O sonho de qualquer empreendedor é ver seu negócio prosperar, se tornar sólido e duradouro. Porém, para ter uma empresa com essas características é preciso uma gestão extremamente eficiente, capaz de alcançar os objetivos definidos.

Neste sentido, a gestão de custos é fundamental para o sucesso de uma empresa, por ser um dos indicadores mais importantes. Para saber mais sobre os primeiros passos implantar essa gestão na sua empresa, venha comigo!

 

Qual a importância da gestão de custos?

 

Ela é responsável por controlar as operações financeiras da empresa, atuando desde a compra de insumos até a definição do preço de venda de seus produtos. Além disso, uma gestão de custos eficiente é capaz de facilitar a tomada de decisões estratégicas e, ainda, identificar excelentes oportunidades de investimentos.

A formação do preço de venda de seu produto é essencial para o sucesso do negócio. Um produto de excelente qualidade a baixos preços pode representar um grande prejuízo. Em contrapartida, um produto de baixa qualidade a um alto preço representará um baixo número de vendas.

A principal importância da gestão de custos está diretamente relacionada à formação do preço do produto. Além de considerar o custo de aquisição da matéria prima e o custo de mão de obra, é preciso analisar o valor agregado que o produto tem a oferecer para seus clientes.

A gestão de custos também é importante para municiar o empreendedor com as principais informações sobre o rendimento e o desempenho da empresa. Todo o controle e o planejamento de ações serão realizados mais facilmente e, também, será possível acessar informações valiosas para a definição do caminho que a empresa pretende trilhar.

 

 

Como promover uma gestão de custos eficiente?

 

Uma gestão de custos eficiente está vinculada com a disciplina. Os responsáveis por este processo devem estar sempre atentos às movimentações financeiras, registrando todas as informações e analisando os principais indicadores, buscando sempre os melhores resultados.

Quando os processos da gestão de custos não são devidamente realizados, a empresa pode ficar vulnerável, correndo riscos que podem afetar o faturamento e a produtividade da equipe.

A única maneira de certificar que a sua empresa tenha uma gestão de custos eficiente se dá pela capacidade dos profissionais. Eles devem conseguir analisar os principais procedimentos financeiros, registrando-os e, usar a interpretação dos dados para encontrar as melhores oportunidades de investimentos. Assim, a empresa apresentará um crescimento sustentável, com qualidade e prosperidade.

 

Quais são os erros mais comuns?

 

Assim como em qualquer novo processo, na operação da gestão de custos alguns erros são comumente cometidos pelos empreendedores. Para esse modelo de gestão, é essencial acompanhar de perto valor dos produtos em estoque, saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, bem como verificar o preço de custo dos produtos e o preço de venda. Descuidar desses itens é um exemplo desses erros mais comuns.

Outro exemplo relaciona-se com o sistema de ponto. Muitas empresas não costumam controlá-lo, não sabendo se os profissionais estão devidamente alocados, não mensurando sua produtividade e não tendo ciência de sua jornada de trabalho.

Não investir em novas tecnologias também é outro erro que pode ser fatal. No caso do sistema de ponto, por exemplo, é possível contar com softwares que simplificam todo o processo.

Existem tecnologias que permitem que se tenha mais tempo para a realização dos processos da gestão de pessoas e aumente o tempo de trabalho dos profissionais, devido à redução de procedimentos manuais. Além disso, são software de fácil utilização e podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar. Vale a pena, não é mesmo?

Como demonstrado, a gestão de custos é extremamente importante para que você consiga obter excelentes resultados para o seu negócio. Com processos eficientes será possível posicionar sua marca no mercado, oferecendo produtos que tenham um preço justo. Pense nisso!

Buscamos mostrar os primeiros passos para se tenha uma gestão de custo em sua empresa. Você gostou de nossas dicas? Então, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais e ajudar seus amigos?

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂