A gestão de pessoas é uma das práticas mais importantes dentro de uma organização. A avaliação de desempenho se destaca como uma das principais ferramentas de gestão voltadas para a análise da performance da equipe ou, isoladamente, para a avaliação do desempenho de cada colaborador.

Ter um parâmetro mensurável de avaliação que possa ser utilizado para conhecer e medir a performance dos indivíduos entre o que foi planejado e o que foi efetivamente alcançado é um dos recursos mais importantes para a gestão de pessoas.

Assim, ao se valer da avaliação de desempenho o gestor consegue diagnosticar o que a equipe está produzindo (e de que forma) e qual o desempenho de cada profissional para alcançar as metas. Mas como fazer uma avaliação de desempenho de forma eficiente? Vejamos!

 

1. Mantenha registro de todas as ações

 

Contar com a memória para lembrar das metas estipuladas ou para detalhar tarefas que devem ser realizadas é um grande erro. É preciso que todos os fatos que acontecem diariamente sejam formalizados, ou seja, sejam devidamente registrados.

Um funcionário que atingiu a meta programada ou alguém que não se saiu tão bem deve ser registrado e continuamente acompanhado, afinal, só se consegue gerir aquilo que se conhece.

Por isso, manter registro de tudo que acontece na rotina da empresa é fundamental para saber o que deve ser melhorado ou ainda para não cobrar o que não foi demandado.

 

2. Aposte nas ferramentas de gestão

 

A avaliação de desempenho consiste em analisar a atuação dos colaboradores de uma empresa dentro de um período determinado, de forma a identificar, diagnosticar e analisar a atuação e o comportamento dos funcionários.

Assim, podem ser avaliados aspectos como domínio técnico das tarefas realizadas, relacionamento com colegas e clientes, postura profissional, entre outros. No entanto, o sucesso na avaliação de desempenho está diretamente relacionado à escolha das ferramentas corretas.

Contar com uma ferramenta automatizada que possa avaliar o potencial é uma excelente solução. Existem softwares no mercado que têm funcionalidades de análise, com a geração de relatórios completos sobre as avaliações de desempenho dos funcionários, das equipes e da empresa, como um todo.

 

 

3. Aposte em avaliações de desempenho

 

A melhor forma de conhecer o potencial de desempenho dos funcionários é através de avaliações de desempenho. Diversos são os métodos que podem ser aplicados nesses processos, no entanto, a escolha deve ser pautada em quais objetivos a empresa deseja atingir.

Por exemplo:

Avaliação por objetivos: leva em conta os objetivos que o colaborador tem na empresa. Assim, o gestor e o funcionário se reúnem para estabelecer as metas para o próximo período e, ao término dele, ambos avaliam o progresso e o cumprimento do que foi definido.

Avaliação por competência: é um dos métodos de avaliação mais populares. Nele, o gestor elenca as competências do avaliado, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de uma tarefa e atribui notas para cada item. Assim, em cada um dos itens de avaliação, é possível analisar o potencial do funcionário e conhecer seus pontos fortes e fracos.

Avaliação por pontos críticos: consiste no monitoramento e registro detalhado de situações específicas nas quais os funcionários se portaram muito bem ou muito mal. Para esse tipo de avaliação, é necessário que o gestor mantenha um histórico de todas as ações do colaborador que potencialmente configurem pontos críticos.

4. Saiba criticar

 

Nem sempre a crítica é vista com bons olhos por quem a recebe, no entanto, poucas pessoas sabem criticar de forma respeitosa, o que acaba criando um clima organizacional nada amistoso.

É fundamental que o gestor baseie seus argumentos em análises e relatórios de desempenho, de forma que a crítica seja construtiva e que possa melhorar o desempenho dos funcionários e da equipe como um todo.

 

5. Dê feedbacks

 

Ao avaliar a performance dos colaboradores, o gestor passa a ter um rico material sobre as competências, habilidades e talentos da empresa. Por isso, é importante que tais informações não se percam nas burocracias do dia a dia, gerando sempre um retorno para que o profissional possa reconhecer suas fragilidades e otimizar suas qualidades.

Agora que você já sabe como fazer uma avaliação de desempenho, complemente sua leitura com este nosso outro material: “Quais são os critérios para avaliar a promoção de colaboradores?”

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂