Índice
Índice
Afinal, o que é Workflow e por que devo usar?

Nenhuma empresa foi criada com o objetivo de faturar pouco ou mesmo fracassar, não é verdade? Todas querem alcançar o sucesso! O fato é que ele não acontece do dia para a noite e exige, antes de qualquer coisa, uma gestão empresarial de qualidade. Nesse contexto, você sabe o que é workflow e a sua importância?

Workflow é um termo em inglês que significa fluxo de trabalho, ou seja, o modo como os processos são realizados na sua empresa — da rotina administrativa até o pós-venda. O mapeamento desses processos é essencial para o sucesso de uma organização, pois garante que o trabalho seja realizado com fluidez e com o mínimo de gargalos.

Vamos falar mais sobre esse tal workflow? Continue a leitura e saiba por que deve usá-lo em sua empresa.

Agiliza o gerenciamento das tarefas

Processos bem desenhados e padronizados são cumpridos com mais rapidez e precisão. Isso torna ágil o gerenciamento de tarefas, pois os funcionários seguem as instruções que foram repassadas para o cumprimento de suas responsabilidades.

Esse gerenciamento pode ser feito por meio de ferramentas online, tornando digital o acompanhamento do workflow.

Oferece fluidez no andamento das tarefas

A definição do workflow define com clareza todas as tarefas que cada um dos funcionários deve executar, como se fosse uma linha de produção.

Isso oferece fluidez no andamento das atividades, bem como a diminuição do tempo gasto na execução delas. Desse modo, novos projetos podem ser criados ou antecipados.

Otimiza os produtos e serviços entregues aos clientes

Os clientes também percebem o resultado de um workflow bem implementado, pois notam que os produtos e serviços são entregues em menos tempo e com mais qualidade. Como benefício, destacamos a melhora da experiência de compra deles, algo muito importante na atualidade, uma vez que serve para a sua empresa como diferencial competitivo.

Reduz a quantidade de erros e etapas desnecessárias

É como fazer um bolo utilizando uma receita: se você segue corretamente cada passo, as chances de errar são menores. Sendo assim, o workflow ajuda a reduzir a quantidade de erros e eliminar etapas desnecessárias, aquelas consideradas como gargalos na produção.

Simplifica a comunicação interna

A falta e a falha de comunicação dentro de uma empresa são os dois problemas que mais prejudicam o seu desempenho. Informações desencontradas levam ao erro, tornando a rotina confusa e, em muitos casos, estressante.

Isso tira o foco dos colaboradores porque todo o esforço feito esbarra sempre nos mesmos problemas.

Diminui o volume de gastos

Diante dos benefícios apresentados até aqui, podemos concluir que eles resultam em uma diminuição do volume de gastos na empresa. Eliminando processos desnecessários e obtendo maior produtividade da equipe, a sua empresa passa fazer mais com menos recursos humanos e materiais.

Agora que você sabe o que é workflow e quais são os seus benefícios, enxergue-o como um mecanismo que ajuda o seu negócio a crescer e se tornar mais competitivo no mercado, evitando erros e problemas.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta