Melhore seus resultados colocando os indicadores em primeiro lugar
Pensando nas constantes adaptações e transformações que os anos trazem, é fundamental estar de olho no futuro e no crescimento.
A área de Recursos Humanos está assumindo novos desafios e se ressignificando: não é mais considerado um departamento de custos, é responsável por trazer retorno para o negócio.
Para que o setor atue de forma estratégica, precisa fazer parte dos planos do negócio, entendendo como ele funciona em um panorama mais complexo. Ou seja, em vez de apenas administrar etapas burocráticas, cuida das pessoas e da organização.
O RH passa a agir orientado de dentro para fora. Com base nos dados gerados a partir das pessoas, é possível estruturar o caminho mais lógico fundamentado na estrutura organizacional.
O capital humano é um dos principais diferenciais entre as empresas, uma força geradora de lucros por si só.
Não importa se a organização está bem estabelecida ou começando a escalar e crescer agora, uma equipe de sucesso ajuda a atrair novos negócios, aumentar a retenção e expandir a base de clientes.
Por isso a importância de acompanhar de perto os indicadores relacionados às pessoas. Dessa forma, é possível entender o cenário atual e traçar um plano de ação a partir das informações coletadas.
Este consultor é feito justamente para isso! Tenha na palma da sua mão um local para analisar os dados sempre que precisar. Vamos lá?
A taxa de rotatividade é responsável por medir o número de colaboradores que saem da organização durante um período – normalmente de um ano
previstas no período
previsto no período
previstas no período
Sua taxa de turnover no período é de:
O índice de ausências é medido a partir das faltas, justificadas ou não, atrasos e licenças médicas. Os valores são extraídos de forma semanal, quinzenal ou mensal.
Número de dias úteis
no período
Número de dias que o profissional esteve ausente no período
Sua taxa de absenteísmo no período é de:
Mede a satisfação dos colaboradores com a empresa. O índice é calculado a partir dos resultados de uma pesquisa objetiva.
Pergunte a seus colaboradores: “Em uma nota de 0 a 10, quanto você indicaria a [nome da empresa] para um amigo ou familiar trabalhar?”
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A taxa de eficiência das estratégias de engajamento para os colaboradores. Assim, é possível diagnosticar quantos talentos a empresa perdeu em um determinado período.
Número total de talentos no
período
Sua taxa de retenção de talentos no período é de:
O indicador oferece mais proatividade, podendo organizar a quantidade de vagas que serão abertas com total visibilidade.
Lembre-se que é necessário alinhar o que seria o fechamento: se é o momento da admissão, o aceite do gestor da vaga ou o primeiro dia de trabalho, por exemplo.
Número de dias gastos até o preenchimento da vaga
Número de vagas que estavam abertas
no período
Sua taxa de tempo de fechamento de vaga é:
Mede a efetividade dos processos seletivos e da atração de candidatos. Com ele, o setor pode descobrir que o atraso está ligado a falhas no processo, por exemplo.
Total de vagas definidas para o período
Total de vagas fechadas no prazo definido
Sua taxa de tempo de fechamento de vagas no prazo é de:
Indicador responsável por observar os motivos que impediram promoções que, de início, pareciam viáveis.
É calculada a partir do plano de desenvolvimento individual (PDI) definido por cada colaborador.
Número de colaboradores em zona de promoção
Número de colaboradores promovidos no período
Sua taxa de promoção no período é de:
Para reter talentos na organização, é preciso avaliar se a oferta de benefícios está adequada para que as pessoas queiram permanecer.
Se a remuneração da sua empresa for igual ou superior ao que está no mercado, ótimo. Se for inferior, é recomendado rever a política salarial.
Salário bruto oferecido pela sua
empresa para a vaga
Média salarial que o mercado oferece
para a vaga
Sua taxa de competitividade salarial para esta vaga é de:
Para reter talentos na organização, é preciso avaliar se a oferta de benefícios está adequada para que as pessoas queiram permanecer.
Para crescer, as empresas devem oferecer experiências e processos satisfatórios, mas não é fácil. A tecnologia é aliada nesse processo, tornando o dia a dia mais dinâmico. Conheça as ferramentas ideais para garantir uma rotina de gestão mais prática e eficiente.
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