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Recrutamento de pessoal: como preparar uma boa entrevista de emprego?

Realizar uma boa entrevista de emprego é muito mais do que encontrar o melhor candidato para a vaga. Um recrutamento de pessoal eficaz retém talentos, reduz o turn over, aumenta a produtividade e os resultados alcançados.

Engana-se quem pensa que a entrevista é um dilema somente para o candidato entrevistado. O processo de seleção também é um desafio para o entrevistador. De acordo com o jornalista canadense Ferdinand John Sawatzky, que pesquisa técnicas de processo seletivo há 20 anos, há alguns equívocos bastante comuns que prejudicam a entrevista:

 

  • Perguntas malfeitas
  • Respostas mal interpretadas
  • Perguntas (e a própria entrevista) muito curtas ou muito longas

 

Porém, não cometer os erros acima e seguir 4 dicas básicas podem garantir que o recrutamento de seleção será eficaz e garantirá a contratação do profissional ideal para a vaga. Continue a leitura e saiba como preparar uma boa entrevista!

 

1. Planeje a entrevista

 

Parece clichê, mas é bem importante organizar previamente quais perguntas serão feitas, qual será o tempo de duração da conversa, se haverá ou não mais de uma etapa e/ou teste prático. Tenha sempre em mente qual é o profissional que a empresa busca e tenha como foco esse objetivo desde a preparação da entrevista.

 

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2. Elabore um roteiro

 

Inclua na sua entrevista questões:

 

  • Do histórico profissional – do último emprego para os mais recentes, destacando os resultados e aprendizados (utilize 40% do tempo para analisá-las);
  • Histórico educacional (20% do tempo);
  • Histórico familiar – observe questões relativas à infância, juventude, profissões dos familiares (20% do tempo também);
  • Comportamento e relacionamento interpessoal (20%) – analise o que o candidato faz nas horas vagas, qual é o estado civil, qual a relação com a família e amigos, tente descobrir a personalidade e se ela se encaixa com a vaga em questão.

 

3. Seja neutro

 

Um bom entrevistador descobre o máximo possível do entrevistado e busca falar pouco ou quase nada sobre si. Deixe de lado juízos de valor, opiniões, antipatias, julgamentos e analise com mais profundidade a personalidade e o comportamento do candidato, por meio das respostas dadas durante a conversa. Procure ouvir mais do que falar. Anote o que observa, além do que está sendo dito.

 

4. Controle a conversa

 

Realize uma entrevista dirigida. Há candidatos experts em dominar a entrevista e começam a falar livremente, desperdiçam tempo e mudam o enfoque da conversa. Mas, sem ser rude, mostre que é você quem comanda o bate-papo e, se preciso, estipule um tempo médio (observando o relógio) para cada pergunta.

Estima-se que 30 minutos é o tempo ideal para uma entrevista de nível médio, 60 minutos para nível superior e 90 minutos para cargos mais complexos de nível gerencial. No entanto, esses prazos são relativos, pois dependem do roteiro planejado.

Enfim, trilhar esses passos amplia as oportunidades de encontrar o profissional que mais combina com a vaga. Contratar o candidato ideal é aproximá-lo de uma empresa que possui valores em comum com ele, o que amplia, e muito, as chances dele ser engajado e motivado.

Essa conexão passa a ser extremamente importante e significativa para ambos, pois traz a certeza de que o recrutamento de pessoal foi eficaz e o talento ideal foi contratado para a companhia.

Já conhecia essas dicas sobre recrutamento de pessoal? Compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas as conheçam!

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