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Gerenciamento e manutenção de OKR’s gerais da empresa

OKRs são um sistema de metas coletivas e individuais que convergem para as metas globais da organização. Entre as principais diferenças para as metas tradicionais, destaca-se o fato de que os ciclos de monitoramento são mais curtos (entre 1 e 6 meses em vez de ciclos anuais), são mais transparentes (toda a empresa tem a oportunidade de verificar as OKRs de times e colegas), além de serem menos ligadas à remuneração.

Neste material, elaborado por nós (Qulture.Rocks), explicamos um pouco mais como deve ser a implementação da metodologia, além de apresentar dicas para o gerenciamento e manutenção da estratégia.

Continue a leitura e saiba mais!

Como implementar OKRs na empresa?

Confira algumas dicas para implementar OKRs na empresa e se destaque com essa metodologia!

Adapte a metodologia para as necessidades do negócio

Quando utilizamos OKRs, estamos lidando com uma metodologia que conta com diversas características próprias. Porém, o modo como foi implementada em uma empresa não deve ser replicado de forma idêntica em outra — é preciso adaptá-la de acordo com as necessidades do negócio.

Implemente a metodologia por etapas

Para que o processo de implementação traga bons resultados para o negócio, o ideal é que seja implementada por etapas. Exemplo: aplique a metodologia em um time como um projeto-piloto. Estude quais foram os pontos positivos dessa implementação e o que pode ser aperfeiçoado. Quando esses tópicos estiverem alinhados, é possível ampliar para as outras áreas, de acordo com os aprendizados obtidos.

Defina ciclos curtos

É importante, ainda, que haja uma definição de ciclos curtos. Conforme mencionamos, esse é um diferencial do uso dos OKRs. Ao adotar períodos entre 1 e 6 meses, existe a oportunidade de aperfeiçoar a estratégia para alcançar os resultados de 1 ano — aumentando as oportunidades de o negócio alcançar o que foi almejado no planejamento estratégico.

Tenha líderes e embaixadores

Independentemente de qual seja a estratégia adotada pelo negócio, é importante contar com líder e embaixadores para disseminar essa ideia na organização. No caso das OKRs, não é diferente. Essas pessoas serão responsáveis por estudar a fundo sobre a metodologia, transmitir esse conhecimento para o restante da equipe e comandar todo o processo — de modo que os resultados sejam sentidos pela empresa.

Esses colaboradores ainda vão garantir que a implementação seja correta, analisando continuamente as etapas.

Comece pelas OKRs da empresa

Uma dúvida comum no momento de implementar OKRs está no entendimento de qual deve ser a etapa inicial. O primeiro passo deve ser a definição das OKRs da empresa. Conforme vimos, a metodologia é um conjunto de metas individuais e coletivas que convergem para as metas globais.

Nesse sentido, se a organização não tiver um objetivo macro, consequentemente não existe possibilidade de times e colaboradores definirem as suas metas.

Caminhe para as OKRs das áreas

Nessa etapa na definição das OKRs, existe a necessidade de ter prudência. Se a empresa define um grande número de metas, o efeito pode ser negativo: as pessoas ficarão desmotivadas por não alcançarem o que foi estipulado — o que sobrecarregaria os colaboradores.

Além disso, recomendamos iniciar com metas mais simples — assim, cada pessoa pode entender como pode contribuir para a organização e acompanhar a sua evolução, o que permite um melhor entendimento da metodologia.

Como realizar o gerenciamento e a manutenção das OKRs?

Com o objetivo de realizar a manutenção e o gerenciamento das OKRs, recomendamos as reuniões de acompanhamento que devem ser feitas por todo o time. Existe a necessidade que a empresa realize uma cultura de aprendizagem em relação às metas. Entenda: não há problema na OKR não alcançar o resultado almejado. Mas as pessoas não podem ter medo de trazer essas “más notícias” — todo o time contribuirá para trazer insights que possam ser aplicados para promover resultados mais efetivos.

O que pode ser discutido nessas reuniões? Confira algumas hipóteses!

Ações foram executadas de acordo com o plano, mas a meta não foi cumprida

Nesse caso, os donos das OKRs realizaram as ações de acordo com o plano previsto. Porém, o resultado não foi atingido. Existem algumas hipóteses que leva a esse ponto: o plano estava errado ou uma nova variável afetou o problema. Dessa forma, a equipe deve avaliar por que o plano estava errado e corrigi-lo para o próximo ciclo.

Existe a possibilidade, ainda, de não ter dado tempo para o resultado ser alcançado. O ideal é entender as particularidades da OKR para chegar a um consenso dos motivos que levaram a meta não ser alcançada.

Ações não foram executadas e a meta não foi cumprida

Aqui, as pessoas devem entender por que a meta não foi cumprida. Foram fatores externos ou internos que impediram? Quais aspectos não foram neutralizados durante a execução?

Ações executadas e metas atingidas

Não é porque o plano foi executado de acordo com o previsto e as metas alcançadas que a OKR não deve ser discutida. Se essa for uma meta que vai continuar para o próximo ciclo, por exemplo, deve haver o entendimento de como garantir que os resultados permaneçam nesse patamar ou até mesmo sejam aperfeiçoados.

Além disso, existem os riscos de haver sazonalidade que impactou positivamente o número — todas essas variáveis devem ser discutidas.

Ações não foram executadas, mas as metas foram atingidas

Aqui, é preciso entender o que motivou as metas a serem alcançadas. O plano de ação realmente estava correto? Teve alguma variável durante esse ciclo que possibilitou alcançar esses indicadores? Nesse aspecto, dificilmente foi um esforço consciente para chegar ao resultado.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a metodologia OKR, o planejamento para a implementação e como devem ser as reuniões de manutenção e gerenciamento. Conforme vimos, essa metodologia contribui para ampliar o sentimento de pertencimento da equipe, uma vez que há transparência na execução e monitoramento, bem como há o entendimento de como cada OKR se alinha com os objetivos globais do negócio.

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