Plano de cargos e salários: conheça 4 vantagens desse investimento

A elaboração de um plano de cargos e salários é o pontapé inicial para o desenvolvimento dos colaboradores em uma organização. Ao oferecer oportunidades de crescimento e aprimoramento dentro da empresa, o gestor passa não apenas a motivar seus funcionários, mas também a reter talentos presentes na corporação.

É importante destacar que um plano de cargos e salários é uma ferramenta estratégica para a empresa, uma vez que possibilita ao gestor conhecer o potencial de cada membro da sua equipe e os objetivos e metas que cada um almeja alcançar dentro da organização.

Vejamos, então, 4 vantagens da implementação de um plano de cargos e salários na sua empresa. Acompanhe!

 

1. Auxilia na consolidação da estrutura organizacional da empresa

 

A implementação e a gestão de um plano de cargos e salários não é uma tarefa tão simples. Mas muitos gestores acabam errando ao definir uma política de atração e retenção de funcionários sem levar em conta os objetivos profissionais individuais.

O fato é que, dentro de qualquer organização, deve haver possibilidades e oportunidades de crescimento. Não apenas benefícios voltados a planos de saúde e assistência odontológica ou mesmo complementos de salários decorrentes de produtividade e desempenho.

Ao definir um plano de cargos e salários que leve em consideração os objetivos de cada colaborador, a empresa passa a padronizar sua estrutura organizacional. Ou seja, o benefício passa a ser complemento da remuneração do colaborador e vai ao encontro dos desejos da pessoa e não apenas dos da empresa.

Vale destacar que nem sempre as mesmas vantagens se adaptam a todos os talentos. Há pessoas diferentes, mesmo que executem a mesma função e exerçam a mesma atividade. É preciso avaliar e observar cada funcionário ao definir um plano de cargos e salários, dando importância, individualmente, ao desempenho, à produtividade, aos objetivos almejados, entre outros.

 

2. Ajuda a definir as principais atribuições e responsabilidades de cada cargo

 

O plano de cargos e salários contribui significativamente para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. E também para a estrutura organizacional da empresa. Neste sentido, é possível classificar os cargos e salários por atividades, funções ou categorias. Assim, possibilitando que haja um nivelamento e o gestor não erre nem para mais nem para menos.

Com um plano de cargos e salários bem definido, o administrador passa a ter uma estrutura de atribuições e responsabilidades referentes a cada cargo. Isso facilita na hora de uma promoção, quando se efetua a avaliação de cada funcionário, seja por tempo de empresa, seja por metas cumpridas, proatividade, etc.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

3. Oferece uma hierarquização justa e adequada

 

Quando a empresa não implementa um plano de cargos e salários, fica difícil saber, ao certo, quais os objetivos de cada funcionário, quais suas pretensões salariais e aonde pretendem chegar dentro da organização.

O erro de muitas companhias é equalizar benefícios entre todos os colaboradores. Esse pensamento é ultrapassado. No passado, as organizações ofereciam planos de assistência médica e odontológica, e isso já bastava. Atualmente, os profissionais altamente qualificados devem ter suas metas e objetivos avaliados, de forma a saber exatamente o que esperam da organização.

Uma política concisa e justa na estruturação de cargos e salários leva a uma maior satisfação de todos os envolvidos nos processos da empresa. Uma vez que, ao estabelecer promoções e benefícios, é possível avaliar efetivamente as qualificações de cada colaborador, o desempenho, os objetivos dentro da organização e assim por diante.

 

4. Avalia a consistência interna dos salários

 

Quanto vale cada funcionário? Como você avalia a remuneração atribuída a cada um dos colaboradores? O valor pago está adequado ao nível de desempenho e produtividade? Se você não consegue responder nenhuma dessas perguntas, é preciso rever sua política de remuneração e cargos.

Com uma estrutura bem definida para um plano de cargos e salários, o desempenho das operações passa a ser mais fluido e a equipe, mais engajada. Ela sente que seu trabalho é valorizado por meio de uma remuneração justa. Mas também, por  oportunidades de crescimento e desenvolvimento internos.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂