Movidos pela vontade de crescer e se destacar em seu mercado, muitas empresas entendem o leadership como algo essencial para os negócios. Entretanto, quando olhamos para a forma que utilizam esse conceito em suas organizações, encontramos alguns problemas.
Em pesquisa da McKinsey voltada para leadership, enquanto 82% dos entrevistados entendem a importância de uma liderança com propósito; somente 42% notam a execução de práticas assertivas vinda dos líderes.
Enquanto na teoria tudo está perfeito, na prática, ainda existem dificuldades para que os líderes priorizem a liderança movida pelo relacionamento com a equipe.
Por isso, trazemos nesse artigo os pontos cruciais para uma boa liderança, os tipos de leadership e os desafios a serem enfrentados. Bora conferir?
O que é Leadership?
Leadership é, de forma resumida, uma maneira de liderar pessoas, sendo influência positiva e muitas vezes, inspiração. Sendo de forma natural ou imposta, um líder exerce papel fundamental na tomada de decisões, contribuindo diretamente para o sucesso da empresa.
É importante pontuar que ser um líder é muito mais do que uma denominação. Existem habilidades e competências necessárias para que o indivíduo em questão seja um bom líder. Falaremos mais disso ao longo do artigo.
Qual a importância do Leadership?
Um líder tem impacto direto em sua equipe. Por isso, desenvolver habilidades, criar uma relação de respeito e cumplicidade com o time, são etapas fundamentais para trazer benefícios a empresa. Tais como:
Clima organizacional acolhedor
Quando a liderança é baseada na confiança, na comunicação e no respeito mútuo, o clima organizacional tende a se tornar harmônico e receptivo.
Engajamento dos colaboradores
Com uma liderança bem estruturada e voltada para o bom relacionamento com os colaboradores, a tendência é que o engajamento do time aumente consideravelmente. Principalmente por esses sentirem-se pertencentes a organização e criarem uma ligação afetiva com a mesma, graças a boa influência da liderança.
Aumento da performance
Um líder também é responsável por identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe. Com esse ponto de atenção, os colaboradores conseguem visualizar as ações de melhoria que precisam realizar e, com isso, aumentam gradativamente sua performance.
Como ser um bom líder?
É importante, antes de qualquer coisa, compreender como se tornar um bom líder para a sua equipe. Entender quais habilidades devem ser melhoradas ou acrescentadas é essencial para se tornar um líder capaz de comandar de forma eficiente.
Em pesquisa publicada pela Growth Faculty, da Austrália, os entrevistados destacaram pontos essenciais que líderes devem ter. Segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados declaram que a empatia é a característica principal que todo líder deve ter, seguido da humildade (15%) e a capacidade de ouvir (7%).
Liderar é muito mais do que comandar. É saber ouvir, entender sua equipe, se comunicar abertamente e, acima de tudo, motivar as pessoas sem pressão. Tudo isso colabora para que os colaboradores consigam enxergar o líder como uma figura positiva e aberta ao diálogo.
Entretanto, para chegar a esse ponto, é importante que a liderança tenha qualidades específicas.
Humildade
Acima de qualquer habilidade, a humildade é o que diferencia um líder respeitado de um líder temido. Ter humildade para lidar com sua equipe e adversidades do cotidiano é o ponta pé inicial para que sua liderança seja bem vista.
Comunicação
Habilidade essencial para qualquer líder. Ser capaz de se comunicar abertamente, expor suas ideias e descrever de forma clara e objetiva o que se deseja, é super importante para garantir uma comunicação assertiva e sem ruídos.
Honestidade
É importante que a liderança possua uma conduta ética e honesta com seus colaboradores. Isso gera a confiança da equipe e o sentimento de pertencimento.
Criatividade
Nem sempre as coisas vão ocorrer como o planejado e, em muitas dessas, vão surgir problemas que necessitam de resolução imediata. Ter criatividade para tomar decisões rápidas é extremamente importante para papéis de liderança.
Flexibilidade
Com o mercado em alteração constante, ser flexível e conseguir se adaptar de forma rápida às mudanças, é essencial para que os líderes não percam timing de eventuais novidades, ou fiquem para trás em processos defasados.
Autoconfiança
É preciso que, em tempos difíceis, o líder se mostre confiante em seu trabalho e no trabalho de sua equipe. Passar tranquilidade aos colaboradores e manter a moral da equipe são tarefas cruciais e que exigem uma grande confiança da liderança.
Capacidade de delegar e definir metas
Um líder deve saber como delegar tarefas aos seus colaboradores e definir metas possíveis de ser alcançadas. Ter essa visão é essencial para liderar com segurança e assertividade.
Além dessas características, manter a positividade mediante adversidades, estar em constante busca por desenvolvimento e inovação, aperfeiçoar suas habilidades, e ser o exemplo de compromisso para a sua equipe, é o que faz um líder ser respeitado e admirado.
Quais os principais desafios do Leadership?
São muitos os desafios que englobam um cargo de liderança. Entretanto, aqui, traremos as três principais dificuldades do leadership listadas pelo especialista João Marcelo Furlan, fundador do Enora Leaders e professor do curso “Leader Launch” da Future Dojo.
Dizer não
Furlan afirma que uma das maiores dificuldades dos líderes é saber dizer não. Principalmente para aqueles começando em cargos de liderança.
É importante entender que não dá para agradar todo mundo e que é preciso ser transparente com sua equipe. Deixe claro quais são as prioridades do time e da empresa, e escute atentamente para depois esclarecer seus pontos.
Decisões a todo momento
É papel do líder tomar decisões pelo negócio. Entretanto, essa também é uma das maiores dificuldades da liderança.
Estar a todo momento tomando decisões, tentando evitar que os problemas virem uma bola de neve, sabendo que cada decisão tem um impacto direto nas pessoas da equipe, é uma tarefa extremamente complicada.
Por isso, Furlan aponta que “planejar o futuro com metas claras de curto prazo, com OKRs de três meses, ajuda a guiar as conversas e expectativas. Você estabelece uma rotina de conversas individuais com o time, fala quais são os desafios e dá feedback”.
Síndrome do impostor
Novas lideranças tendem muito a sofrer com a síndrome de impostor. Por chegarem ao cargo de liderança, muitas vezes sentem que não merecem ou não serão suficientemente competentes para o cargo.
Para evitar que isso ocorra, é preciso focar no desenvolvimento das habilidades necessárias para o cargo e se manter em constante aprendizado.
Leadership x Chefe: qual a diferença?
Podemos classificar a diferença entre líder e chefe da seguinte forma: enquanto o líder é responsável por inspirar, motivar sua equipe e tomar decisões estratégicas; o chefe enfatiza em comandar com foco nos resultados e lucros
Tipos de liderança
Existem muitas formas de liderança que podem ser seguidas. Entretanto existem três tipos predominantes, responsáveis por definir a relação entre líder e liderado. Confira!
- Liderança Autocrática: esse estilo é o menos aceito atualmente, sendo composto por uma liderança autoritária, com imposição dos ideais e decisões do líder ao grupo, sem qualquer abertura para diálogo ou questionamentos.
- Liderança Democrática: nesse estilo de liderança, o líder é responsável por estimular a participação do grupo e orientar tarefas. Aqui, o foco é uma liderança participativa, onde decisões são tomadas em conjunto, e as ideias e questão levantadas pelos colaboradores são prontamente escutadas.
- Liderança Liberal: esse estilo é marcado pela liberdade e confiança entre o líder e os colaboradores. Todos podem criar livremente e colaboram de forma conjunta, tendo liberdade em suas decisões, sem que haja interferência da liderança.
Um novo momento: e-Leadership
O e-Leadership é, nada mais, do que uma forma de liderança voltada para as especificidades da geração millennials, entendendo estratégias para se comunicar e reter profissionais da Geração Y.
Por ser uma geração mais conectada, que tem uma visão de mundo diferente do que outras gerações, é importante acompanhar a mudança que esses profissionais trazem ao mercado e as formas de consumo.
Essa nova ideia de liderança tem como principal objetivo a inspiração ao colaborador, uma maior abertura para colaborações com a equipe, além de uma grande afinidade com as novas tecnologias e tendências do mercado.
Por isso, é importante esstar em constante evolução e sempre que possível, desenvolver e aprimorar suas habilidades.