Talent mobility: conheça o conceito e veja como pode ajudar a sua empresa!

Uma empresa focada em manter a saúde financeira, oferecer produtos e serviços de qualidade e garantir uma boa visibilidade no mercado sabe bem o peso que a retenção de talentos tem nesse processo. O Talent Mobility surge como uma vantajosa opção para alcançar esse objetivo.

A estratégia parte de um conjunto de soluções focadas no engajamento, fidelização e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Continue a leitura e descubra como esse conceito colabora para a formação de uma equipe de alto desempenho, ao mesmo tempo em que promove a retenção desses times.

O que é o Talent Mobility?

O Talent Mobility é o termo usado para nomear o grande desafio das empresas na atualidade: reter os talentos que estão chegando ao mercado de trabalho, superando as expectativas desses profissionais e promovendo a adaptação das organizações a essa nova geração que está invadindo o mundo dos negócios.

Uma das principais características desses indivíduos que estão iniciando a carreira é o seu perfil multidisciplinar. Se no passado cada pessoa se mantinha focada em uma atividade, atualmente as empresas estão aproveitando essa habilidade para remanejar essas pessoas de cargo, de acordo com o potencial e interesse individual de cada um.

O conceito moderninho é aplicado nesse contexto. Ao realocar os trabalhadores de acordo com as suas aptidões, cria-se uma equipe de alto desempenho, engajada e cada vez mais criativa. O cenário de mobilidade contribui para que esses indivíduos se mantenham em constante desenvolvimento e sempre motivados.

 

Pontomais 2019

Por que colabora com a retenção de talentos?

Jovens profissionais estão sempre buscando pela evolução das suas carreiras. Esses indivíduos sabem bem que uma atuação de ponta pode resultar em melhores cargos. É preciso ficar esperto!

Cabe a empresa oferecer essa oportunidade, propondo novos desafios e instrumentos que potencializem a performance, resultando em crescimento. A prática do Talent Mobility funciona, eNtão, como um benefício inovador, fazendo com que o profissional sinta-se instigado a fazer parte da empresa.

Como implantar esse conceito na empresa?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para implantar o Talent Mobility na sua empresa. Conheça 3 delas agora mesmo!

Ofereça horários flexíveis

Para que a mobilidade aconteça, é necessário haver flexibilidade e autonomia. As novas gerações têm facilidade em aprender e uma grande capacidade de se desenvolver de maneira proativa. E para formar esse conjunto poderoso, que potencializa essa característica tão marcante dos jovens profissionais, oferecer horários flexíveis é uma boa opção.

Esse modelo de jornada propõe que cumprimento de prazos, metas e a qualidade do trabalho sejam mais importantes do que ter um horário fixado de trabalho. Especialmente nos cargos que demandam criatividade para a conclusão dos serviços.

Vale destacar que é possível flexibilizar a jornada de trabalho respeitando a legislação trabalhista, adotando um sistema moderno de controle de ponto.

Aposte nas bolsas de estudos

Estimular o aprendizado e o autodesenvolvimento são fatores cruciais no Talent Mobility. Empresas interessadas em manter uma equipe cada vez mais qualificada devem investir na formação continuada do seu capital humano.

Além de proporcionar treinamentos que contribuem para uma rotina de trabalho eficiente e de alta qualidade, é possível firmar parceria com instituições que ofereçam graduação, pós e cursos livres por um preço justo.

Implemente o trabalho home office

Voltando a falar em horários flexíveis, a prática pode contribuir para que os profissionais atinjam um alto nível de maturidade relacionada às suas responsabilidades no trabalho. E a organização pode descobrir que algumas atividades podem ser desempenhadas no local que o colaborador preferir.

O home office é uma poderosa prática para aumentar o desempenho e a motivação dos profissionais. Quando podem trabalhar com liberdade, a tendência é que as ideias sejam cada vez mais criativas e inovadoras. Além disso, a empresa reduz alguns custos operacionais.

Investir em estratégias de retenção de talentos é fundamental para a sobrevivência da empresa. A alta rotatividade, além de impactar no orçamento, gera problemas no desempenho das equipes por estarem constantemente desfalcadas. Apostar no Talent Mobility é uma das maneiras de manter os bons colaboradores, extraindo o melhor de cada um deles e promovendo o desempenho contínuo.

O recrutamento de profissionais é o começo de uma estratégia de retenção bem sucedida. Por isso confira nossas dicas para elaborar um processo seletivo eficiente!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Pontomais 2019

 

Leia também:

 

 

Entenda os problemas que o turnover está causando em sua empresa