A preocupação com o bem-estar dos colaboradores deve ser uma questão de máxima importância em qualquer empresa, não é verdade? Afinal, este assunto afeta a rotina dos trabalhadores, que, é claro, desejam se sentir sempre seguros e confortáveis.

Além disso, sua empresa também desempenha um papel social. Ela deve mostrar que realmente se preocupa com o ser humano e mostrar que faz o que pode para garantir um bom ambiente de trabalho para os profissionais que tanto se esforçam.

É por isso que eventos como o SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), são muito importantes em qualquer tipo de empresa, incluindo na sua. Afinal, essa é uma grande oportunidade para mostrarmos a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

No post de hoje, resolvemos mostrar o que é SIPAT e porque ela é tão importante para as organizações. Dá uma olhada!

 

 

Afinal, o que é SIPAT?

 

Calma, apesar da sigla lembrar algo que veio direto de uma repartição pública, na verdade é algo muito mais simples.

SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma das atividades que devem acontecer todo ano nas empresas, e deve ser organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), um pequeno grupo que existe na empresa para cuidar de prevenção de acidentes.

A previsão dessa obrigatoriedade da SIPAT pode ser encontrada na NR-5 (Norma Regulamentadora), uma norma que cuida exatamente de todos estes assuntos relacionados à segurança no trabalho.

Para realizar um bom evento de acordo com as normas, você deve se preparar, é claro. Afinal, esse é um momento muito importante para trabalhar na conscientização da prevenção de acidentes, engajando colaboradores e gestores, certo?

 

Quais são os objetivos da SIPAT?

 

Não, não é algo que vem de uma repartição pública, mas também não é um evento festivo. Na verdade, a coisa mais importante de uma SIPAT é passar informações a respeito da prevenção de acidentes. Mas vou te contar: claro que a melhor forma de se fazer isso é trabalhar com um clima leve e lúdico!

Por isso, pode ser muito interessante que você busque a ajuda de especialistas para realizar a SIPAT. Eles vão saber direitinho como passar as informações para os seus colaboradores, falando a mesma língua que eles. Para isso, basta você se planejar com antecedência!

 

Como e quando realizar a SIPAT?

 

Falamos um pouco sobre a CIPA, lembra? Uma SIPAT deve ser realizada sempre que a empresa tiver essa comissão especial para prevenção de acidentes. E quando ela é obrigada a ter? Bom, de acordo com aquela NR-5 que já vimos, o comitê deve ser reunido sempre que a empresa tiver profissional registrado pela CLT. Simples, não?

Sobre a data, não existe nada muito claro sobre isso. Na verdade, o que essas normas esperam é apenas que a empresa realize a SIPAT, e registre todo o evento direitinho. Por isso, a própria CIPA, junto com o empresário, pode decidir qual é a melhor data para que esse evento tão importante aconteça.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂