Atualmente, é importante saber como reduzir custos de pequenas empresas, pois assim é possível construir um negócio mais lucrativo e bem-sucedido. Do mesmo modo que existem custos essenciais ao funcionamento diário, há outros não estratégicos que podem ser mitigados ou eliminados de vez. A grande questão é: quais são?

Primeiro, o gestor deve entender que nenhum custo é tão pequeno que não mereça ser analisado. Do material de limpeza até o aluguel do ponto comercial, tudo deve ser considerado. Assim, é provável que o gestor tenha mais acerto ao definir quais gastos devem ser reduzidos. Entenda mais com as próximas dicas!

Reduza os custos não estratégicos

Bob Fifer é economista e escritor do livro Dobre seus lucros, referência mundial em gestão do lucro. Seu conselho para reduzir custos é muito simples: dividi-los em estratégicos e não estratégicos, depois se esforçar ao máximo para reduzir esse segundo tipo.

Para ficar claro, o custo estratégico é aquele capaz de gerar novos negócios ou aumentar a produtividade da empresa, como o marketing ou a aquisição de tecnologia de ponta. Por sua vez, o outro tipo representa itens necessários ao funcionamento do negócio, como os impostos, mas que não geram retorno financeiro.

Conheça o DRE da sua empresa

Há uma enorme quantidade de donos ou gestores de pequenas empresas que nunca pararam para analisar o Demonstrativo de Resultados do Exercício — DRE. Basicamente, ele é uma espécie de balanço financeiro no qual está descrito resumidamente os principais custos com vendas, folha de pagamento, operações etc.

Acione o setor contábil e solicite o DRE dos últimos 6 meses. Feito isso, analise todos os itens e avalie no que é possível economizar dinheiro. Se o custo com produtos e serviços de venda está alto demais, por exemplo, é hora de ligar para o fornecedor e solicitar descontos nas próximas compras.

 

 

Estabeleça um teto para os gastos mensais

Muitos dos custos de pequenas empresas só existem por falta de um teto de gastos. Os líderes de equipes e setores fazem requisições de materiais com pouca preocupação com o orçamento final. Afinal de contas, não há um limite bem estabelecido. Isso deve mudar com urgência!

Com base na lista de custos estratégicos e no DRE, estabeleça (mesmo que de forma arbitrária) um orçamento para todo o negócio. Depois, avise a cada líder que ele deve adequar sua equipe ao teto definido. Também crie outras barreiras aos gastos, como requisições. Assim, os profissionais só gastarão quando realmente for necessário.

Aumente a eficiência operacional no trabalho

A falta de eficiência operacional é uma das maiores fontes de custo à empresa, mas dificilmente percebida. Ao entrevistar mais de 38 mil profissionais de 200 países, a Microsoft descobriu que cerca de 17 horas semanais são improdutivas no expediente — ou seja, um pouco mais que dois dias inteiros de trabalho.

Para monitorar assiduidade, produtividade e eficiência dos funcionários talentosos, é preciso contar com a tecnologia. Modernos sistemas de ponto eletrônico, por exemplo, permitem que os profissionais registem seus horários mesmo quando em viagem. Além disso, facilitam o monitoramento e a análise dos indicadores pelo RH.

Por fim, há várias formas de reduzir custos de pequenas empresas sem causar “dor”. Comece renegociando com os fornecedores e cortando os custos não estratégicos existentes. Ao mesmo tempo, aumente a eficiência operacional com a ajuda de tecnologia de ponta e estabeleça um teto de gastos que garanta o lucro mensal.

Agora que você está por dentro do assunto e sabe como mitigar custos, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer uma solução que pode aumentar a eficiência e o acerto da sua empresa. Vamos lá!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂