Já faz algum tempo que o termo computação em nuvem aparece sempre que lemos algum texto sobre como modernizar uma empresa. E você pode se achar perdido nessa, mas certamente já utilizou de algum serviço na nuvem!

Para te ajudar, elaboramos este post, no qual explicaremos o que é a computação em nuvem e quais são os benefícios que ela pode trazer para sua empresa! Vamos lá?

 

O que é a computação em nuvem?

 

Basicamente, a computação em nuvem pode ser entendida como uma forma de acessar arquivos, programas ou qualquer outro recurso de computação por meio de uma rede, como a internet.

Foi aquele arquivo que você acessou pelo e-mail ou a conta que você pagou pelo internet banking. Sim, esses dois sistemas utilizam da nuvem para que você possa acessá-los sem ter nada instalado no computador.

O seu email, por exemplo, para utilizá-lo você não precisa instalar um programa no computador, certo? Basta acessar a página pela internet e você poderá mandar mensagens para quem quiser, sem que essas fiquem guardadas de alguma forma na sua máquina. Os arquivos ficam em um servidor, localizado em algum ponto do planeta.

 

Que benefícios os sistemas em nuvem trazem para minha empresa?

 

Agora que já entendeu o conceito de computação em nuvem, deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a minha empresa? E a nossa resposta é: tudo!

Os benefícios do uso de sistemas em nuvem para PMEs são tantos que, até 2020, o investimento feito em sistemas em nuvem pelo pequeno e médio empreendedor vai saltar de US$ 48 bilhões para US$ 63 bilhões (os dados são de uma pesquisa realizada pela AMI Partners, a pedido da Intel). Muita coisa, não é mesmo?

E você, sem dúvidas, não vai querer ficar para trás. Então vamos ver quais são os principais benefícios trazidos pela computação em nuvem!

 

Redução de custos

 

Redução de custos é o benefício que todo gestor de PME gosta de ouvir, e a computação em nuvem é um caminho certeiro para alcançá-lo. Ela permite reduzir gastos com hardware pesado e uso de servidores para suportar a capacidade de armazenamento que seu negócio precisa.

Isso porque, se seus dados estão na nuvem, você não precisa de um supercomputador para armazenar tudo. Sem contar que, para utilizar o espaço na nuvem, você paga uma espécie de aluguel pelo que usa, evitando desperdício e podendo reduzir seus gastos sempre que preciso.

 

Flexibilidade e escalabilidade

 

Imagine que sua empresa cresceu muito em um curto espaço de tempo. Você vai precisar que sua infraestrutura de TI acompanhe esse crescimento, o que pode significar um alto custo, certo? Utilizando sistemas em nuvem, é possível que isso seja feito sem grandes investimentos. Você poderá decidir aumentar ou diminuir sua demanda na hora que quiser.

 

Acesso à tecnologia de ponta

 

Para uma PME, antigamente, ter acesso a um servidor de última geração era coisa de outro mundo. Somente as grandes empresas podiam contar com essas tecnologias, o que as deixava ainda mais na frente do pequeno empreendedor.

Porém, com a computação em nuvem, isso muda. Tanto as pequenas quanto as grandes empresas possuem acesso igualitário ao mesmo tipo de tecnologia, garantindo uma competitividade mais justa no mercado.

 

Uso de software como serviço

 

O Software como serviço, ou SaaS, é uma nova forma de adquirir programas que sejam necessários para a operação da sua empresa. Assim, em vez de pagar um preço alto por uma licença para utilizar o software, você paga pelo direito de usá-lo mensalmente sem ter que comprá-lo em definitivo.

Por exemplo, você pode usar um software com sistema na nuvem para facilitar e modernizar algumas das tarefas rotineiras da empresa, como o controle de ponto dos funcionários.

Esse modelo que utiliza sistemas em nuvem tem muitas vantagens, como não precisar ter programas pesados instalados na sua máquina e contar com as versões mais atualizadas disponíveis no mercado, sem ter que pagar mais nada por isso. E o melhor, se você decidir que a ferramenta não é mais necessária, basta cancelar a assinatura do serviço.

E você, está pronto para colocar sua empresa nas nuvens? Comente abaixo e nos conte o que achou dos benefícios dessa tecnologia para seu negócio!