Qual a importância de dar autonomia no trabalho para os colaboradores?

O colaborador que não tem autonomia no trabalho se sente como um pássaro preso em uma gaiola. A falta de liberdade funciona como amarras para a criatividade e pode causar desmotivação no profissional. Aliás, esse é um dos motivos que levam muita gente a pedir desligamento de seus empregos.

Dar autonomia não significa liberar um cheque em branco, mas permitir que o colaborador tome certas iniciativas sem a necessidade de receber ordens. Trata-se de algo que estimula a alta produtividade, pois os profissionais assumem mais responsabilidades e querem mostrar resultados.

Abaixo, dê uma olhada na importância de dar autonomia no trabalho para os colaboradores!

O que é autonomia no trabalho?

Em relação aos colaboradores, alguns chefes e gestores são como mães. Eles tentam ter o controle de tudo, garantindo que nada saia fora do esperado. Quando seus pupilos tentam dar passos por conta própria, surge um ar de tensão e medo. Será que eles dão conta? E se caírem? Isso é falta de autonomia.

Qualquer empresa funciona como um organismo, no qual cada célula tem seu papel e suas responsabilidades. Isso demonstra a impossibilidade de controlar tudo. Por mais que você conheça a companhia como a palma de sua mão, é preciso confiar um pouco mais nas pessoas contratadas para alcançar os resultados desejados.

Como dar autonomia para os colaboradores?

Inspire confiança e deixe que os colaboradores tomem decisões. Elas não precisam ser complexas, determinando o futuro da empresa, mas podem ser importantes para a realização das atividades — como a escolha de uma metodologia de trabalho. Facilite isso sendo transparente e compartilhando informações importantes.

Todos devem conhecer as etapas de cada projeto para que, juntos, consigam obter bons resultados. O modo como eles chegarão lá também pode ser escolhido por cada um, mas é fundamental estabelecer metas e indicadores de qualidade para que eles tenham liberdade para agir.

Isso exige uma relação equilibrada com os funcionários, baseada em respeito e confiança. Do mesmo modo que você não pode ser agressivo, exija uma postura respeitosa entre eles. E quem ajuda sua empresa a crescer precisa ser valorizado, pois esse profissional pode ser o próximo líder da companhia.

 

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Quais os benefícios de dar autonomia no trabalho?

São muitos os ganhos obtidos por meio da autonomia no trabalho. Com ela, os processos tendem a ser mais rápidos, pois o colaborador não espera por liberações que ficam presas na rotina atribulada dos seus gestores. Isso gera aumento no desempenho de todos.

Do ponto de vista do colaborador, ele passa a ter um sentimento de pertencimento em relação ao negócio, pois ganha mais responsabilidades. Essa visão de dono é fundamental para que ele cuide da empresa como se fosse sua, exatamente do mesmo jeito que você faz.

A autonomia no trabalho é extremamente necessária para que tudo fique mais eficiente, mas isso não significa que a confiança deve ser total. A desconfiança como empreendedor deve existir, mas não deixe que ela atrapalhe a execução das tarefas e o rendimento das pessoas. Com esse passo, você vai causar um impacto positivo na rotina de todos.

Agora, deixe seu comentário a seguir e conte um pouco sobre a rotina de trabalho em sua empresa. Os colaboradores têm autonomia no dia a dia?

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