Quando começar a fazer o controle de ponto dos funcionários?

.Controlar a jornada de trabalho é umas das formas de medir o desempenho e a produtividade coletiva e individual de cada colaborador, sabendo ao certo a hora de entrada e saída do funcionário, bem como se houve atrasos ou se o empregado fez horas extras.

Por muito tempo, o famoso “livro ponto” desempenhou um importante papel de marcação e controle das horas trabalhadas. O registro manual deixa “brecha” tanto para manipulações do empregador quanto para a tentativa de fraude por parte de funcionários.

É aí que surge o controle de ponto do trabalhador. Uma das principais e mais eficientes ferramentas que disciplina e torna mais transparente a relação entre empregado e empregador.

No post de hoje, veremos a importância de aderir ao controle de ponto e quais são as principais opções de registro. Continue a leitura!

Importância de fazer o controle de ponto

Para os estabelecimentos que contam com mais de 10 funcionários, é obrigatória a anotação da hora de entrada e saída. Seja utilizando meios manuais, mecânicos ou eletrônicos.

Mas muito além de uma obrigatoriedade, a adoção do registro de ponto passa a ser um importante instrumento de segurança da empresa e de seus colaboradores.

Jornada diária de trabalho, horário de entrada e saída, férias, horas extras, faltas, atrasos podem ser comprovados com o controle de ponto. Seja em caso de dúvidas, pagamentos ou em reclamações trabalhistas.

Mesmo para empresas em que a adoção do controle de ponto é facultativa, seu uso é indispensável. Com isso, a relação de trabalho passa a ser mais transparente, refletindo com exatidão quantas horas o funcionário tem direito a receber ao final do mês e quantas dessas são horas extras.

Pontomais 2019

Qual o melhor tipo de controle de ponto para minha empresa?

Depende. Existem inúmeras opções no mercado e cada uma oferece vantagens e desvantagens que devem ser analisadas de acordo com as necessidades da empresa. Entre as principais opções, se destacam:

Registro de ponto manual

O próprio colaborador realiza, manualmente, o registro do horário de entrada e saída da jornada de trabalho no chamado “livro ponto”.

Registro de ponto mecânico

O registro acontece por meio de relógio ponto cartográfico, ou seja, o colaborador insere o cartão no leitor de o relógio imprime o dia e o horário da marcação.

Registro de ponto eletrônico

Com o registro eletrônico, empresas têm a oportunidade de adotarem sistemas alternativos de ponto. Além do relógio eletrônico, como a marcação de ponto via smartphone, tablet ou computador. Assim, o funcionário se identifica e as informações são repassadas diretamente para um software de tratamento de ponto.

Com essas novas opções de marcação, a rotina do departamento de recursos humanos passou a ser otimizada, facilitando os processos e evitando erros manuais na contabilização e elaboração da folha de pagamento.

Para empresas que trabalham com equipes na área externa e que não têm como controlar os horários, o uso de dispositivos móveis para o registro do horário de trabalho é a melhor alternativa. Saber a rotina do empregado e ainda estar de acordo com as normas trabalhistas.

Adoção de banco de horas ou pagamento de horas extras?

Em alguns setores, o uso de banco de horas é homologado pelo sindicato da classe por meio de acordo coletivo. Nesse caso, as horas que excedem a jornada diária de trabalho são somadas e compensadas posteriormente, seja em um dia de descanso ou com a redução do horário de um (ou mais) dias de trabalho.

Já em outros casos, o pagamento de horas extras é uma obrigatoriedade. Assim, o empregador remunerar o funcionário de acordo com as horas trabalhadas a mais. Podendo ser de 100% a mais do que a hora de trabalho na jornada comum ― no caso de feriados, por exemplo ― ou de 50% nos dias de semana.

Com o controle de ponto, o empregador evita questionamentos futuros, reclamatórias trabalhistas ou multas. E o empregado passa a saber exatamente o quanto tem de horas extras trabalhadas. É possível verificar também se há a possibilidade de ser remunerado com horas extras ou tirar as horas excedentes em dias de folga.

Siga-nos no Facebook, LinkedIn ou Google+ e receba todas as nossas novidades!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Pontomais 2019