Índice
Índice
Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

Com o avanço dos recursos tecnológicos, muitas companhias viram a necessidade de se atualizar e reinventar-se para conseguirem se manter ativas no mercado.

E é claro que essas mudanças afetaram ativamente o setor de Recursos Humanos (RH), afinal, muitos processos mudaram. Os profissionais de talento não são mais os mesmos sendo preciso acompanhar os avanços digitais para não se perder e não se tornar obsoleto.

Com isso, surge o RH 4.0, que tem o intuito de cobrir as necessidades do mercado atual e preparar-se para o futuro. Neste artigo, veremos um pouco mais sobre o RH 4.0 e a sua importância. Confira!

O que é o RH 4.0?

A digitalização impactou todas as organizações. Seja em maior, seja em menor grau, fato é que todas as empresas precisam se atualizar em relação à transformação tecnológica para não se tornarem obsoletas. Desse modo, a companhia consegue aproveitar as oportunidades dessa fase e evitar as eventuais ameaças.

A indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, é a união dos sistemas digitais e físicos. Ou seja, existem máquinas que, quando conectadas a um sistema via web, conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Logo, a indústria 4.0, naturalmente, afeta o trabalho do setor de Recursos Humanos (RH). Por isso, os profissionais desse setor têm de se atualizar para compreender melhor as demandas da companhia. A fim de recrutar e selecionar times de alta performance. Ou seja, para se tornar um RH 4.0. O setor precisa utilizar as novas tecnologias, a fim de manter-se competitivo e estratégico no mercado.

Visto isso, podemos concluir que o RH 4.0 é aquele que acompanha a revolução tecnológica. E atua de modo a atualizar-se para atender às demandas do mercado atual e do mercado do futuro.

Qual a importância do RH 4.0?

O RH 4.0 é de extrema importância porque se torna peça fundamental para analisar, monitorar e propor avanços para a corporação. Isso se explica pelo fato de que a indústria 4.0 demanda uma quebra de comportamentos, de pensamentos e da maneira de se relacionar com a informação.

Logo, ter um RH alinhado a essa nova era é muito valioso para a otimização das estratégias da empresa. Bem como para a admissão de grandes talentos.

Quais as tendências do RH 4.0?

A seguir, veremos quais são as principais tendências do RH 4.0. Confira!

Redução do tempo de trabalho

As experiências acumuladas durante décadas em administração constataram que as pessoas utilizam o tempo concedido para uma tarefa. Ou seja, se forem concedidos dois meses, os indivíduos levarão dois meses; já se for dada uma semana, o trabalho será entregue nesse prazo.

Logo, conclui-se que a diminuição do tempo de trabalho faz com que os trabalhadores tornem-se mais produtivos. Afinal, com a diminuição do tempo, as tarefas recebem mais atenção e um sentido de urgência.

Outro ponto positivo dessa tendência do RH 4.0 é que os colaboradores ficarão mais motivados, porque terão mais tempo livre após realizarem suas tarefas. Ou seja, o avanço tecnológico promove uma maior produção em um menor tempo. Minimizando a necessidade de permanecer por um grande período no ambiente corporativo.

Uso de recursos online

Com o RH 4.0, ocorre a união dos ambientes digitais e físicos, uma vez que os indivíduos estão sempre conectados à internet. Desse modo, o RH pode utilizar cada vez mais os recursos online.

Ferramentas de gestão de pessoas como o Feedz, por exemplo, podem ser essenciais para o acompanhamento de feedbacks e de metas da sua empresa.

Além disso, outra dica é conhecer a linguagem dos funcionários online e mapear profissionais que são influenciadores digitais em potencial. Assim, é possível desenvolver suas habilidades de comunicação e aproveitá-las na divulgação dos produtos e serviços da empresa.

Atração de um novo perfil de funcionário

Com as novas ferramentas da tecnologia, existe a possibilidade de realizar processos de recrutamento e seleção mais precisos. Atraindo talentos que têm, de fato, um perfil alinhado ao da companhia.

Logo, com o uso do LinkedIn, do Facebook e das demais redes sociais, é possível divulgar as vagas de forma segmentada. Fazendo com que os interessados preencham dados que serão cruzados com os requisitos do cargo e da empresa, já identificando se têm ou não potencial para serem convidados a fazer parte do processo seletivo.

Além disso, é possível realizar o trabalho remoto, possibilitando a admissão digital de profissionais que vivem em outra cidade ou em outro país. Logo, o RH 4.0 não precisa se contentar com um candidato mediano. Já que pode encontrar o perfil ideal para as vagas.

Gestão descentralizada

Com os avanços da tecnologia, os colaboradores terão mais autonomia em seu dia a dia e nem sempre precisarão se reportar a seus gestores para tomar decisões. Afinal, com o RH 4.0, a gestão é descentralizada, e cada indivíduo tem responsabilidade sobre suas tarefas, sendo aclamado ou penalizado de acordo com as suas ações.

Quais as vantagens de aderir ao RH 4.0?

Se você ainda tem dúvidas de que o RH 4.0 é a melhor solução para a competitividade de sua companhia, confira, abaixo, as vantagens de aderir a esse setor tecnológico.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma das consequências mais imediatas do RH 4.0. Pois a tecnologia possibilita fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Ou seja, todos os processos da empresa serão otimizados, aprimorados e agilizados. Logo, a produtividade e a confiabilidade das atividades serão ampliadas.

Melhora da comunicação

Com o avanço tecnológico, ocorre a melhoria da comunicação, pois, a todo tempo, os profissionais estarão acessíveis e as informações poderão ser passadas a todos, ao mesmo tempo e de maneira fidedigna. Logo, se alguém tiver alguma dúvida, é só consultar o alinhamento que foi encaminhado, evitando dados desencontrados e imprecisos.

Melhora dos processos

Como já dito em tópicos anteriores, com o uso da tecnologia, acontece a otimização dos processos, que se tornarão mais rápidos, confiáveis e precisos. Logo, ocorrem a melhoria nos processos e o ganho de tempo para que os profissionais consigam se dedicar mais às estratégias da empresa.

Elevação do engajamento dos profissionais

Com maior produtividade e menor tempo de trabalho, os profissionais sentem-se mais engajados. Em primeiro lugar, porque estarão descansados e terão tempo para resolver seus problemas pessoais. E, em segundo lugar, porque suas atividades serão mais confiáveis e mais bem elaboradas, ou seja, sem perigos de adulteração ou perdas de dados importantes.

Promoção de benefícios flexíveis

Com o RH 4.0, também há a promoção de benefícios flexíveis. Que caminham de acordo com as necessidades e os resultados de cada profissional. Isso contribui não só para a melhoria do clima organizacional, mas também para a manutenção do engajamento do colaborador.

Atração e retenção de talentos

Por fim, com os recursos de recrutamento e seleção digitais, é possível otimizar a atração e a retenção de talentos. Com isso, a empresa ganhará times de alta performance que atuarão de forma contínua para o sucesso da companhia.

Como vimos, o RH 4.0 é extremamente positivo e importante para as estratégias da empresa. Ao aderir a esse modelo de gestão, há ganhos em produtividade, motivação e competitividade no mercado. Logo, vale a pena tornar o seu RH 4.0 o mais rápido possível.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta