Tipos de escala da CLT: Saiba quais são permitidas

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê diferentes tipos de escala de trabalho. Cada empreendedor organiza a jornada de trabalho dos seus colaboradores na empresa de acordo à necessidade do negócio.

 

Por sua vez, a jornada de trabalho está relacionada ao número de horas (por dia ou por semana) em que o funcionário deve estar disponível para trabalhar. Assim, essa jornada precisa ser registrada pelo contrato de trabalho e assinada pelo empregado e pelo empregador.

 

Que tal conhecer os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT? Além disso, também mostramos como fazer o controle efetivo da jornada! Continue a leitura e descubra!

 

Baixe pontomais 2019

Escala 5×1

 

Nessa escala o colaborador trabalha 5 dias e tem 1 de folga, sendo que ele tem direito de descansar um domingo por mês. Para os funcionários que fazem a escala 5×1, a jornada diária é de 7 horas e 20 minutos.

 

Escala 5×2

 

Já na 5×2, a cada 5 dias trabalhados são concedidos 2 de descanso. Dessa maneira, podem ser consecutivos ou escalonados — quer dizer, o total de 44 horas semanais é dividido em 5 dias da semana, com jornada de 8 horas e 48 minutos por dia.

 

É importante lembrar que trabalhos realizados em domingos e feriados devem ser remunerados em dobro, sem prejuízo da remuneração referente ao descanso semanal.

 

Escala 6×1

Aqui serão 6 dias trabalhados para um de descanso. Nessa escala, variações da jornada de trabalho são toleráveis, desde que seguidos acordos sindicais e/ou coletivos, empregados que trabalham nos finais de semana devem desfrutar de uma folga no domingo, no máximo, a cada 7 semanas.

 

Escala 12×36

 

Esse tipo de escala de trabalho é usado em atividades que mantêm uma jornada especial. Desse modo, estas jornadas especiais não podem ser interrompidas em determinado tempo e são comuns em hospitais e indústrias. Aqui, o funcionário trabalha 12 horas e tem 36 de descanso.

 

Escala 18×36

 

A escala de trabalho 18×36 significa que o empregado tem uma jornada de 18 horas e folga por 36. Por exemplo: se o colaborador trabalhou, em uma quinta-feira, das 07:00 às 19:00, seu próximo dia de trabalho será o sábado, também das 07:00 às 19:00.

 

Escala de 24×48

 

Nesse tipo de escala, a cada 24 horas trabalhadas, o funcionário tem direito a 48 horas de folga. Geralmente, esse modelo de jornada de trabalho é realizado por policiais, profissionais da área de saúde e cobradores de pedágio.

 

Apesar de bem diferentes entre si, em todos os casos de escala de trabalho apresentados acima é importante manter o controle efetivo do ponto, que pode ser manual, eletrônico ou biométrico.

 

Entretanto, uma vez que sistemas de ponto comuns podem ser ineficientes para um controle efetivo dos tipos de escala de trabalho e também podem permitir que o registro seja alterado, com margem para falhas e erros no processo de computação das horas efetivamente trabalhadas, a utilização de ponto eletrônico é a mais recomendada.

 

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este! Sempre publicamos materias sobre os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂