos dashboards, isso é possível, com o menor risco de erro.

No post de hoje, falaremos sobre os benefícios que essa ferramenta proporciona para os gestores e os resultados da empresa. Quer saber quais são eles? É só continuar a leitura!

 

1. Processo de tomada de decisão otimizado

 

Os dashboards são painéis utilizados para centralizar informações importantes a respeito do resultado de processos. A ideia é consolidar os dados mais relevantes e resumi-los — por meio de gráficos e tabelas, por exemplo —, de forma que facilite sua compreensão e análise. Com isso, você pode visualizar, de forma bem rápida, o desempenho do seu setor.

Dessa forma, o processo de tomada de decisão se torna bem mais ágil e eficiente, visto que não é necessário gastar muito tempo avaliando uma grande quantidade de planilhas e dados que não agregam valor à solução final, por exemplo.

 

2. Acompanhamento de informações relevantes

 

Como o objetivo dos dashboards é resumir os dados de forma que eles ajudem no processo de análise e tomada de decisão, é necessário escolher melhor quais informações serão apresentadas, de forma que elas sejam úteis para quem fará a avaliação.

Ou seja, as informações mais operacionais, que são de maior interesse de um supervisor que não necessita de acompanhamento do gestor, por exemplo, não precisam ser incluídas de forma detalhada — a não ser que representem um problema mais sério que precise ser discutido e eliminado.

 

3. Os dashboards também ajudam na otimização dos recursos

 

O tempo é o recurso mais economizado na empresa quando se utiliza essa ferramenta, como explicamos nos tópicos acima. Porém, com essa otimização, também é possível notar um melhor aproveitamento de outros recursos, como a mão de obra, por exemplo, que se torna mais produtiva e eficiente.

Logo, em vez de os colaboradores dedicarem muito tempo na realização de processos e controles manuais, o tempo que seria dedicado a essas questões pode ser direcionado para tarefas mais estratégicas, que contribuam para o alcance dos resultados esperados.

 

4. Identificação e redução de riscos

 

Como os dashboards são utilizados para organizar e distribuir as informações de maneira mais organizada, essa visualização permite que tanto o gerente, quanto os demais colaboradores, possam perceber algum risco e se antecipar a ele — adotando novas estratégias que ajudem a minimizar os impactos negativos que eles possam causar, ou mesmo eliminando as possibilidades de sua ocorrência.

 

5. Construção colaborativa

 

Essa ferramenta também ajuda a estimular a participação dos colaboradores e a integração de equipes. Isso acontece em decorrência do envolvimento com os resultados dos processos, criando um clima de colaboração, que faz com que as pessoas e os times desenvolvam um senso de coletivo e atuem por objetivos em comum.

Como você pode ver, a utilização de dashboards para acompanhamento do desempenho das atividades proporciona diversos benefícios, que vão muito além da centralização das informações mais importantes para a estratégia do negócio.

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