O que é people analytics e qual a sua importânicia para a empresa

Usar as informações de maneira adequada é muito importante para qualquer negócio. Normalmente, quanto melhor for uma análise prévia, maiores possibilidades de sucesso o empreendimento terá.

Dessa forma, as empresas estão cada vez mais buscando maneiras de mapear comportamentos e condições que auxiliem positivamente seus colaboradores — e um dos melhores recursos utilizados é o denominado people analytics.

Assim, preparamos este post para que você saiba o que é e qual a importância do people analytics para a sua empresa. Confira agora!

 

O que é people analytics?

 

Quando se usa dados para compreender os comportamentos nos ambientes de trabalho, que tornam as pessoas criativas, especialistas, eficientes, felizes, líderes, entre outros, estamos usando o people analytics.

Os setores de recursos humanos das empresas coletam dados de várias fontes, como meios sociais, reviews de usuários, metadata (dados sobre dados), tendências de vendas e de marketing, etc.

Esses dados são organizados e apresentados, por meio de um data scientist ou software de gestão, de modo que seja possível saber as razões para algum problema que possa estar acontecendo.

Dentre as principais questões que os empreendimentos desejam solucionar ou prevenir estão a baixa produtividade nas vendas, dificuldade de retenção de talentos, reduzido engajamento dos profissionais, fraudes e queda na satisfação dos clientes.

 

Pontomais 2019

 

O papel do people analytics

 

Quando falamos da área de recrutamento, o people analytics serve para avaliar uma série de informações fornecidas por quem pretende entrar na empresa. Conforme as especificações e necessidades da vaga oferecida, o candidato pode ou não se mostrar apto para o que o negócio deseja.

O uso desse meio também pode existir no desenvolvimento de talentos que já estão na equipe do empreendimento. Para isso, são mapeados condições e comportamentos em que os empregados se apresentam mais motivados e satisfeitos para que seja possível repetir tais condutas, visando melhores resultados.

A importância e as vantagens do people analytics

 

O método de avaliar informações e dados sobre os empregados em busca de melhorias traz diversas vantagens, sendo a mais relevante a retenção de talentos na empresa. Outra questão é, como a escolha é feita de modo adequado, existem menos chances de que o candidato errado seja escolhido.

Entre os que já foram contratados, o favorecimento da retenção acontece porque os empregados ficam mais motivados, satisfeitos e possuem melhores objetivos dentro do negócio.

Além disso, é bem provável que isso gere impactos positivos no desempenho, tanto pela alocação correta de talentos para projetos específicos e funções quanto para identificar as condições que são a favor da produtividade.

Essas informações melhoram a criatividade de cada colaborador, instigando obter resultados satisfatórios e aumentando as chances dos negócios darem certo.

A utilização do people analytics está se tornando uma realidade no ramo empresarial. Pois é uma maneira de melhorar a assertividade da gestão de pessoas.

Contudo, para conseguir ter todos os benefícios que essa estratégia disponibiliza, é necessário contar com uma consultoria especializada no assunto, a fim de auxiliar na análise de dados e na melhor seleção de talentos ou avaliação.

E aí, gostou do nosso post sobre o que é people analytics e qual a sua importância para a empresa? Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

 

Pontomais 2019