Saber otimizar o processo de recrutamento e seleção de talentos é o primeiro passo para construir equipes de alto desempenho e atingir os objetivos definidos pela empresa. Todavia, muitos gestores ainda têm dificuldades com o assunto.

São muitas as etapas necessárias para uma boa contratação. É preciso, por exemplo, criar uma descrição do cargo, atrair talentos, fazer uma boa triagem e aplicar diversas técnicas de seleção. Dessa forma, é possível identificar, selecionar e integrar a pessoa certa.

Neste post, veja algumas dicas para criar um programa de recrutamento e seleção eficiente. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

 

Faça uma boa descrição do cargo

 

A descrição do cargo é a base para o sucesso da seleção. Ela define o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (tecnicamente conhecido como CHA) que o cargo demanda — e aquele que vier a ocupá-lo deve tê-los. Assim, é possível ter alinhamento melhor.

Para fazer uma boa descrição, no entanto, é preciso ter a ajuda do superior imediato da área. Solicite que ele faça uma pequena descrição dos CHA necessários. Depois, transforme isso em uma definição clara, objetiva e atraente.

 

 

Recrute talentos para a seleção

 

O segundo passo é atrair talentos, ou melhor, recrutá-los para o processo seletivo. Para tanto, é importante encontrar os canais certos de comunicação, como redes sociais, páginas de carreira, sites de emprego, agências e headhunters.

O meio de recrutamento ideal varia de acordo com o perfil dos candidatos. Para profissionais de nível executivo, como um Chief Technology Officer – CTO, é interessante contratar um headhunter. Se o cargo for de analista, as redes sociais e as páginas de emprego são suficientes.

 

Realize uma triagem cuidadosa

 

É aqui que o processo de seleção realmente começa e é onde os diversos currículos recebidos serão analisados e filtrados. O intuito é manter apenas os candidatos realmente competentes, que tenham afinidade com o cargo e a equipe de trabalho.

Não há segredos: basta executar um bom cruzamento entre as as informações contidas no currículo com a descrição do cargo feita inicialmente. Atualmente, existem sistemas que executam essa tarefa de forma automatizada, sem necessidade de interferência humana, o que torna o processo mais fluido.

 

Estruture boas dinâmicas e entrevistas

 

A seleção demanda uma série de atividades com o intuito de encontrar o candidato ideal para o cargo. Para isso, uma série de entrevistas, dinâmicas e testes devem ser aplicados. É importante optar por dinâmicas criativas, fora do lugar-comum.

O objetivo não é ver quem ganha ou perde, mas entender o perfil de cada candidato como integrante de um grupo. Alguns serão planejadores, outros interlocutores e outros líderes.

A entrevista, por sua vez, é considerada a etapa mais importante. Nesse momento, é possível tirar as principais dúvidas e avaliar se o candidato tem o perfil adequado. Para preparar uma boa entrevista, é preciso formular as perguntas com antecedência.

Agora você já está por dentro do assunto! Com um programa de recrutamento e seleção eficiente, é possível garantir que os melhores venham a fazer parte da equipe. No final, todo o negócio sai beneficiado e se torna mais competitivo no mercado.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂