Por que mover seus processos para a computação em nuvem?

Muitas empresas possuem grandes dificuldades para organizar os seus processos e tornar a sua gestão mais eficaz. Em tempos de crise, gestores devem estabelecer metas, adotar soluções e metodologias que auxiliam setores a otimizar o seu fluxo de trabalho e ampliar a capacidade de responder às demandas do mercado. Assim, nesse cenário, a computação em nuvem se destaca como uma das principais ferramentas de TI para negócios que buscam uma cadeia operacional mais eficaz.

Quer saber mais sobre esse tema e como a computação em nuvem pode ser adotada no seu negócio? Então veja o nosso post de hoje!

 

O que é a computação em nuvem?

 

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite a execução de ferramentas e serviços de TI em um servidor remoto. Ela inclui, e não se limita a ambientes de armazenamento de dados, softwares de gestão integrada e máquinas virtuais. Em, geral, a nuvem pode ser contratada na forma de três modelos de negócios:

 

  • Software as a Service (Software como Serviço): quando é paga uma assinatura para a utilização de um software integrado à nuvem.
  • Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço): quando a empresa contrata o uso de um servidor de acordo com as suas necessidades pessoais.
  • Platform as a Service (Plataforma como Serviço): quando a empresa contrata um ambiente de trabalho personalizado para execução de ferramentas de software próprias.

 

Teste gratis pontomais 2019

Principais vantagens do cloud computing

 

O uso do cloud computing traz vários benefícios para a empresa a médio e longo prazo. O ganho mais significativo se dá de forma orçamentária. Em muitos casos, o uso de uma solução de computação em nuvem vai reduzir ou tornar mais precisos os gastos do negócio com tecnologia.

Os ganhos de mobilidade darão mais competitividade para o negócio. Funcionários serão capazes de acessar dados e softwares em qualquer local com acesso à internet. Portanto, a empresa poderá adotar modelos operacionais, como os de home office, sem quedas nos seus indicadores de produtividade.

 

Utilizando a computação em nuvem para otimizar processos

 

A computação em nuvem pode ser adotada em vários processos corporativos. Da gestão de dados à integração entre profissionais, soluções de cloud já fazem parte do dia a dia de vários negócios. Elas garantem mais lucratividade e menos erros operacionais, ao mesmo tempo em que tornam o direcionamento de recursos mais eficaz.

Nesse cenário, os serviços de armazenamento de dados são cruciais para que a empresa consiga ter mais mobilidade e integração. Profissionais terão acesso a um ambiente privado para sincronizar, acessar e editar arquivos corporativos com confiabilidade e segurança. Além disso, será possível compartilhar dados com outras pessoas rapidamente, melhorando vários processos internos.

Por meio de softwares de gestão integrada, a empresa também terá uma gestão de dados mais precisa e uma capacidade maior de unir setores. Portanto, esse tipo de ferramenta atuará como um hub de dados. Irá centralizar o acesso a informações sobre vendas, gestão de estoque e transações financeiras. Com isso, o fluxo de dados ganhará agilidade e precisão.

Se você quer conhecer outras formas de adotar a nuvem, entre em contato conosco!

 

Teste gratis pontomais 2019