Índice
Índice
Aprenda a motivar sua equipe e atingir resultados

A motivação empresarial é um assunto que está sempre em destaque no mundo corporativo, já que é notório o quanto as organizações conseguem ganhar com colaboradores mais satisfeitos.

Sendo assim, a motivação das equipes é fundamental para alcançar sucesso nos negócios, já que ela ajuda a potencializar o sucesso e melhorar a eficiência dos funcionários. No entanto, nem sempre é fácil manter todo mundo motivado.

O departamento de RH precisa, constantemente, investir em novas estratégias de engajamento, caso contrário, os colaboradores vão se sentir ignorados e desanimados, e não é o que queremos.

Por isso, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para você melhorar o clima organizacional da sua empresa. Aprenda a motivar sua equipe e atingir resultados incríveis. Continue a leitura e saiba mais.

Por que é importante saber como motivar as equipes?

A motivação das equipes é o grande passo para o sucesso, pois ela trabalha de dentro para fora. Por exemplo, imagine uma empresa prestadora de serviço de manutenção industrial, que conta com colaboradores motivados e engajados. Provavelmente, o serviço prestado será melhor.

Mas, se imaginarmos um comércio em que os vendedores não estão satisfeitos, trabalham desmotivados e não têm empenho para realizar suas funções, os clientes irão sentir isso também, o que acaba prejudicando as vendas.

Ao contrário do que muita gente pensa, a motivação não é apenas um conjunto de palavras de estímulo ou treinamentos dinâmicos. É preciso ir além disso, oferecendo um ambiente propício para que os colaboradores desenvolvam suas atividades.

Por exemplo, quando um funcionário que trabalha em uma usinagem pesada em São Paulo, o qual tem suporte e aparelhos de segurança que oferece desempenho para o desenvolvimento de suas atividades, é claro que a motivação desse colaborador é bem melhor.

Sendo assim, quando falamos de motivação nas empresas, é preciso considerar:

  • A segurança do ambiente;
  • As boas condições de iluminação e higiene;
  • A capacidade e qualidade dos equipamentos;
  • A promoção de treinamentos eficientes;
  • A liderança firme e adequada;
  • A oferta de conforto, saúde e alimentação.

Fora isso, os colaboradores também querem ser reconhecidos pelos seus trabalhos. Um vendedor que conseguiu ultrapassar a meta de vendas de uma loja de móveis que vende berço que vira caminha com cômoda, por exemplo, deseja uma bonificação ou uma oportunidade de crescimento na empresa.

Por atingir a meta e até mesmo por ser uma venda bem específica, tudo isso conta para a motivação e engajamento dos colaboradores, tornando a cultura organizacional muito mais propícia para o sucesso dos negócios.

5 dicas de como motivar os colaboradores

Já que a motivação das equipes é algo imprescindível para o sucesso, e isso vale tanto para uma grande empresa quanto para o trabalho de um cirurgião plástico de confiança, é necessário adotar algumas medidas para melhorar o clima organizacional.

A seguir, separamos algumas dicas de como motivar os colaboradores e melhorar os resultados da sua empresa. Confira.

1 – Seja um líder presente

A liderança é algo que faz muita diferença na motivação das equipes. Não estamos falando daquela figura autoritária e inalcançável, como temos a imagem dos antigos chefes.

Ao contrário disso, o líder é próximo, empático e deve estar presente na vida dos colaboradores.

Um líder acessível é um verdadeiro diferencial, pois ele é capaz de acompanhar de perto o resultado dos trabalhos, bem como identificar quais são as dificuldades e os desafios de cada funcionário.

É possível ter um líder para cada departamento, por exemplo, alguém responsável por uma empresa de recepcionista terceirizada, enquanto outra pessoa fica por conta da equipe de marketing e divulgação.

Independentemente do setor, o líder deve apresentar alternativas e fazer ajustes operacionais estratégicos, ao perceber que há certas dificuldades envolvidas em determinados trabalhos.

Com isso, os colaboradores se sentem mais confiantes e amparados na empresa, algo que contribui significativamente para a motivação das equipes.

2 – Defina metas realistas e objetivas

Criar metas inalcançáveis, por mais que seja uma ambição válida, é algo que pode desmotivar os colaboradores.

Afinal de contas, elas são muito difíceis de alcançar, fazendo com que alguns funcionários sintam que o seu trabalho é em vão.

Sendo assim, é importante estabelecer metas realistas, objetivas e claras para cada equipe.

Se não, corre-se o risco de diminuir o nível de entusiasmo e até mesmo causar atrito entre os integrantes das equipes.

Nesse sentido, se a empresa visa aumentar o número de vendas, dá para começar com metas mais simples, como ampliar o interesse de pessoas interessadas em um curso de liderança, por exemplo.

Vá aumentando esse número gradativamente. Assim, os colaboradores se sentirão motivados a cumprir uma meta, pois sabem que irão conseguir alcançá-la.

3 – Dê feedbacks construtivos

Os feedbacks são extremamente importantes para todos os tipos de negócio.

Afinal de contas, é a partir dessa devolutiva que os colaboradores podem visualizar se o trabalho está sendo bem feito ou é necessário melhorar alguns pontos.

Mas, os feedbacks não devem ser vistos como sinônimos de críticas agressivas. Isso é algo extremamente prejudicial e que só gera insatisfação dos colaboradores.

O melhor é investir em feedbacks construtivos. Por exemplo, o líder pode elogiar um aluguel de salas comerciais, e ao mesmo tempo, ter sabedoria ao apontar os pontos que precisam ser melhorados.

Busque por feedbacks dos clientes e também dos próprios colaboradores. É uma maneira de visualizar o que pode ser feito para melhorar os trabalhos, bem como a própria cultura organizacional da sua empresa.

4 – Estimule a participação dos colaboradores

Uma das melhores formas de motivar os colaboradores é mostrar que eles também têm a oportunidade de participar das decisões da empresa.

Para isso, faça com que eles possam ser ouvidos e tenham oportunidades para demonstrar suas ideias.

Por vezes, um vendedor de artigos religiosos, por exemplo, pode ter uma ótima iniciativa para integrar as vendas em como vender vela em casa. Mas, para que você conheça a ação, é preciso engajar o colaborador, incentivando a sua participação.

Além disso, essa participação é uma excelente maneira de fomentar as habilidades criativas e empreendedoras dos funcionários.

Essas soft skills contribuem positivamente com o crescimento da sua empresa e são cada vez mais valorizadas no mercado.

Então, não deixe os seus colaboradores de fora de reuniões, encontros e outras atividades.

5 – Celebre as conquistas

Como vimos na parte de feedback, a devolutiva não precisa ser apenas crítica ou uma reclamação – ela também pode ser um elogio.

Em conjunto com esses elogios, lembre-se de celebrar as conquistas dos colaboradores. Até porque, as vitórias de cada funcionário representam ganhos para a empresa.

Fora que é uma maneira de valorizar as equipes. Mesmo que seja algo pequeno, a parabenização simples pode ser o suficiente para que os colaboradores se sintam motivados. O importante é reconhecer e não esquecer.

Caso os ganhos sejam significativos, dá para pensar em ações de bonificação, recompensas e crescimento profissional.

Comunicação interna: algo que faz diferença na motivação

A comunicação interna é uma das principais estratégias para motivar as equipes.

Até porque, a boa comunicação é um elemento-chave para que os colaboradores consigam realizar suas funções com clareza e objetividade

A falta de comunicação ou até mesmo ruídos nesse diálogo podem prejudicar a produtividade, além de comprometer a cultura organizacional das empresas.

Além disso, a má comunicação estimula fofocas, desentendimentos e atritos entre os colaboradores.

Por isso, a comunicação interna é algo extremamente necessário para qualquer tipo de organização.

Um exemplo é a relação entre a equipe de marketing e de vendas. A comunicação entre esses times é imprescindível para orientar os clientes, além de propor ações mais integradas, que contribuem para a motivação e sucesso das iniciativas.

Sendo assim, as empresas devem estimular o compartilhamento de informações e oferecer canais bem estruturados de comunicação. Isso ajudará os colaboradores a rastrear as tarefas e etapas dos processos, orientando melhor as ações.

Hoje em dia, a tecnologia pode ajudar bastante na comunicação interna. A empresa pode incorporar um CRM (Customer Relationship Manager) para centralizar as informações sobre os clientes.

Além disso, é possível implementar softwares de comunicação interna para gerenciamento de tarefas. Isso facilita a delegação das atividades e contribui com a melhor produtividade das equipes.

Conclusão

A motivação empresarial é algo imprescindível para toda organização, independentemente do segmento.

Afinal de contas, é com melhor empenho dos colaboradores que a empresa é capaz de crescer, trabalhando de dentro para fora.

Ao longo deste artigo, vimos algumas dicas de ações que podem melhorar a motivação e contribuir com o clima organizacional.

No entanto, vale dizer que as iniciativas não devem se restringir a esses exemplos, indo além, conforme os interesses de cada empresa.

O importante é proporcionar um ambiente confortável para os seus colaboradores. Com isso, pode ter certeza que o seu negócio irá crescer e se destacar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta