Planejamento estratégico de gestão de pessoas: como elaborar?

Para se sobressair no mercado, as empresas buscam aumentar o seu potencial produtivo, construir uma boa imagem e conquistar novos clientes. Porém, para ter bons resultados, é preciso contar com uma equipe alinhada com os objetivos e metas do negócio. Para isso, o planejamento estratégico de gestão de pessoas é uma excelente ferramenta.

 

Com essa técnica, o departamento de Recursos Humanos consegue construir um plano de ação que possa fazer a empresa alcançar os seus objetivos de mercado. Nesse planejamento, serão definidas as diretrizes, processos, normas e estratégias para a realização do trabalho, assim como os mecanismos de avaliações das atividades.

 

Agora que você já sabe a importância de ter um planejamento estratégico de gestão de pessoas, que tal aprender como fazê-lo? Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

 

Gere relatórios de dados

 

O planejamento estratégico de gestão de pessoas começa por uma análise minuciosa da situação da empresa. Então, liste a quantidade de colaboradores, a função de cada um deles, a estrutura organizacional, o plano de cargos e salários, benefícios e as metas corporativas de longo e médio prazo.

 

Também é importante analisar a situação do departamento de RH: pontos positivos do trabalho, aspectos negativos, possíveis falhas e os pontos que devem ser melhorados.

 

Teste pontomais 2019

Faça uma análise das necessidades

 

Com uma visão mais aprofundada da empresa, está na hora de identificar quais necessidades da sua empresa podem ser sanadas por essa gestão de pessoas. Pode ser aumento de produção, crescimento das vendas, maior produtividade no escritório e outros aspectos importantes para o negócio.

 

Essa etapa é muito importante, pois vai orientar todo o trabalho que será desenvolvido para promover mudanças na empresa, torná-la mais competitiva e, ainda, favorecer o desenvolvimento da companhia.

 

Defina e implemente as estratégias

 

Sabendo quais aspectos devem ser melhorados em sua empresa, chegou o momento de definir quais estratégias serão usadas no seu planejamento e que vão contribuir para solucionar as suas demandas.

 

Essa etapa é imprescindível para o trabalho, pois norteará as ações e comportamentos de seus colaboradores. Pretende aumentar a produção? Então, é necessário criar mecanismos que aumentem a motivação e favoreçam a melhora de resultados. Metas claras e bem definidas são essenciais nesse momento.

 

Mensure os resultados do planejamento estratégico de gestão de pessoas

 

Por fim, é preciso acompanhar o andamento do seu planejamento estratégico de gestão de pessoas. As estratégias estão sendo executadas? Estão funcionando bem? Os colaboradores assimilaram bem o plano? Qual a resposta deles à nova metodologia? As metas estão sendo alcançadas? Quais os resultados gerados?

 

Essa percepção permitirá perceber se o planejamento está sendo efetivo e se está promovendo melhorias no negócio. Se não funcionar, será possível promover correções e ter maiores possibilidades de contar com um trabalho cada vez mais eficiente.

 

Como vimos, o bom desempenho de uma empresa está associado à produtividade de seus colaboradores. Para isso, é preciso desenvolver métodos para que eles possam ter eficiência em seu trabalho. O planejamento estratégico de gestão de pessoas permite criar estratégias que potencializem essa produtividade e a eficiência do negócio.

 

Teste pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, senso a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂