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Gestão de Capital Humano (HCM): o que é e a importância para o RH

Gerir o capital humano é a base para o crescimento da organização, afinal as pessoas são responsáveis pelo dia a dia dos negócios. Por isso, gestores e empresas de todos os ramos estão entendendo que é preciso oferecer um olhar mais cuidadoso e estratégico para o assunto.

O capital humano é o conjunto de competências, conhecimentos e habilidades dos profissionais do seu time. Esses componentes ajudam o colaborador a desempenhar suas atividades e contribuir efetivamente para os objetivos e metas do negócio.

Perceber a necessidade de cada colaborador e promover um ambiente saudável são responsabilidades da gestão e RH. Mas muitos líderes ainda não sabem como se organizar para obter o melhor da gestão de capital humano.

Se você não conhece este tipo de estratégia ou não sabe o que fazer para ter uma gestão de capital humano mais eficiente e assertiva, continue lendo.

O que é capital humano?

O capital humano diz respeito ao conhecimento acumulado pela empresa com a experiência e qualificação das pessoas que fazem parte da organização. Ou seja, é a soma dos conhecimentos, qualidades e habilidades dos profissionais, somados à capacidade de:

  • Desenvolver as atividades conforme as necessidades do projeto
  • Gerar inovação e melhoria nos processos, produtos e serviços
  • Realizar o trabalho alinhado aos objetivos e metas da empresa

O capital humano deve ser visto como um dos principais diferenciais que uma empresa pode ter. E, por ser um bem tão valioso, tem que ser tratado com responsabilidade pela gestão de pessoas, pois esse é o setor que irá criar o ambiente adequado para os profissionais desenvolverem suas habilidades.

A gestão desse capital é essencial para as empresas competitivas, pois suas ações e resultados devem ser passíveis de mensuração. Assim, o RH pode contar com resultados tangíveis e de qualidade.

Qual é a importância da gestão de capital humano?

Mesmo com tantas inovações na rotina dos negócios, a tecnologia não substitui os profissionais de carne e osso em suas tarefas. Isso prova que o capital humano é indispensável e fundamental na criação de novas formas de produzir, investir e atingir o público.

Em um mercado pautado pelo conhecimento e que depende de informações e capacidades de alto nível, a gestão de capital humano se torna prioridade, sendo considerada uma das principais medidas do planejamento estratégico.

O capital humano está relacionado ao perfil de cada pessoa, o que leva em conta as experiências e aprendizados ao longo de sua trajetória profissional. Por isso, é importante entender o posicionamento de cada um dentro do negócio, para que a empresa consiga ir mais longe, movida pelo seu time.

Para deixar o conceito mais claro: a capacidade de cada profissional é tão valiosa que pode ser pensada como algo a ser capitalizado. É nesse sentido que o papel da liderança importa tanto, pois é o que coordena tudo isso de forma inteligente.

Independente do porte do negócio ou área de atuação, ignorar a importância da gestão de capital humano pode ser prejudicial para a companhia. A longo prazo, não será possível atingir as metas esperadas e a concorrência ganhará espaço.

Investir no capital humano será positivo não só para as metas a longo prazo, mas também para as mais imediatas. Os principais benefícios na rotina de trabalho são:

  • Aumento da motivação e desempenho dos profissionais
  • Desenvolvimento natural e gradativo de novos líderes
  • Melhoria na qualidade das entregas e produtividade
  • Crescimento profissional e maior retenção de talentos
  • Comprometimento para alcançar os objetivos da empresa
  • Equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e da empresa
  • Alinhamento com a cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho

Qual é o papel do RH na gestão de capital humano?

A gestão de capital humano deve começar pelo próprio setor de RH, promovendo um ambiente de trabalho em que o profissional que cuida das pessoas se sinta reconhecido e valorizado.

Com uma gestão eficiente, o departamento pode começar a traçar estratégias de empoderamento e desenvolvimento dos seus talentos. Para otimizar esses processos, investir em tecnologia pode ser a solução para os negócios que querem um RH mais estratégico.

A gestão de capital humano precisa promover oportunidades para a geração de novos conhecimentos para os colaboradores, o que também serve de subsídio para a divulgação da marca empregadora.

A partir desse momento, o setor de RH inicia o processo de identificar, adquirir, motivar e reter os talentos. Pois, não basta somente selecionar o profissional ideal para uma vaga, embora isso também seja essencial. É preciso desenvolver suas habilidades e garantir que a pessoa esteja satisfeita e motivada naquela jornada.

Para isso, os gestores que estão ao lado desses profissionais todos os dias, devem entender que é necessário investir no seu desenvolvimento, como, por exemplo, com cursos e palestras. Assim, a empresa conquista um quadro de colaboradores mais qualificado e valorizado. Apesar de simples, esse é um dos pontos mais importantes da gestão de pessoas.

O setor de Recursos Humanos tem o papel de orientar e facilitar o processo para os líderes, mas eles também devem estar engajados em todo o processo de atração, retenção e gestão de talentos. Dessa forma, é possível superar gargalos e contar com os colaboradores que estão dispostos a participar do crescimento do negócio.

Como fazer a gestão de capital humano?

Apesar do protagonismo do RH na gestão de capital humano, a estratégia não cabe somente a esse setor. As lideranças são parte fundamental, se comprometendo com o papel de gestão, desenvolvimento e acompanhamento dos talentos dentro dos times.

Uma ação importante no processo de gestão do capital humano nas organizações é reforçar a ideia de constante aprendizado e capacitação. A liderança da empresa pode fazer isso quando:

  • Permite visitas de benchmarking externo
  • Incentiva mentorias e troca de conhecimentos entre os times
  • Fecha parcerias educacionais com descontos para os colaboradores
  • Valoriza o profissional que busca pós-graduação e novas especializações
  • Possibilita aos profissionais fazerem cursos e workshops em horário de trabalho

Existem muitas formas de incentivar os colaboradores a buscar conhecimento e se aprimorar. Uma delas é acompanhar o desempenho desse profissional, traçando o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para obter uma linha da evolução ao longo do tempo na empresa.

Tudo vai depender da criatividade e abordagem adotada pelo RH e liderança para incentivar o aprimoramento da equipe, buscando a renovação e atualização dos conhecimentos.

É importante acompanhar o desenvolvimento por meio de dados que demonstrem essa evolução dentro da respectiva função exercida pelo colaborador. Com um diagnóstico em mãos, é mais simples identificar o que há de problema e desenvolver ações de correção para serem colocadas em prática.

Confira a seguir outras dicas para potencializar sua gestão de capital humano!

4 dicas para a gestão de capital humano assertiva

Para conquistar uma gestão de capital humano assertiva, as empresas precisam construir um ambiente de constante aprendizado e capacitação, momento onde o RH e as lideranças possuem um papel importante.

Existem quatro pontos de atenção na gestão de capital humano que contribuem para o desenvolvimento dos negócios. Confira quais são:

Recrutamento e seleção de talentos

Contar com um capital humano de qualidade vem desde o momento do recrutamento e seleção de talentos. Essa é uma oportunidade importante para identificar e trazer pessoas que tenham um perfil pertinente e compatível aos valores da empresa. Além, é claro, de preencher os requisitos para exercer o cargo.

Time alinhado à estratégia de negócio

Com os objetivos estratégicos alinhados, é possível contar com times de profissionais que tenham visões e habilidades complementares, somados aos talentos individuais de cada um.

Pode ser um erro pensar que as equipes devem ser compostas somente por perfis parecidos, pois isso mantém o time em uma zona de conforto. Na realidade, pessoas com posicionamentos e capacidades diferentes se ajudam em um processo de evolução contínuo.

Plano de carreira

A motivação e engajamento dos colaboradores são primordiais. O plano de carreira deve ser feito em conjunto ao profissional e precisa dar oportunidades de desenvolvimento interno e crescimento na hierarquia da empresa.

Vale ressaltar que o plano deve ser feito com metas plausíveis e realistas, ao mesmo tempo em que é necessário promover um ambiente de bem-estar emocional, com estrutura física, tecnológica e administrativa para que o profissional consiga fazer seu trabalho da melhor forma possível.

Pontomais: completo, como um sistema de Controle de Ponto deve ser.
A Pontomais é completa, como um sistema de Controle de Ponto deve ser.

Mensuração do capital humano

As empresas já trabalham com indicadores de desempenho para analisar resultados e previsões de lucros. Para a mensuração do capital humano não seria diferente, sendo necessário criar e aplicar métricas para avaliar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores.

Nesse caso, é possível investir em soluções tecnológicas que ajudam na otimização das rotinas de RH e gestão de pessoas. Soluções como, por exemplo, um sistema de gestão de jornada de trabalho, que será capaz de automatizar tarefas manuais em uma única plataforma para colaboradores, gestores e RH.

Qual a importância do capital humano nos processos de RH?

Chegamos na sociedade do conhecimento, momento em que os talentos humanos e suas capacidades são vistos como requisitos competitivos no mercado de trabalho, principalmente aos olhos dos colaboradores.

As organizações que se preocupam com seu capital humano promovem o desejo de candidatos externos se tornarem membros da empresa e gera orgulho de pertencer a quem já está ali.

Atração de talentos

Para formar um time competente e de qualidade para desempenhar a rotina do negócio, é preciso começar pela atração e seleção de talentos. Esse é um diferencial estratégico para a saúde da organização

O primeiro passo é identificar o perfil do capital humano que a empresa precisa e depois gerenciar esses profissionais com base em suas competências. Aliado ao tipo de perfil de colaboradores, precisam ser definidas as competências organizacionais desde o planejamento estratégico, o que contribui para a coordenação do capital humano em todo o processo.

Retenção de talentos

Encontrar alternativas para desenvolver e reter os talentos do time é de extrema importância, já que estamos vivendo uma escassez de talentos no mercado. Dessa maneira, é possível valorizar as diferenças e interesses, extraindo o melhor de cada profissional.

Desenvolvimento profissional

A falta de visão sistêmica sobre o negócio por parte dos colaboradores limita gravemente a capacidade da organização de atingir suas metas e objetivos. Em um cenário com desafios cada vez maiores, essa lacuna pode ser desastrosa para os negócios.

É por meio da aprendizagem, o combustível que move organizações e pessoas, que o capital humano irá se desenvolver e atuar como disseminador da qualidade em suas ações. investir no capital humano e em seus talentos é um dos pontos mais importantes, pois contribui para a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Cultura organizacional

Assim como o conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa são estabelecidos pela forma como o negócio é conduzido, a cultura organizacional é fortalecida principalmente pela forma que gestores conduzem suas equipes.

Quando a organização caminha alinhada com a estratégia, terá colaboradores focados no que é realmente importante para todos. Mas, vale ressaltar, que isto está relacionado à maneira como a cultura é compreendida, para que seja possível se identificar e agir de maneira coerente.

Clima organizacional

A boa convivência, a criação de oportunidade para o desenvolvimento de carreira, ações de qualidade de vida, projetos de alinhamento de remuneração e desafios profissionais são importantes. Esses são apenas alguns dos quesitos imprescindíveis para se criar um clima harmonioso.

Um ambiente que promove a constante evolução dos seus colaboradores e de ações de promoção de qualidade de vida garantem a melhoria no clima organizacional, favorecendo os resultados individuais e coletivos. Afinal de contas, incentivar o bom relacionamento interpessoal é apenas um dos desafios para criar um clima de produtividade e de manutenção da motivação.

A tecnologia como aliada na gestão de capital humano

Gerir bem o capital humano é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o que seria das empresas sem as pessoas? Valorizar, capacitar e incentivar os colaboradores é a chave para alcançar o sucesso.

Para facilitar a gestão de pessoas e de jornada de trabalho, levando o seu empreendimento a um novo patamar, é fundamental investir em tecnologia. A Pontomais é um sistema completo, que leva tempo para o RH focar no que mais importa dentro dos negócios: as pessoas.

Todas as informações relacionadas à jornada de trabalho podem ser conferidas em tempo real, de qualquer lugar, pelos colaboradores, gestores e RH. Chega de tarefas manuais e burocráticas, com a Pontomais os processos são automatizados e de acordo com a legislação trabalhista.

A gestão de capital humano precisa começar de algum lugar, inserida na cultura pela diretoria, gestores e RH. Ao contar com um sistema eficaz e descomplicado, desenvolvido para auxiliar na gestão de pessoas e da jornada de trabalho, é possível evitar processos trabalhistas, agilizar demandas e focar nas pessoas.

Está na hora de alavancar negócios, desenvolver pessoas e transformar histórias. Agende uma demonstração pelo sistema Pontomais e entenda como podemos otimizar a sua rotina de RH, levando mais autonomia para gestores e colaboradores!

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