Embora pareça, o Carnaval não é um feriado oficial no Brasil. Poucas pessoas sabem disso, já que o país praticamente interrompe todas as suas atividades produtivas para que todos participem da folia. Mas, o fato de a empresa funcionar no carnaval não significa que estará infringindo a lei.

O carnaval é realizado, tradicionalmente, de sábado até o meio dia da quarta-feira seguinte. Mas, a segunda e a terça são dias normais de expediente, e a empresa que desejar pode funcionar normalmente. Em alguns municípios, existe a possibilidade de adotar a terça-feira como feriado, mas isso depende da lei local.

Por outro lado, o Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país. Manter seus funcionários trabalhando enquanto todos estão aproveitando a folia pode causar sérios problemas na motivação do seu time. O que fazer então?

Se você acha que poderá gerar negócios importantes durante o Carnaval, não há motivos para não operar. Porém, é preciso saber criar um ambiente propício para que o trabalho aconteça de forma saudável, que seja produtivo para você e para a sua empresa.

Veja algumas dicas para se organizar!

 

Prepare a equipe

 

A primeira providência para que o trabalho durante o carnaval seja produtivo é preparar a equipe para este momento. Se você deixar seus colaboradores sem saber se vão trabalhar ou não para somente avisá-los na sexta-feira antes do Carnaval, vai criar um problema.

Monte uma apresentação na qual você possa expor os objetivos estratégicos da sua organização e as possibilidades de negócio que podem surgir durante o Carnaval.

Não obrigue os seus funcionários a trabalharem durante a festa. Como um bom líder, convença-os de que isso será benéfico para eles e para a empresa. Você só tem a ganhar.

 

Invista na decoração do ambiente

 

O Carnaval é uma festa colorida e cheia de música por todos os lados. Então, é hora de deixar o visual sisudo do seu escritório de lado e adotar adereços para ajudar na ambientação da equipe. Você pode sugerir que os funcionários ajudem a cuidar dessa parte, decorando também as suas estações de trabalho.

Se for o caso do seu ramo de negócios, faça uma competição de fantasias e premie aquele funcionário que for trabalhar vestido de forma mais criativa.

 

Crie uma escala de trabalho

 

Dependendo do tamanho da sua equipe e do número de negócios que poderão ser realizados, você pode criar uma escala de trabalho. Coloque metade da equipe trabalhando na segunda e a outra metade na terça-feira. Assim, você diminui os efeitos de uma possível insatisfação no time.

Monte um banco de horas

 

Outra receita interessante para quem quer funcionar no Carnaval é adotar um banco de horas. Como já dissemos, oficialmente a data não é feriado, mas não se pode desconsiderar o fato de que se trata de uma festa muito tradicional da qual muitos participam. Portanto, o Carnaval pode ser considerado como uma “folga ocasional”.

O banco de horas permite que os funcionários compensem os dias trabalhados folgando em outras épocas. Fazendo uma escala de folgas você não vai sentir os efeitos das ausências e manterá sua equipe motivada.

Viu só como existem soluções para sua empresa funcionar no Carnaval? Basta usar a criatividade e se lembrar de manter a equipe sempre motivada. Se quiser saber mais sobre esse assunto, curta a nossa página no Facebook!