Que tipo de colaborador sua empresa deseja reter e manter? Se você não souber responder a essa pergunta, é hora de repensar suas estratégias de gestão de recursos humanos. Desmotivação, insatisfação com o salário ou as condições de trabalho (ou por cansaço ou estresse) são fatores que levam à baixa produtividade e desencadeiam um péssimo ambiente de trabalho.

Empresas modernas querem no time pessoas proativas, inovadoras e capazes de empreender. Mas nem sempre encontrar esse perfil é fácil. Mas a questão é ainda mais complicada: muitas companhias não oferecem o incentivo adequado para que os talentos permaneçam na companhia e eles acabam indo embora, sendo cobiçados por outras empresas.

E é aí que entra a importância da pesquisa salarial. Vejamos alguns pontos importantes sobre o assunto para PMEs. Vamos lá?

 

Pesquisa salarial é a alavanca para os negócios

 

Otimizar o tempo, alcançar desempenho e produtividade satisfatórios e reduzir custos desnecessários são objetivos que estão no topo do planejamento das organizações. No entanto, muitos gestores acabam deixando de lado informações sobre as práticas de remuneração do mercado de trabalho e gerando uma gestão de cargos e salários inadequada.

A importância da pesquisa salarial está no fato de que essa é uma importante ferramenta de apoio para a definição das estratégias de remuneração, principalmente para os cargos mais relevantes da organização, levando a uma competitividade de mercado.

Assim, ao realizar pesquisas salariais de mercado, o empreendedor passa a se valer de uma série de dados e informações que levem a avaliar e a analisar o nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos, assim como comparar as diversas práticas de gestão de pessoas.

 

Pesquisa como balizador para a política salarial da empresa

 

Sua empresa consegue identificar os talentos e perspectivas de crescimentos dos colaboradores? Por meio dessa avaliação, consegue estabelecer estratégias para alocar cada indivíduo no cargo em que ele pode ser mais produtivo e mais bem remunerado?

Perguntas como essas devem fazer parte da gestão de pessoas, de forma a permitir que a empresa tenha uma política de remuneração justa, adequada e transparente. E a pesquisa salarial é um dos estudos mais importantes, que resulta na verificação das diferenças salariais existentes no mercado, bem como equipara dentro da empresa as remunerações conforme os níveis de responsabilidades.

A falta de equilíbrio interno dentro das organizações por discrepâncias salariais acaba trazendo problemas muito mais graves do que o desequilíbrio externo. A pesquisa salarial contínua e atualizada proporciona à empresa saber se houve:

 

  • negociação dos acordos coletivos de trabalho;
  • reajustes abaixo da inflação;
  • falta de atualização da tabela do Imposto de Renda;
  • redução ou eliminação dos aumentos de salários por mérito, tempo de serviço ou promoção;
  • criação de cargos em posição inferior à tabela salarial;
  • substituição de funcionários com salários mais elevados e com maior experiência por outros com menor experiência e salários mais baixos.

 

 

Como definir uma boa estratégia de pesquisa salarial

 

Uma boa estratégia de pesquisa salarial deve levar em consideração organizações atuantes na mesma região, do mesmo ramo e de mesmo porte. O erro de muitos empreendedores é realizar uma estruturação de cargos e salários levando em consideração uma realidade longe daquela que a empresa está inserida.

Ainda, uma boa política salarial deve estar amparada no financeiro da empresa, de forma que o aumento ou uma equiparação salarial de acordo com as práticas de mercado não levem a empresa a ter problemas de caixa e insuficiência de recursos futuros para cumprir a remuneração acordada.

E então, agora que você já sabe a importância da pesquisa salarial, que tal ficar por dentro de todas as nossas novidades? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso direto. Corre lá!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂