O ano de 2017 vem cheio de mudanças. E entre as principais novidades, se destaca a descontinuidade do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), disponibilizado desde 2006 pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

O fim do aplicativo vem tirando o sono de muitos lojistas. Isso porque, a partir de 1º de janeiro de 2017, o download do emissor gratuito deixou de ser disponibilizado para novos usuários e, para quem tem a intenção de continuar com o aplicativo atual, não receberá mais as atualizações.

O problema é que lojistas que continuarem com o aplicativo, além de não receberem mais atualizações, também não terão suporte técnico da SEFAZ, o que pode gerar uma série de problemas ― desde o mau funcionamento do emissor até o acesso de pessoas mal intencionadas.

Logo, não há saída: é preciso correr contra o tempo e encontrar novas soluções que possam atender o perfil do negócio e, claro, que sejam viáveis financeiramente para o bolso do empreendedor.

Vejamos quais as oportunidades geradas por um software emissor de NF-e e como ele pode aprimorar a gestão da sua loja. Acompanhe!

Maior controle

 

Muitos lojistas consideram a mudança negativa, acreditando que os custos e despesas com novas implementações de sistemas próprios ou personalizados vão aumentar. Mas o fim do emissor gratuito é a grande oportunidade que empreendedores têm de investir em um maior controle do seu negócio.

Isso porque um software de gestão é estruturado por módulos, o que sugere que o empreendedor poderá adquirir o módulo emissor de NF-e e agregar outros módulos com inúmeras funcionalidades, como controle de estoque, emissão de cobranças, fluxo de caixa, rotinas financeiras, notificação via e-mail ao destinatário, etc.

Logo, o negócio não vai apenas emitir notas fiscais, mas será capaz de gerenciar, por exemplo, o seu volume de vendas, de entregas, e ser alertado, automaticamente, caso a empresa tenha que mudar de regime tributário por causa de um aumento significativo de receitas.

Com um software emissor de notas fiscais, os lojistas passam a ter as informações centralizadas e disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando acesso à internet.

 

Redução de custos

 

Com os sistemas tradicionais, o preenchimento das notas de papel precisava ser feito em três vias ― uma para o cliente, uma para a empresa, e outra para o Fisco. Com a substituição por softwares especializados, há uma redução de custos na impressão, já que é preciso apenas uma via para o cliente.

Como a aderência a softwares emissores de NF-e, é possível a geração de arquivos em XML e PDF e envio automático para o e-mail do cliente. Com a emissão de NF por meio de um sistema de gestão, fica clara a melhoria de todos os processos e, consequentemente, o aumento da produtividade, já que é possível:

 

  • Automatizar os cadastros de cálculos de impostos;
  • Envio automático da NF-e para os clientes;
  • Geração de informações gerenciais sobre quais produtos e quantidades foram vendidas ou compradas, volume do estoque, saldo devedor dos clientes, entre outros.

 

Maior segurança

 

Com os emissores gratuitos de NF-e da SEFAZ, o prazo de armazenamento era extremamente curto, apenas 30 dias, o que exigia que o lojista mantivesse um backup constante das notas e o armazenamento externo. Vale destacar que a Receita Federal exige que empresas guardem todas as notas emitidas por um período de 5 anos.

Com a adoção de um software emissor, todo o processo é rápido e seguro. Assim, ao emitir uma NF-e, o próprio sistema armazena automaticamente o documento fiscal, garantindo que o lojista não perca nenhum documento.

Esta é a grande vantagem de um software especializado: o armazenamento em nuvem ― o chamado “Cloud Computing”, eliminando a possibilidade de que notas sejam perdidas ou mesmo extraviadas.

O empreendedor também passa a ter maior segurança nas informações que estão sendo repassadas nas NF-e. Ou seja, antes, o emissor gratuito exigia a digitação manual de cada nota fiscal, com um software de gestão, é possível importar os documentos fiscais dos fornecedores e, com isso, reduzir (ou eliminar) erros manuais e agilizar todo o processo nas rotinas administrativas.

E então? Pronto para aproveitar as oportunidades geradas com o fim do emissor gratuito? Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos nas redes sociais e ajude outros lojistas a gerenciar melhor a emissão de NF-e!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂