Fazer a gestão de funcionários externos não é uma missão tão simples, afinal, existem muitas barreiras que precisam ser quebradas para que se alcance ótimos resultados. Além da distância física, é preciso entender os colaboradores, oferecer recompensas adequadas e saber motivá-los.

Há uma série de dicas que podem ser implementadas para melhorar essa gestão. É preciso adotar novos canais de comunicação, ter metas e indicadores claros e manter o controle do ponto online, por exemplo. Dessa maneira, excelentes resultados serão atingidos.

Pensando nisso, criamos este artigo para você. Conheça, neste post, 5 dicas para tornar a gestão de funcionários externos mais eficiente em sua empresa. Boa leitura!

 

1. Estabeleça adequados canais de comunicação

 

Comunicar-se com o time externo demanda novas ferramentas. Não adianta usar os tradicionais murais de recados, a TV corporativa ou o e-mail. Sendo assim, é preciso repensar o fluxo do diálogo, buscando implementar ferramentas eficazes à comunicação.

Um ótimo exemplo são as redes sociais corporativas, como grupos privados no Facebook. Outra possibilidade é a utilização de aplicativos mobile, como o Trello, que é gratuito para a adesão. Dessa maneira, é possível manter todos conectados e devidamente informados.

 

 

2. Defina metas realistas e desafiadoras

 

Com funcionários externos, não é possível acompanhar o desempenho ao longo do dia a dia. Por outro lado, é possível estabelecer metas desafiadoras e monitorar aqueles que entregam os melhores resultados. Desse modo, é indispensável definir e disseminar metas SMART.

Esse é um acrônimo de 5 palavras do inglês. Segundo esse padrão, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e com o tempo bem definido.

 

3. Realize reuniões com periodicidade

 

A distância não impede que reuniões sejam feitas com o time, afinal, há uma série de ferramentas que facilitam essa prática. Se não é possível agrupar a equipe presencialmente, faça isso com a ajuda de programas de videoconferências — como o Skype ou o Hangouts.

A reunião online não é muito diferente da tradicional, só é preciso ter um pouco mais de paciência. Por problemas de conexão, é provável que alguns profissionais tenham dificuldades em entender o que é dito, sendo necessário repetir alguns pontos uma ou mais vezes.

 

4. Gere feedback com base nos indicadores

 

Como não se tem a vivência diária com os funcionários externos, é um pouco mais complexo gerarfeedbacks. Não é possível dizer, por exemplo, se a forma como realizam as suas tarefas diárias ou gerenciam o seu tempo está adequada.

Sendo assim, para oferecer bons feedbacks, é preciso conhecer os indicadores de desempenho desses profissionais. Qual a taxa de conversão de vendas? De clientes satisfeitos? De assiduidade ao trabalho? Monitore e gere feedback com base nos indicadores.

 

5. Realize o controle de ponto online

 

Não é possível controlar a jornada de trabalho dos funcionários externos de maneira tradicional, isto é, eles não precisam entrar e sair da empresa. Por essa razão, é preciso contar com uma plataforma que permita o registro do ponto e da jornada de trabalho de modo online.

Uma boa plataforma, além de permitir o registro de entrada e saída por meio do smartphone ou do tablet, também facilita o monitoramento dos indicadores de desempenho. É possível monitorar a assiduidade e extrair e gerenciar relatórios de pontos tradicionais.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Ao aplicar essas dicas, será possível tornar a gestão de funcionários externos mais eficiente, beneficiando toda a organização. Assim, será viável construir um negócio mais próspero, longevo e bem-sucedido no mercado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso artigo e entenda “A mudança na jornada de trabalho com a reforma trabalhista”. Vamos lá!

 

 

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