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Qual a importância da pesquisa de satisfação interna para as empresas?

Para motivar colaboradores e aumentar a produtividade, a aplicação de pesquisas de satisfação interna é a melhor opção. Sabe por quê?

Elas entregam dados cruciais sobre a opinião que os colaboradores têm em relação à gestão, comunicação, ambiente de trabalho. E quando os resultados são aplicados estrategicamente, eles podem alavancar o crescimento da empresa.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância, o impacto do uso e quais os benefícios que os dados da pesquisa de satisfação interna trazem para empresa.

O que é pesquisa de satisfação?

Pesquisas de satisfação podem ser aplicadas internamente e externamente, elas servem para medir o nível de satisfação e entender a percepção que os clientes têm em relação a uma empresa, seus produtos ou serviços.

Essa ferramenta é extremamente importante para conhecer os clientes, identificar falhas e pontos de melhoria. A pesquisa de satisfação interna difere em alguns aspectos em relação a pesquisa feita com clientes.

Qual a diferença entre pesquisa de satisfação interna e externa?

Dentro de uma empresa os colaboradores têm um ponto de vista completamente diferente dos clientes, portanto ambos têm diferenciais nas estratégias de criação, aplicação e mensuração dos resultados.

O uso da métrica NPS tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação dos consumidores de qualquer empresa, de qualquer porte, essa metodologia foi desenvolvida pelo especialista Fred Reichheld, e depois adotada pela consultoria Bain & Company.

Sua aplicação consiste na pergunta “De 0 a 10, qual a chance de você recomendar nossa empresa, produto ou serviço a um amigo?”, seu uso é muito comum na pesquisa externa, já para a pesquisa interna aplicada pelo RH é utilizado o eNPS.

Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma métrica e ferramenta nascida no Marketing, adaptada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários.

Sua aplicação consiste na pergunta “Em uma escala de 0 à 10, o quanto você recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho?”, usada para entender se os colaboradores se sentem engajados o suficiente para recomendar a empresa para pessoas do seu círculo pessoal, social e profissional.

Existem outros pontos para analisar antes de definir a pesquisa que será aplicada, continue a leitura para descobrir como fazer uma pesquisa de satisfação interna!

Como fazer uma pesquisa de satisfação interna

Primeiramente, a pesquisa deve ser feita com base num cenário futuro, visando o que pretende aprimorar no ambiente de trabalho, e quais ações podem ser tomadas através dos resultados gerados.

Antes de disponibilizar para os colaboradores, avise-os e explique o motivo da aplicação, deixe em evidência que as respostas serão anônimas e é essencial que respondam com sinceridade, pois através dos dados coletados a empresa irá implementar melhorias.

Essas pesquisas podem ser feitas através de questionários, e-mails ou até mesmo Totens de Pesquisa.

A importância da pesquisa interna

Para entender como está a relação da sua empresa com os funcionários é preciso estar próximo e criar uma relação de confiança.

É nesse momento que a pesquisa interna se torna necessária, pois sua finalidade é saber o que os funcionários pensam a respeito da empresa, facilitando assim o planejamento de estratégias de melhorias nos processos.

Porém, a pesquisa vai além, trazendo informações do que pode ser melhorado no ambiente de trabalho e ainda tem o poder de dar voz aos colaboradores, demonstrando que a organização se importa com eles e deseja melhorar os processos.

Através da aplicação da pesquisa interna, seus dados são tão valiosos que servem também para:

  • Identificar colaboradores insatisfeitos e os motivos da insatisfação;
  • Identificar conflitos de interesses;
  • Aplicar melhorias em relação a falhas na comunicação;
  • Aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo;
  • Definir metas para o RH através de problemas reais;

Quando definida e direcionada corretamente, uma pesquisa organizacional também tem o poder de ajudar avaliar resultados capazes de contribuir na definição de metas futuras e traz inúmeros benefícios.

Benefícios da aplicação de uma pesquisa de satisfação em uma empresa

Sendo uma ótima oportunidade para se aproximar e ouvir a opinião do colaborador, essa metodologia também faz com que se sintam pertencentes a empresa. Seus benefícios vão desde a melhoria nos índices de satisfação até aumento do ROI da empresa.

Listamos alguns desses benefícios abaixo:

Diminui a rotatividade

Uma alta rotatividade impacta diretamente nos cofres da empresa, devido a necessidade de arcar com rescisões de contrato, busca por novos colaboradores e treinamento. Assim, todo o investimento será perdido e quando a taxa de rotatividade é alta, impacta até na visão que o mercado tem sobre a empresa.

Por meio da aplicação das pesquisas de satisfação interna, o setor de RH consegue prever o cenário e implementar melhorias no clima organizacional.

Ajuda o RH a ter uma visão mais ampla e assertiva

Outro ponto importante é manter a cultura organizacional alinhada, para isso o RH precisa ter uma visão ampla e ativa, para conseguir mapear corretamente o funcionamento da empresa, assim priorizando ações que exigem certa prioridade e serão desenvolvidas pelo setor em busca de manter a cultura alinhada.

Aumenta a produtividade e reduzir o absenteísmo

Faltas e atrasos fazem parte da rotina da sua empresa? Então algo está errado, funcionários costumam se sentir insatisfeitos quando lidam com clima organizacional negativo, falta de estímulo e comunicação autoritária com colegas de trabalho e lideranças. E, nesse momento, o disparo da pesquisa pode ser o fator decisivo.

Pois, assim o RH escuta verdadeiramente as insatisfações, motivos e aplica melhorias no ambiente de trabalho.

Quais tipos de dados podem oferecer à empresa?

Colaboradores satisfeitos tendem a recomendar, falar bem e se orgulhar do local onde trabalham, e isso só acontece quando a empresa os escuta verdadeiramente.

Um bom clima organizacional, uma cultura fortalecida e colaboradores felizes podem ser frutos das ações implementadas através dos dados retirados de pesquisa de satisfação interna.

Os dados oferecidos pelas pesquisas podem ser sobre o clima, a comunicação, gestão e até mesmo sobre o ambiente de trabalho, mas é claro que dados sozinhos não trazem resultados. A gestão precisa tomar as medidas necessárias para que as mudanças ocorram.

O momento certo para aplicar a pesquisa interna

A partir do momento que notar insatisfações, faltas e desmotivação na empresa, esse é o momento ideal para aplicar a pesquisa interna.

Quando bem aplicado, esse método pode garantir vantagem competitiva no mercado. E a periodicidade da sua aplicação vai depender da estratégia e objetivo estabelecido, podendo variar entre envio mensal, trimestral ou anual.

É muito importante sempre enviar feedbacks de agradecimento aos colaboradores após a aplicação, assim eles se sentem pertencentes, estarão engajados em responder as próximas e facilita o entendimento das medidas que serão tomadas.

A forma de aplicação também pode influenciar nos resultados, apenas enviar um formulário ou disponibilizar uma caixa de sugestões com perguntas pode não trazer os insumos necessários.

Mas neste momento você pode contar com a Solvis, nós temos diferentes tipos de soluções em pesquisa e juntos podemos definir a ideal para sua empresa, assim você escuta verdadeiramente o seu cliente interno com segurança, pois enviamos os relatórios completos e em tempo real, agilizando sua tomada de decisão.

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Este artigo foi produzido pela equipe da Solvis para o blog da Pontomais.

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