O mercado de tecnologia da informação proporciona, a cada dia, inúmeras inovações que prometem revolucionar a vida das empresas. E, dessa forma, com tantas novidades em sistemas comerciais, os empreendedores se esquecem de aspectos corriqueiros do dia a dia. Acabam ficando ultrapassados, como o sistema de ponto.

Você pode pensar que, por ter poucos funcionários, o seu velho caderno de ponto ou aquela planilha no Excel atendem perfeitamente suas necessidades. Mas um sistema de ponto moderno pode trazer diversos benefícios ao seu negócio, como a prevenção de passivos trabalhistas e ganhos em produtividade.

Abaixo, confira algumas vantagens de um sistema de ponto moderno.

 

Como saber se o seu sistema de ponto é ultrapassado?

 

A Portaria MTE n.º 1510/2009, de 21/08/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego, diz que empresas com mais de 10 funcionários precisam emitir comprovantes da marcação de ponto. Com a evolução da tecnologia, não será surpresa se a legislação trabalhista logo passar a abranger inclusive empresas de menor porte.

Assim, se seu sistema de ponto não emite recibo automaticamente, significa que você precisa fazê-lo de forma manual, diariamente. Além do tempo desperdiçado com uma tarefa que pode ser facilmente automatizada, marcações erradas podem gerar erros no cálculo da remuneração e, portanto, riscos de passivo trabalhista.

 

Quais são as vantagens de um sistema de ponto moderno?

 

Dashboard de Informações

 

Em vez de enxergar o ponto como uma obrigação legal, você pode transformá-lo em uma ferramenta de gestão de pessoas. Todas as informações da equipe, como faltas, atrasos e horas extras estão disponíveis de forma mais clara e organizada. Proporciona economia de tempo e ganho de produtividade.

 

Documentação e Engajamento

 

As informações estarão todas documentadas em tempo real de atualização, não sendo mais necessário recorrer àquela busca interminável nos e-mails sempre que houver algum problema no ponto. Além disso, o sistema gera maior engajamento do colaborador, que em vez de se sentir controlado pelo sistema de ponto tradicional, passa a ver o processo de forma mais transparente e fácil, facilitando o fechamento do ponto no fim do mês.

 

Produtividade e Redução de Custo

 

Com menos tempo dedicado à burocracia de preenchimento, conferência, validação do ponto e ajustes quando há problemas, os funcionários poderão se dedicar mais às atividades que realmente geram retorno. Além disso, um sistema de ponto moderno proporciona redução do custo de materiais, utilizando praticamente nada de papel ou tinta, por exemplo.

 

Modernização da gestão

 

Assim como nos demais aspectos do seu negócio, a modernização de um processo traz consigo benefícios. Coisas que antes talvez você nem cogitasse. Por exemplo: você já pensou em ter uma ferramenta que utiliza georreferenciamento por GPS? Assim você pode verificar se seu funcionário  cumprindo agenda externa está de fato onde deveria?

 

Quero atualizar meu sistema de ponto. O que devo fazer?

 

O primeiro passo é buscar as alternativas que o mercado oferece de modernização do seu processo. Uma solução que tem um custo e benefício bastante vantajoso para uma pequena ou média empresa é o sistema de ponto mobile. Ele utiliza plataforma de aplicativos para smartphones. Mas, o importante é encontrar a solução que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Gostou das dicas que preparamos para você? Então não deixe de compartilhá-las nas redes sociais!