Ponto com biometria ou ponto online: entenda qual a melhor escolha

Você sabia que o relógio de ponto é uma invenção do século XIX? Ele surgiu na Inglaterra, na Revolução Industrial, e servia para organizar as jornadas de trabalho. Esse era período onde as fábricas eram ainda pouco mecanizadas e o número de trabalhadores era sempre enorme. Os seus inventores foram nada mais, nada menos que os FUNDADORES DA IBM!

No Brasil, ele começou a ser usado na década de 30. Isso aconteceu quando Getúlio Vargas fez a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Atualmente, as empresas que possuem 10 empregados ou mais são obrigadas a manter um controle de jornada. É obrigatório monitorar horários de entrada e saída de cada um. Um documento oficial que não deve ser alterado posteriormente e fica à disposição da fiscalização.

Mais de um século depois da revolução tecnológica do relógio de ponto, a contabilização de jornadas de trabalho está totalmente inclusa na Era Digital. A gestão da jornada vai  muito além de um papel com horários de entrada e saída. Porém, muitas empresas ficam na dúvida na hora de escolher qual sistema vai lhe atender melhor: o ponto com biometria ou o ponto online.

Se você quer tomar a decisão certa, não deixe de ler este post!

 

Como funcionam

 

A lei permite o registro manual, mecânico ou eletrônico. O controle manual está sujeito a diversos erros, rasuras e fraudes. O mecânico foi, a seu tempo, uma revolução de praticidade e confiança, mas o relógio de ponto também tem suas falhas de segurança e os cartões precisam ser contabilizados manualmente.

Dentre os sistemas eletrônicos, a biometria utiliza uma máquina capaz de reconhecer alguma característica morfológica específica (como digital, íris ou timbre de voz) para incluir a entrada ou saída no sistema. O ponto online, por sua vez, acontece na nuvem, sendo efetivado pela identificação de um QR Code no celular do trabalhador ou marcação de ponto por um funcionário responsável.

Por não necessitar de aparelhos específicos e funcionar digitalmente, o ponto online é muito mais econômico que o ponto com biometria.

 

Mobilidade

 

O ponto com biometria está sempre fixo porque depende do aparelho de identificação. O ponto online, por sua vez, pode ser realizado de qualquer lugar onde se tenha acesso à internet.

Para empresas que prestam serviços fora da sede isso é extremamente importante. Se um funcionário termina sua atividade e está a 30 km do aparelho de ponto, ele terá que voltar lá apenas para encerrar a jornada? Com o ponto online, não. E a sua geolocalização fica gravada no sistema, o que pode ser comparado com os locais de atendimento previstos para o dia.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

Agilidade

 

Na biometria, a identificação morfológica é a própria segurança do ponto. Ou seja, não é possível encerrar a jornada de vários trabalhadores ao mesmo tempo. A alternativa seria adquirir mais aparelhos e, em casos como esse, sempre haverá uma fila de espera ociosa.

O ponto online registra virtualmente todos os dados e os armazena, sem necessidade de papel. O processo é mais rápido e isenta o empregador de possíveis fraudes no registro. Isso acontece porque uma vez que o ponto é registrado, exceto em casos de abonos ou falta, é imutável.

Para efeitos de autenticação, é possível adicionar uma foto do rosto do empregado que está começando ou encerrando a jornada. Essa pratica coíbe, portanto, qualquer possibilidade de fraude no sistema.

 

Indicadores de desempenho

 

O ponto pode dizer muito sobre os funcionários. Com as informações de turnos, atrasos, faltas e horas extras reunidas na nuvem, no ponto online os dados são computados automaticamente e estão disponíveis em formatos como gráficos e tabelas, permitindo uma análise aprofundada em tempo real, de qualquer lugar do mundo, desde que se tenha a senha de acesso para isso.

Agora que você já sabe como escolher entre o ponto com biometria e o ponto online, que tal criamos juntos um projeto de ponto online que seja a cara da sua empresa? É só falar com a gente!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂