Promover os colaboradores pode não ser uma tarefa tão fácil. Para ajudar nisso, existe a avaliação de desempenho, que é uma das mais importantes ferramentas com as quais os gestores e o setor de recursos humanos podem contar para mensurar a performance dos colaboradores em determinado período.

Para fazer essa avaliação de desempenho, é importante contar com um banco de dados com o perfil dos colaboradores da empresa. Assim torna-se muito mais fácil avaliar as competências dos profissionais, como os seus conhecimentos e habilidades, para decidir se a promoção é merecida ou não.

Afinal, quais critérios são válidos para avaliar a promoção de colaboradores? Continue a leitura e confira!

 

1. Competência para assumir determinado cargo

 

Um dos critérios mais importantes e que não pode ficar de fora numa avaliação de desempenho é a competência que o profissional tem para assumir determinado cargo para o qual ele pode ser promovido.

Não é possível colocar uma pessoa em um cargo para o qual ela não tem competência para assumir, não é mesmo? Por isso, analise se o profissional possui conhecimento suficiente, formação acadêmica ou experiência para assumir aquele cargo para o qual ele pode ser promovido.

Claro que, caso o profissional não tenha todas as competências necessárias para assumir o cargo, mas demonstre que é capaz de se dedicar e aprender o que precisa para assumi-lo, ele pode ser preparado por meio de programas de trainee e se capacitar para ele.

 

2. Compromisso com prazos

 

Outro ponto crucial numa avaliação de desempenho dos seus funcionários é o comprometimento que cada um tem com os seus prazos.

Profissionais que são mais comprometidos, que seguem os seus prazos à risca e nunca deixam o cliente ou outro setor da empresa na mão certamente são mais merecedores de uma promoção — isso é simples.

Afinal, imagine promover para a gerência um profissional que não tem compromisso com os prazos, que se esquece de entregar os relatórios e acaba atrasando o serviço em outros setores do negócio. Não daria muito certo, não é mesmo?

3. Proatividade

 

A proatividade se define como o comportamento de antecipar e se responsabilizar pelas próprias ações e escolhas feitas diante de situações e adversidades que foram impostas.

Uma pessoa proativa é capaz de agir com antecedência, sendo capaz de resolver e até mesmo evitar problemas futuros.

Por isso a proatividade é uma qualidade que vem sendo cada vez mais valorizada em empresas dos mais diferentes segmentos.

Procure observar quais são os profissionais proativos dentro da sua empresa, quem é capaz de encontrar por conta própria a solução para algum problema, driblar as adversidades — valorize esse profissional, dando a ele uma boa nota no critério proatividade.

 

4. Capacidade analítica

 

A capacidade analítica é uma característica profissional que tem sido cada vez mais valorizada. Ela diz respeito à habilidade de analisar dados que podem ou não estar diretamente relacionados entre si e, a partir daí, gerar informações de valor.

Quem são os seus colaboradores com maior capacidade analítica? Se você não tem dado muita atenção a isso, comece a reparar com cuidado, pois a capacidade analítica é essencial em diversos cargos e postos.

 

5. Relacionamento com outros colaboradores

 

A habilidade de se relacionar com outros colaboradores e de trabalhar em equipe é algo extremamente importante para o membro de uma empresa. Afinal, dificilmente um processo depende de uma única pessoa.

Além do mais, se a promoção for para um cargo de gerência ou algum outro cargo que exija contato e interação com outros colaboradores, é essencial que o profissional tenha a habilidade de se relacionar bem em grupo.

Agora que você já sabe quais são os critérios para avaliar a promoção de colaboradores, basta começar a observá-los e dar a eles uma nota por cada um desses critérios.

A partir dessa avaliação é possível fornecer feedbacks ao pessoal e fazer uma avaliação geral, classificando cada um como sujeito a promoção, bonificação, estagnação e demissão, de acordo com seus resultados individuais.

Aproveite e confira também como o plano de carreira da sua empresa gera motivação no trabalho para os colaboradores!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂