Uma equipe engajada faz toda a diferença no dia a dia dos negócios, especialmente se levarmos em consideração que, atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais seletivos. Assim, pessoas motivadas são indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento.

Todavia, é importante considerarmos o papel do gestor no processo de motivação no trabalho em Pme, sendo ele uma pedra angular para que as tarefas sejam bem-sucedidas. Pensando nisso, separamos 7 atitudes de gestores que fazem a diferença. Boa leitura!

 

1. Compartilham responsabilidades

 

Saber delegar tarefas é muito importante, por dois principais motivos: Primeiro, pois demonstra confiança em todo o time, e isso é fundamental para a motivação no trabalho em Pme; e segundo, porque é uma forma de descentralizar atividades e focar no que é realmente importante.

Para isso, não basta “jogar” responsabilidades, isso é bastante desestimulante e arriscado! É preciso treinar e acompanhar os funcionários em suas novas tarefas, estando ao seu lado para responder qualquer dúvida.

 

2. Sabem definir metas inteligentes

 

Trabalhar com metas é essencial, pois elas funcionam como uma bússola que indica o que realmente se espera da equipe de trabalho. Mas é preciso saber definir metas que de fato estimulem os empregados na busca pelos resultados.

Boas metas para motivação no trabalho em pme têm 5 principais características: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas, e um prazo definido. Saber elaborar metas inteligentes é fundamental para estimular toda a equipe na busca pelos resultados.

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3. Comunicam-se com clareza

 

A comunicação é indispensável para a sobrevivência e evolução da raça humana e, no ambiente organizacional, não é diferente. Saber se comunicar com clareza com o público interno é uma peça-chave para que diversas tarefas sejam bem-sucedidas.

Existem muitas ferramentas que podem ajudar nessa missão, as principais são: mural de recados, TV corporativa, intranet, redes sociais, softwares e outros aplicativos (como o WhatsApp). Além disso, vale o bom senso e o espírito de equipe dos próprios gestores.

 

4. Sabem dar feedback a equipe

 

Saber dar feedback é outro ponto crucial para manter o time de trabalho estimulado. O feedback não é apenas uma crítica, portanto, muito menos tem o objetivo de coagir ou humilhar os funcionários. Essa ferramenta, quando bem usada, identifica os pontos fortes e fracos de cada colaborador e serve de ponte para o desenvolvimento de toda a equipe.

Para dar um feedback justo, é importante que se realize uma boa avaliação de desempenho, que norteie os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador. É importante que a avaliação seja realizada por um profissional experiente e imparcial, com foco em resultados.

 

5. Celebram com o time os resultados

 

Não basta compartilhar dos objetivos e do trabalho, é importante também compartilhar os louros da vitória! Celebrar os resultados com a equipe é o toque final para manter a alta performance, assim todos se sentirão partes insolúveis dos resultados alcançados.

Se for possível compartilhar dos lucros (como muitas empresas fazem atualmente), ótimo, mas existem outras formas mais baratas e inovadoras de celebrar os resultados, como um bom rodízio de pizza ou almoço para a equipe de vendas, por exemplo.

Portanto, agora que já conhece as principais atitudes de gestores para manter a motivação no trabalho em Pme , compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a espalhar o conhecimento!