employer-branding
Índice
Índice
Employer branding: o que é e como aplicar?

O que é Employer branding e como aplicar?

Encontrar e contratar a pessoa certa é um desafio. Estudos indicam que 61% dos empregadores brasileiros têm dificuldade de contratar pessoas qualificada. Para mudar esse cenário, é necessário investir na estratégia de atração de talentos: o employer branding.

Após selecionar o candidato com as competências técnicas e comportamentais alinhadas à empresa, ainda há outro desafio: retê-lo. É preciso de outro conjunto de estratégias para que o profissional se sinta em “casa” e não tenha vontade de migrar para a concorrência.

Nos dois casos, o employer branding é uma ótima solução. Por isso, você precisa entender seu conceito e o como aplicá-lo no expediente. É o que ensinamos nos próximos tópicos!

Afinal, o que é Employer Branding?

É fácil entender esse conceito! Toda empresa tem uma marca e precisa gerenciá-la com acerto, e esse processo de gestão é chamado de “branding“. Nesse caso, a marca tem foco no público externo, por exemplo, estimulando mais compras ou atraindo novos clientes.

No entanto, com a demanda por talentos mais competentes e especializados, percebeu-se a necessidade de criar uma marca com foco nos empregados. Seu nome é employer branding.

Também chamada de “marca do empregador“, seu objetivo é transmitir uma imagem atraente da empresa e fazer com que os maiores talentos queiram trabalhar nela. De forma lúdica, a marca do empregador representa um grande ímã de pessoas acima da média.

Nesse caso, os times de RH e marketing se unem para formular uma marca que seja atraente, verdadeira e capaz de chamar a atenção dos profissionais. Ela pode ser usada tanto para atrair novos colaboradores quanto para reter os que já fazem parte do time.

Como aplicar a marca do empregador no expediente?

A questão é: como aplicar o conceito de employer branding? É preciso pensar em quem está dentro e fora da empresa, assim como criar boas táticas de marketing. Entenda adiante!

Transforme empregados em promotores

Primeiro, é preciso cuidar de quem já está dentro da empresa. Se seus atuais profissionais não estão felizes e satisfeitos, como pretende atrair mais gente talentosa? Fica difícil.

Objetive transformar os atuais empregados em promotores, isto é, pessoas leais e que promovam a empresa entre seus amigos e familiares. Isso só é feito por meio do verdadeiro investimento no bem-estar dos talentos. É preciso colocá-los em primeiro lugar.

Portanto, invista na qualidade de vida de quem já faz parte do time. Mostre o quanto eles são importantes. Como retribuição, terá gente satisfeita e comprometida com a empresa.

Construa sua página de carreiras

Em resumo, a página de carreira é um espaço web onde a empresa pode compartilhar informações sobre sua filosofia de atuação (missão, visão e valores), histórias de sucesso dos seus colaboradores, fotos do ambiente de trabalho e vagas de emprego, por exemplo.

Algumas das maiores marcas do mundo têm suas páginas de emprego, pois assim podem divulgar a felicidade dos seus atuais empregados e ainda chamar a atenção de gente talentosa. Portanto, pense nessa página como um importante meio de marketing.

Encontre um propósito grande e transformador

Qual o propósito da sua empresa? Muitos gestores podem gritar que é obter os mais altos níveis de lucro ou retorno sobre investimento. O problema é que não é isso que realmente atrais os verdadeiros talentos — nem clientes. É preciso de um propósito transformador.

Espelhe-se em algumas empresas de sucesso. A Coca-Cola, por exemplo, tem a missão de “refrescar o mundo em mente, corpo e espírito”. A fabricante de carros elétricos Tesla, por sua vez, tem por propósito “acelerar a transição do mundo para a energia sustentável“.

De igual modo, sempre vá muito além do lucro. Pense “se minha empresa não existisse, o que o mundo perderia?”. Esse pode ser o primeiro passo para arquitetar um propósito grande e transformador, bem como inspirador para atração e retenção de verdadeiros talentos.

Faça marketing com seus funcionários

O conceito de employer branding é o de marca focada nos empregados (tanto atuais quanto futuros). À vista disso, quem melhor que os próprios colaboradores para fazer o marketing?

Há uma série de táticas úteis. Por exemplo, compartilhar a história de um profissional que chegou como estagiário e agora ocupa um alto cargo, mostrando seu crescimento dentro da empresa. Faça isso por diversos canais, como redes sociais ou página de carreira.

A ideia central é compartilhar a razão pela qual a empresa é o melhor lugar para trabalhar. Faça vídeos do ambiente de trabalho, fotos e colete depoimentos, depois compartilhe.

Gerencie sua cultura organizacional

A cultura organizacional é algo grande, profundo e por vezes incompreendido. No entanto, empresas capazes de expor sua cultura também conseguem atrair profissionais mais bem alinhados. Por esse motivo, é preciso conhecer e compartilhar o DNA do empreendimento.

Por exemplo, se um profissional entende que a empresa tem uma cultura que valoriza a inovação e ele é inovador, se sentirá motivado. Ou, ainda, se há uma cultura de performance e ele é altamente dedicado, terá mais ânimo para se continuar ou se candidatar à vaga.

Busque delinear qual a sua cultura organizacional, assim você terá mais chances de atrair ou reter gente compatível com a empresa. Do contrário, terá um alto grau de desconformidade.

[rock-convert-cta id=”4476″]

Qual o papel da alta administração?

Há, por fim, a necessidade de comprometimento da alta administração. Todos os líderes, a partir do CEO, devem entender a marca empregadora como algo importante e que deve ser construído. Se não for assim, é provável que as dicas anteriores não tenham êxito.

Se um superior imediato menospreza seus subordinados, por exemplo, jamais vai conseguir transformá-los em promotores ou arquitetar um ambiente capaz de atrair talentos. Logo, o líder tem um importante papel e deve se comprometer totalmente com o employer branding.

Como você pôde observar, a construção da marca empregadora depende de um conjunto de ações. É preciso valorizar quem já faz parte do time, delinear a cultura organizacional, criar um ambiente atraente aos novos talentos e envolver cada um dos líderes nesse projeto.

Gostou do artigo e entendeu como usar o employer branding em seu favor? Então, se você quer ter acesso a outros posts como este, aproveite para nos seguir nas redes sociais e começar a acompanhar todas as nossas novidades — estamos no Facebook e no LinkedIn.

‍A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta