Definitivamente, o monitoramento das atividades é tão importante quanto arregaçar as mangas para executar o trabalho. Afinal, é somente com a análise de resultados que podemos verificar se realmente estamos alinhados com aquilo que desejamos no planejamento do negócio e saber, ainda, se precisamos tomar medidas para corrigir a rota dos trabalhos.

Quando o assunto é o monitoramento, não tem como não lembrarmos dos indicadores de desempenho. Essas ferramentas são indispensáveis para acompanharmos as metas traçadas durante o planejamento, além de nos ajudar a verificar se tudo está acontecendo conforme o esperado.

É por isso que resolvemos mostrar, no post de hoje, algumas métricas da empresa que são indispensáveis e devem ser acompanhadas pelo gestor. Dá uma olhada no texto a seguir e confira quais são elas!

 

Ticket médio

 

Nossa primeira métrica é o ticket médio. Seu objetivo é verificar, dentre as vendas realizadas, qual foi o retorno, em média, de cada uma delas. Para isso, podemos fazer uma avaliação geral, levando em consideração toda a empresa, ou uma avaliação individual, verificando o desempenho de cada um dos vendedores. A fórmula para o cálculo do ticket médio é:

 

Ticket médio = receita do período / número de negócios realizados

 

Retorn On Investiment (ROI)

 

Essa métrica pode ser usada em diversas atividades, afinal, tem como objetivo calcular o retorno sobre o investimento. É fundamental para verificar se estamos aplicando bem ou não o capital da empresa. Por isso, de todas as métricas da empresa, essa é considerada uma das mais importantes. Confira a fórmula para o seu cálculo:

 

ROI = lucro do investimento –  investimento inicial / investimento inicial

 

 

Net Promoter Score (NPS)

 

O NPS é uma métrica muito simples. Devemos enviar um questionário para o cliente, em um momento oportuno, com a seguinte pergunta: de 0 a 10, qual é a nota que você avalia a empresa. Com o resultado, podemos descobrir quantos clientes detratores, promotores ou neutros nós possuímos no negócio.

 

  • 0 a 6 = clientes detratores
  • 7 a 8 = clientes neutros
  • 8 a 10 = clientes promotores

 

Além disso, também podemos aplicar uma fórmula para descobrir qual é o NPS da nossa empresa:

 

NPS = % clientes promotores – % clientes detratores

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

 

Uma métrica muito importante para avaliarmos os custos de ações de marketing. Basicamente, o CAC tem como objetivo descobrir quanto cada um dos novos clientes adquiridos por ações de marketing custaram para o orçamento da empresa. Veja como calculá-lo:

 

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de clientes adquiridos

Turnover de funcionários

 

É muito importante medirmos a rotatividade para descobrir se não estamos com problemas internos, normalmente relacionados à queda da motivação e engajamento dos colaboradores. Por isso, devemos sempre ter a frente a nossa taxa de turnover de funcionários. Utilize a seguinte fórmula para calculá-lo:

 

Turnover = funcionários desligados / quantidade de funcionários

Taxa de conversão

 

Por fim, uma métrica muito similar ao ticket médio, mas, nesse caso, o nosso objetivo é medir a eficiência dos vendedores e do marketing da empresa. Afinal, das abordagens feitas junto aos clientes, quantas delas, de fato, se consumaram na ação desejada por ela? Descubra com a fórmula:

 

Conversão = razão entre o número de abordagens e o número de clientes convertidos

 

Pronto! Agora você já está por dentro das principais métricas da empresa! Quais métricas você costuma utilizar para verificar os resultados da empresa? Deixe o seu comentário logo abaixo e compartilhe o seu conhecimento!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂